Pular para o conteúdo principal

Câmara aprova Reforma Administrativa de Fortaleza


O projeto de lei complementar 17/2025, que trata da Reforma Administrativa da Prefeitura de Fortaleza, foi aprovado, nesta quinta-feira (13/3), na Câmara de Fortaleza. A matéria cria três novas secretarias municipais (Mulheres, Proteção Animal e Relações Institucionais) além de outras adequações na estrutura da Gestão Municipal.
A Reforma foi aprovada por 31 votos favoráveis, contra 9 votos contrários. Votaram contra os vereadores Bella Carmelo (PL), Inspetor Alberto (PL), Julierme Sena (PL), Marcelo Mendes (PL), PP Cell (PDT), Pedro Matos (Avante), Priscila Costa (PL) e Soldado Noelio (União Brasil). Os vereadores Gabriel Aguiar, Mari Lacerda e Professor Enilson não estavam presentes na Sessão.
Além da Reforma, os vereadores aprovaram por unanimidade, uma Emenda Coletiva. Inicialmente, a Reforma recebeu 29 Emendas, que foram retiradas para acelerar a votação da matéria.
Em vez das 29 emendas, foi construído um texto elaborado em conjunto com a Oposição para beneficiar aprovados no Concurso da Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor).
O líder do Governo na Câmara, Bruno Mesquita (PSD), explicou, que a Emenda foi articulada em parceria com o presidente da Câmara, Leo Couto (PSB).
- Nós dois juntos chamamos os vereadores, que tinham apresentado emendas, tentamos solucionar e chegamos a uma solução, que foi apresentar essa Emenda Coletiva, que contempla a Fagifor e dá a opção do prefeito chamar, ainda em 2025, os concursados da Fagifor”, explica Bruno Mesquita, que agradeceu aos vereadores da oposição pelo diálogo.
O presidente Léo Couto complementou explicando, que a convocação dos aprovados ocorrerá “dependendo da condição financeira da Prefeitura Municipal”.
Pela Oposição, o vereador Jorge Pinheiro (PSDB) destaca a retirada das Emendas dos colegas para acelerar a aprovação da matéria. 
- Para buscarmos atender o pessoal da Fagifor, que veio conversar com todos nós da Oposição para nos solicitar que essa matéria fosse votada hoje. Nós, da Oposição, atendendo esse pedido, tiramos as emendas que havíamos proposto”, diz Jorge Pinheiro.
🔹 Extinção da Seger e da Fagifor-Além da criação das secretarias, a reforma extingue a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) e a Fagifor. Na Fagifor, os funcionários terão seus regimes de contratação celetista alterado e serão serão incorporados aos quadros da Gestão Municipal.
Sobre a Seger, o presidente Leo reforçou a importância da medida para “descentralizar” a gestão municipal e dar mais autonomia aos secretários das Regionais.
- A Seger era a secretaria, que cuidava de todas as regionais, e o prefeito Evandro descentralizou. Hoje, as Regionais serão realmente uma ‘prefeiturinha’, como era antigamente, como foram criadas na sua essência, para descentralizar. Cada Regional hoje terá essa autonomia. Então, você, fortalezense, vai poder ir na Regional agora cobrar a questão de um buraco, uma poda. e o secretário vai poder resolver isso imediatamente”, ressalta Léo Couto.
🔹 Outras medidas-A Reforma vincula as 12 Secretarias Regionais à Secretaria Municipal de Governo (Segov); a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) à Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP); e vincula a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) ao Gabinete do Prefeito, com status de Autarquia Especial.
Lei revogada-A Câmara ainda aprovou outra matéria de autoria do prefeito Evandro Leitão. O projeto de lei complementar 14/2025, que revoga a Lei 414/2024. No texto, o prefeito argumenta que a lei revogada “baseia-se em equivocada ideia de que acarretará incentivos à recuperação e à preservação dos imóveis históricos tombados pelo Poder Público”.
Com informações de José Maurício Moreira Santos e foto de Érika Fonseca.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...