Futricas Fortalezenses


O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Léo Couto, recebeu a presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), jornalista Carmen Lúcia Dummar Azulai e o diretor de relações externas da Acert, Ronald Almeida Pinto, concedendo importante entrevista abordando diversos aspectos das atividades da capital cearense e os programas que estão sendo desenvolvidos.
Disponibilizamos no site da ACERT, tópicos da entrevista autorizando a divulgação através da programação jornalística das emissoras afiliadas.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal ressaltou a relevância do Rádio e TV para a sociedade cearense, destacando inclusive que a Câmara utiliza o Rádio e a TV para transmitir as próprias sessões para dar mais transparência às próprias ações e chegar mais perto da população.
Destacou ainda a importância da aproximação com o Setor de Radiodifusão através da Acert: - O Rádio e TV exercem um poder fundamental e de grande relevância na sociedade cearense. Quando a gente fala em comércio, quando a gente fala em economia, quando a gente fala em turismo, lazer, enfim, a informação, o Rádio está presente nas nossas vidas".
“O Desafio”-Bom, nós estamos falando da quarta a capital do país; então é uma cidade que tem muitas cidades inseridas dentro dela.; e cidade grande com suas complexidades. Mas eu acho que o grande desafio dessa nova gestão onde eu me insiro – estou aqui representando a população – é diminuir a desigualdade social que existe aqui na nossa cidade.
- Nós temos duas realidades, sendo uma da Aldeota, da Beira Mar. A gente só consegue diminuir estas desigualdades dando a devida importância a políticas públicas que possam dar mais oportunidades, mais esperança, principalmente a nossa Juventude que hoje tem sido tão castigada com alternativas com um futuro muito curto.
- Nós temos uma criminalidade alta no Brasil inteiro, devido a problemas da de uma cidade densa. Então, criar essas oportunidades através de politicas públicas, como o “Ceará sem Fome”, para pessoas que estavam necessitadas, são desafios que essa gestão terá que enfrentar entre várias, como no inicio do ano, quando o problema na área da saúde, teve que ter um olhar especial do atual prefeito.
“A Saúde; a Quadra Chuvosa”-O caminho para cuidar da saúde é a Gestão. A saúde precisa de gestão. A primeira coisa é conhecer logo o que está acontecendo. O prefeito semanalmente está na rua não somente conhecendo o problema dos hospitais. Daqui a pouco começaremos a sentir as chuvas, quando a população sofre tanto, perde suas coisas, perde muitas vezes o principal que são as suas vidas e de seus familiares. Para você ter um dado aqui rapidamente, falando em relação à prevenção contra enchentes, no ano de 2024 foram limpos 19 canais; só no mês de janeiro de 2025, na gestão do prefeito Evandro já foram limpos 49 canais. E a prevenção das ruas vai ter que ser feita rapidamente, porque são várias coisas que as enchentes trazem, inclusive problemas de saúde, como leptospirose. Daqui a pouco começa a quadra invernosa.
-“Desigualdade”-Voltando um pouco para a questão da desigualdade, acho que iniciativas como fomentar a tecnologia na nossa cidade para geração de emprego, capacitar em todas as áreas, fomentar o esporte é muito importante para a vida dos nossos jovens. Tem um projeto espetacular no governo do estado que é o chamado “Criando Oportunidades”, onde o governo dá cursos e no final da um kit exatamente na área onde o curso foi ministrado para que a pessoa inicie o seu negócio, uma máquina de costura, um kit de maquiagem, para sair já montando um negócio.
- São projetos como esse que tem que ser ampliados para que a gente consiga dar oportunidade de emprego, dar esperança para o nosso jovem. Acho que a redução da desigualdade e as políticas públicas são fundamentais. Eu mesmo participei do projeto chamado “Beco do Céu”, lá na favela do inferninho, onde um beco na favela, que não servia para nada, a gente junto com o poder público e com a iniciativa privada conseguiu salvar muitas vidas que mais de 600 famílias foram acompanhadas através da Gerando Falcões e da Cufa. Juntos conseguimos mudar a realidade.
“Um Olhar para Pessoas com Deficiência”-Também precisamos ter um foco nas pessoas com deficiência que é outro viés que tem que ser olhado com mais cuidado, mais zelo. A gente fala numa quantidade de quinhentas a seiscentas mil pessoas com deficiência, que estão sem o atendimento adequado, muitos delas, sem diagnóstico, como em casos de pessoas com autismo. Com certeza, nos próximos anos, com os espaços Girassóis que serão colocados nas regionais, teremos um conforto maior para essas pessoas que sofrem tanto preconceito, principalmente sofrem com a falta de atendimento.
“Sintonia Legislativo X Executivo”-O legislativo está andando em muita sintonia com o executivo. Temos pouco mais de 40 dias da nova gestão. O mês de janeiro foi um mês muito importante para a gente planejar e traçar nossas metas. Temos quinzenalmente na Câmara, reuniões com todos os setores, quando metas são colocadas e obviamente cobradas dentro de cronograma que a gente estipula.
- O mês de janeiro foi muito importante. Acho que a gente iniciou com o pé direito. O prefeito Evandro, com muita coragem, dia 2 de janeiro, já enviou uma mensagem para os vereadores para extinguir a taxa do lixo. Era uma receita de quase 120 milhões de reais, e a gente, teoricamente, teve que abrir mão. Mas foi um compromisso de campanha. A gente lutou muito, eu como vereador no primeiro mandato para que ela não fosse instaurada. É uma briga muito antiga. Meu pai foi presidente da Câmara no começo dos anos 2000 e lutou naquele momento e ela não foi instaurada.
Os vereadores, não só da oposição, mas todos os vereadores aprovaram também um Refis para os devedores da taxa de anos anteriores, e daqui para frente “adeus taxa do lixo! Zero taxa’. A gente sabia que não era obrigatória. O Refis dá um desconto para pagamento à vista que também pode ser parcelada.
“Professores”-Outro ganho bem importante foi o reajuste dos professores que também foi apreciado aqui na casa, para dar mais conforto, mais segurança para essa classe que merece ser respeitada.
“Procuradoria da Mulher”-Demos entrada também na procuradoria da mulher, que já existia, mas a gente quer colocar uma vereadora para ficar à frente para que os direitos das mulheres sejam cada vez mais respeitados e colocados em evidência.Tocador de áudio
“Inclusão”-No que diz respeito à inclusão, queremos amplificar a voz da Câmara. Não basta só a gente falar e não dar o exemplo. Nós contratamos a primeira jovem que está no plenário todos os dias, dando um show! Ana Carolina tem desempenhado um papel importante, provando que todos podem ter um papel relevante na sociedade. Ana Carolina está provando isso aí no plenário da Câmara.Tocador de áudio
“Primeiros Dias”-Foram 40 dias de gestão muito intensos, de planejamento de metas e de resultados que a população já pode sentir no bolso e também nos serviços que a gente pensa em ampliar no próximo semestre.
“Novos Passos”-Vamos seguir as nossas metas também planejando um espaço no anexo da Câmara para cuidar das pessoas que convivem num ambiente com casos de autismo ou Síndrome de Down, tanto para servir às famílias dos funcionários da casa como do entorno aqui da Câmara municipal. Queremos evoluir para que essas pessoas tenham atendimento.
“A Câmara nos Bairros”-Estamos elaborando uma nova roupagem para o programa “Câmera nos Bairros”. Pensamos em levar os serviços da Casa Legislativa, inclusive alguns que ainda estão sendo criados, para os bairros. A ideia é fazer uma sessão extraordinária ou ordinária uma vez por mês, a partir de março, para que a população entenda como funciona a Câmara Municipal, para que o vereador esteja mais perto da população, para incentivar as pessoas a entrarem na política, para colher sugestões.
- Vamos levar a escola de tecnologia, e estamos em conjunto, elaborando o projeto para que a gente possa fazer um evento onde a população, empreendedores sociais, toda a parte cultural se sinta abraçada para que essas ações possam realmente impactar positivamente na vida do fortalezense.
“Revitalização: Dom Manuel e Monsenhor Tabosa”-A área de tecnologia consegue gerar muito emprego. Com capacitação pode-se gerar muitas oportunidades. Então, a ideia é incluir tecnologia na pegada da revitalização do centro de Fortaleza, que tinha uma assiduidade de mais de 350.000 pessoas circulando e caiu para 200.000 pessoas, que vão ao centro por diversos motivos. Fortaleza é muito grande, cada bairro tem o seu shopping, tem o seu pequeno centro.
- A ideia do prefeito Evandro, e essa é também a nossa opinião, é que a Dom Manuel se torne um grande corredor digital. Ele vem conversando com alguns setores empresariais, com o CDL, para a gente fortalecer esse projeto de revitalização e atrair empresas de tecnologia para a Dom Manoel e fazendo um “L” com a Monsenhor Tabosa, que tem um grande potencial que foi perdido nos últimos anos. Era um local onde o turista, a população de Fortaleza caminhavam, onde a economia era pulsante naquele corredor.
- Com incentivos fiscais, com muita gestão e integração, com muito diálogo o prefeito Evandro quer fazer a revitalização né da anunciou Tabosa no Com uma nova roupagem, atração de novos restaurantes, de lojas, um grande calçadão com parte coberta formando um corredor 24 horas, para que a Monsenhor Tabosa volte a ser uma referência e um polo econômico e turístico para a cidade.
- Tem várias Ideias, em várias cidades do mundo, tem vários projetos onde, junto com Arthur Bruno tem uma ideia de fazer um grande calçadão, cobrir uma parte. Mas são Ideias que obviamente serão analisadas financeiramente para a gente chegar em uma equação que a gente consiga fechar e que seja o melhor para aquele local. Eu sugeri que a gente faça ali um grande boulevard que um arquiteto possa fazer um espaço agradável arborizado e que a gente consiga fazer um local que tenha mais conforto.
“Mensagem aos Radiodifusores”-Agradecer a presença da Acert – Associação Cearense de Rádio e TV, acho importante a abertura desse diálogo para que a gente possa fortalecer um setor tão importante, que faz um trabalho tão relevante dentro da sociedade cearense, não só aqui em Fortaleza, mas em todo o interior do estado, vocês têm um papel fundamental. Quando a gente fala em comércio, quando a gente fala em economia, quando a gente fala em turismo, lazer, enfim, a informação, o rádio está presente nas nossas vidas.
A Câmara Municipal – já estou fazendo aqui a propaganda da 90,7, a Rádio Fortaleza e a TV Fortaleza – também tentam fazer esse papel para que o Fortalezense se sinta mais informado, acompanhe o que acontece no dia a dia aqui na Câmara com as ideias que vem da população, porque os vereadores estão aqui representando a população de Fortaleza. Então agradecer demais e mandar um abraço para todos que fazem o rádio a TV aqui na nossa cidade e nosso Estado".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Políticas

Prefeitos 2024

Futricas Políticas