Pular para o conteúdo principal

Proteção de Pessoas em Situação de Rua

Fortaleza sedia primeiro Seminário Nacional e Internacional sobre Boas Práticas para Proteção de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua.
O encontro reunirá autoridades, pesquisadores, organizações sociais e adolescentes para debater políticas públicas e estratégias de proteção à infância em situação de rua.


Fortaleza é até esta sexta-feira (26 de setembro), o centro das discussões sobre a defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua. O Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa do Ceará, sedia o Seminário Nacional e Internacional sobre Boas Práticas para a Proteção de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, organizado pela Associação O Pequeno Nazareno. O encontro reúne especialistas, gestores públicos, representantes da sociedade civil, organismos internacionais e jovens da América Latina e do Caribe, e contará com a presença de Mary Beloff, representante do Comitê dos Direitos da Criança da ONU.
Com uma programação diversa que inclui conferências, painéis, plenárias e oficinas temáticas, o encontro tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e fortalecer estratégias conjuntas de proteção e garantia de direitos. Serão discutidos temas como estratégias de autoproteção, controle social e trabalho em rede, processos de integração sociourbana, proteção de crianças em regiões de fronteira e o uso de metodologias artísticas no enfrentamento de crises.
A abertura contou com a presença de autoridades como Manoel Torquato, coordenador do OPN; Renato Roseno, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará; Adriana Gerônimo, Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza; Mary Beloff, representante do Comitê dos Direitos da Criança (ONU); Anderson Miranda, coordenador do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (CIAMP-Rua); Fábio Meirelles, Diretor da Proteção da Criança e do Adolescente da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; e Pablo Bassi e Maria Del Rosário Hasperue, membros da Red Internacional por la Defensa de la Infancia y Adolescencia en Situacion de Calle.


A conferência de abertura foi ministrada pela professora Irene Rizzini (PUC-Rio e CIESPI), pesquisadora reconhecida internacionalmente por sua atuação em defesa da infância.
Um dos diferenciais do evento é a participação ativa de adolescentes, que estarão presentes não apenas como ouvintes, mas também como protagonistas de mesas de debate e oficinas. No encerramento, será feita a leitura da Carta de Reivindicações da RIDIAC e da Carta de Reivindicações das Crianças e Adolescentes da América Latina e Caribe aos organismos internacionais de direitos humanos, consolidando a voz da juventude como parte fundamental no processo de formulação de políticas públicas.
O Seminário faz parte do Projeto Dignidade para a Infância, desenvolvido em parceria com a Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental e reforça a urgência de pensar soluções inovadoras e integradas para a proteção de crianças e adolescentes em situação de rua, promovendo diálogos entre diferentes países, organizações e atores sociais comprometidos com a defesa da dignidade e dos Direitos Humanos.
Serviço:
  • Auditório Murilo Aguiar-Assembleia Legislativa do Ceará.
  • Quinta (25/9, das 9 às 17 horas).
  • Sexta (26/9, das 9 horas às 13h30).
Sobre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno-Fundada em 1993, por Bernardo Rosemeyer, a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno é reconhecida nacionalmente pelo atendimento integral a crianças e adolescentes em situação de rua, bem como a suas famílias e comunidades de deslocados internos localizadas em municípios do Norte e do Nordeste do Brasil. Sem fins lucrativos, a instituição dedica-se à promoção da dignidade, justiça e inclusão social, enfrentando preconceitos e influenciando políticas públicas para a transformação da sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...

Agenda de Evandro

Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão: Recebi a Diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza para discutir o reforço às ações da instituição, que há mais de 150 anos realiza atendimentos nas mais diversas áreas da Saúde, abrangendo Capital e Interior. A Santa Casa é um Patrimônio da nossa Cidade e terá todo o apoio necessário na nossa Gestão".