Pular para o conteúdo principal

Paradinha Fortaleza


Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão: Olha aí mais um compromisso de campanha que a gente tira do papel! Entregamos hoje (12/1/2026) a primeira Paradinha, espaço pensado para dar suporte ao corre diário dos motoristas e motociclistas, que trabalham por meio de aplicativos. Fica ali embaixo do viaduto da Santos Dumont com Engenheiro Santana Júnior, no Papicu, funciona 24 horas e conta com sala multiuso, banheiros e espaço para recarregar os celulares, fazer um lanche e dar uma pausa na rotina quando necessário. A Paradinha é uma iniciativa do FORtaleCE, que integra ações entre o Estado e a Prefeitura, gerida pela Etufor, com o apoio da AMC".


A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), inaugurou nesta segunda-feira, (12/1), no bairro Papicu, a primeira Paradinha - espaço de apoio e convivência voltado para motoristas, de carro ou de moto, que atuam efetuando entregas ou realizando viagens por meio das plataformas digitais. A entrega se soma às iniciativas do Programa FORtaleCE, que reúne ações conjuntas entre Prefeitura e Governo do Estado.
A criação do espaço é um compromisso de campanha do prefeito Evandro Leitão. Durante a entrega, o prefeito destacou a importância da Paradinha para garantir mais conforto, segurança e respeito aos motoristas e motociclistas por aplicativo de Fortaleza.
- A entrega da Paradinha marca o início de uma nova forma de cuidar desses profissionais que passam longas jornadas nas ruas da cidade, e se soma a outras ações que já realizamos, como a isenção de 50% do IPVA para os motociclistas que trabalham por aplicativo, a regulamentação da categoria e a implantação da Faixa Azul. Aqui, o profissional encontra um local seguro para parar, descansar, se hidratar, usar o banheiro, acessar a internet e até se capacitar. E ainda neste semestre vamos inaugurar novas Paradinhas e ampliar essa rede de apoio em Fortaleza”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
A estrutura está localizada sob o viaduto da Avenida Engenheiro Santana Júnior com a Avenida Santos Dumont e visa oferecer melhores condições de descanso e suporte para os profissionais, que enfrentam longas jornadas de trabalho nas ruas da cidade. O espaço pode ser utilizado por motoristas de aplicativo que trabalham com carro ou moto e conta com vagas sinalizadas para ambos.
Nas duas áreas que ficam sob o viaduto, os trabalhadores agora podem contar com uma área de convivência e descanso, banheiros para higiene, pontos de hidratação com bebedouros, e ainda, armários, além de totens para carregamento de celulares e calibrador de pneus.
A AMC efetuou toda a sinalização viária no local, que conta com uma sala multiuso destinada para orientações aos motoristas relacionadas ao trânsito e ao transporte, incluindo ações de educação no trânsito, cursos de direção defensiva e atividades que busquem construir atitudes preventivas para garantir a segurança viária, fortalecendo a cidadania e a requalificação dos trabalhadores.
Conforme o presidente da Etufor, George Dantas, o espaço foi pensado para garantir dignidade, segurança e apoio aos motoristas e motociclistas por aplicativo, que antes não contavam com um local adequado para descanso durante a jornada de trabalho.
- A Paradinha funciona 24 horas, é totalmente monitorada, pode ser utilizada por profissionais de todos os aplicativos, sem restrições, e passará a contar com biometria facial a partir de fevereiro, para facilitar a entrada. Com estrutura para profissionais que trabalham com motos e carros, o equipamento vai atender os trabalhadores que circulam diariamente por Fortaleza oferecendo um ponto seguro para parar, se hidratar, carregar o celular e retomar o trabalho com mais tranquilidade”, destacou George Dantas.
O superintendente da AMC, Luiz Sérgio Costa, reforçou que a Paradinha representa uma mudança importante na forma de atender os motoristas e motociclistas por aplicativo em Fortaleza.
- Pensamos em um espaço reservado, seguro e com mais conforto para profissionais que trabalham nos mais diversos horários e que, muitas vezes, não tinham onde fazer uma pausa com tranquilidade. Essa iniciativa ajuda a evitar situações de risco, especialmente no período noturno, e contribui diretamente para um trânsito mais seguro, já que o profissional consegue descansar e retomar suas atividades com mais atenção e menos exaustão”, ressaltou Luiz Sérgio Costa.
Além da unidade no Papicu, estão previstas mais seis Paradinhas ao longo de 2026, ampliando a rede de apoio, valorização e reconhecimento dos trabalhadores por aplicativo na capital.

Um marco para a categoria

Motorista de aplicativo desde 2017, Dani Moraes considerou a Paradinha um marco, uma grande entrega para a categoria. “Eu rodo mais de madrugada. É uma rotina exaustiva e o trânsito é estressante, então ter um local para a gente parar, onde a gente vai estar seguro, guardado, vigiado, faz muita diferença. Isso garante a tranquilidade e o sucesso de a gente poder parar e conseguir manter os nossos pertences em segurança. Eu sinto que nessa gestão a gente tem uma grande abertura. Estamos sendo mais ouvidos e atendidos com mais prontidão”, avaliou.

O colega de profissão José Welton Manso concordou que o espaço vai contribuir para melhorar a rotina de trabalho. “Como a gente passa muitas horas na rua, precisa de um local para descansar, beber água e ir ao banheiro. Às vezes a gente não tem onde fazer necessidade, tem que correr para um shopping, um restaurante, então aqui a gente fica mais confortável.”

Em cinco anos de profissão, Sérgio Fernandes contou que já passou perrengue na rua por falta de ponto de apoio, e reconheceu o valor da Paradinha. “Eu já cheguei em posto de gasolina para usar o banheiro, pedi a chave e tive a rejeição. Aqui tem banheiro, tem tomadas, bebedouro, essas coisas que a gente precisa. É uma grande evolução. É bom sentir que tem um olhar para a categoria, porque a gente não tinha esse olhar, então é muito bom, muito gratificante.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...