Pular para o conteúdo principal

Incentivos da Sudene para 108 empresas cearenses


A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste concedeu incentivos fiscais, em 2025, a 108 empresas instaladas no Ceará. Os empreendimentos beneficiados mantêm 34.805 postos de trabalhos e estão associados a investimentos privados que somam R$ 2,84 bilhões, valor aplicado antes do acesso ao benefício. Em toda a área de atuação da Sudene, 671 empresas foram enquadradas nos incentivos daquele exercício, superando o resultado de 2024.
Na prática, o benefício permite que parte do Imposto de Renda Pessoa Jurídica devido seja utilizado para investimentos na própria empresa, disponibilizando novos recursos para modernizar unidades, expandir atividades e atualizar equipamentos. Para o superintendente Francisco Alexandre, os incentivos contribuem para o crescimento dos negócios ao longo do tempo, conferindo mais atratividade e dinâmica às atividades econômicas que ocorrem no território sob atuação da Sudene.
Do total de benefícios concedidos em 2025 a empresas localizadas no Ceará, 92 correspondem à redução de 75% do IRPJ, enquanto 16 solicitaram o reinvestimento de 30% do mesmo imposto. Os recursos provenientes da redução tributária serão utilizados para apoiar a implantação de 43 empreendimentos e modernização de 44 empresas. Outras 16 organizações vão realizar a complementação de equipamentos em suas estruturas enquanto 3 optaram por aplicar os recursos para a diversificação de linhas de produção e duas solicitaram transferência.
Para o diretor de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene, Heitor Freire, uma das características mais importantes dos incentivos fiscais é o alcance sobre diversas cadeias produtivas importantes para região. No Ceará, os incentivos de redução tributária oferecidos pela Sudene estão presentes em empreendimentos das cadeias produtivas de agricultura, eletroeletrônica, informática, infraestrutura, turismo (hotelaria), além de indústrias de alimentos, vestuário e calçados, papel e celulose, metalurgia, minerais não-metálicos, móveis, químicos e produtos farmacêuticos.
A concessão do incentivo fiscal ocorre após o enquadramento técnico e legal do empreendimento, que exige localização na área da Sudene, atuação em setor prioritário para o desenvolvimento regional conforme o Decreto nº 4.213 de 26 de abril de 2002, bem como tributação pelo regime de lucro real. Equipes especializadas da superintendência realizam vistorias periódicas para garantir a correta aplicação dos recursos.
Além dos incentivos fiscais, a Sudene opera linhas de crédito por meio do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), compondo um conjunto de políticas voltadas à atração, manutenção e ampliação do investimento produtivo na Região.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Sudene

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...