Pular para o conteúdo principal

Rede de Apoio a mães de Crianças Neuroatípicas


A primeira edição do Projeto Azul da Gente aconteceu hoje (3/5/2025), em Maracanaú, reuniu dezenas de famílias em um Seminário voltado ao acolhimento e orientação de responsáveis por Crianças Neuroatípicas. 
O evento, gratuito e aberto ao público, teve como foco principal o apoio a mães atípicas — mulheres, que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com autismo e outras condições do neurodesenvolvimento.
A iniciativa, idealizada por Bruno Alves, diretor administrativo do Cartão da Gente, nasceu da percepção da ausência de suporte emocional, psicológico e informativo para essas famílias. “Nosso propósito é escutar essas mulheres, acolhê-las e oferecer cuidados também para sua saúde mental, que muitas vezes fica em segundo plano diante das demandas dos filhos”, destacou o coordenador.
Com apoio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, por meio do projeto internacional "Mãos que Ajudam", o seminário também contou com a colaboração de instituições como Instituto Pessoa Mota (IPEMO), CEEDS Educação, Instituto Revoar, Credurna e Labclinic. Profissionais voluntários das áreas de psicologia, psicopedagogia e saúde prestaram atendimentos gratuitos aos participantes.
A programação incluiu palestras, escuta ativa e orientações sobre o autismo, reforçando a importância de uma rede de apoio sólida para as famílias. A ação, de caráter totalmente social e sem fins lucrativos, teve como meta oferecer informações e acolhimento, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social.
A expectativa da organização é que o Projeto Azul da Gente se torne uma iniciativa contínua, expandindo suas ações para outros municípios e ampliando o número de famílias atendidas.



Sobre o Projeto Azul da Gente-O Projeto Azul da Gente é uma iniciativa social idealizada por Bruno Alves, diretor administrativo do Cartão da Gente, com o objetivo de acolher e apoiar famílias de crianças neuroatípicas. O projeto nasceu a partir da percepção da carência de suporte emocional, psicológico e informativo para mães e pais, que enfrentam os desafios do cuidado a crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, como o autismo.
Voltado especialmente para mães atípicas, o projeto oferece seminários gratuitos com atendimentos, orientações e escuta qualificada. Conta com a colaboração de voluntários da área da saúde e da educação, além do apoio de instituições como o Instituto Pessoa Mota (IPEMO), CEEDS Educação, Instituto Revoar, entre outras.
A primeira edição foi realizada em Maracanaú (CE), com a proposta de se expandir para alcançar mais famílias em situação de vulnerabilidade. O projeto tem caráter social, sem fins lucrativos, e busca construir uma rede de apoio sólida para quem mais precisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...