Solar Coca-Cola lança desafios de Inovação
A Solar Coca-Cola, uma das maiores empresas de bens de consumo do país, anuncia o lançamento da 3ª edição do Supernova, programa de Inovação Aberta que convida Startups de todo o país a apresentar soluções para desafios estratégicos da companhia. As inscrições para a edição deste ano seguem até sexta-feira (7/2/2025), e os desafios incluem temas como automação de indicadores, uso de inteligência artificial para redução de perdas, otimização de processos logísticos e gestão de fornecedores.
Ricardo Rufino, especialista de Inovação Corporativa da Solar Coca-Cola, destaca que o Supernova 3 é uma oportunidade para Startups se conectarem com uma das maiores empresas do setor de bens de consumo do país.
- Estamos em busca de soluções que possam transformar nossa operação e gerar valor para nossos colaboradores e clientes. O programa tem sido uma plataforma de inovação relevante e queremos ampliar o impacto dessa jornada", afirma. Na última edição, o projeto apresentou resultados significativos, com 50% das startups participantes da fase piloto firmando parcerias com a fabricante.
Etapas e desafios: O Ciclo 3 do Supernova segue uma jornada estruturada para garantir o sucesso dos negócios selecionados: a fase de Pitch Day está marcada para 6/3/2025, quando as startups apresentarão propostas para os desafios definidos. Já nos dias 3, 9, 10, 16 e 17/4/2025 os participantes avançam para uma fase de imersão, colaborando diretamente com os especialistas da Solar Coca-Cola para adaptar soluções às necessidades da empresa.
Posteriormente, as startups aprovadas entram na etapa de piloto, que será realizada entre maio e agosto, permitindo testar e validar soluções em um ambiente real. A edição deste ano culminará com o Demoday, que ocorrerá em 1/9/2025, onde serão apresentados os resultados das inovações e as perspectivas de parceria com a Solar Coca-Cola.
As etapas permeiam quatro desafios principais: automação de indicadores QSE/ESG, interpretação de perdas por meio de Inteligência Artificial (IA), criação de um portal integrado para gestão de fornecedores e o desenvolvimento de uma solução preditiva para recursos de logística. Esses desafios foram projetados para auxiliar a Solar Coca-Cola a melhorar a gestão de dados, aumentar a eficiência operacional e fortalecer a cadeia de fornecimento.
- A jornada oferece uma oportunidade única de as Startups testarem soluções em um ambiente corporativo de grande escala, recebendo feedback direto de uma companhia como a Solar Coca-Cola. Esse tipo de colaboração é essencial para acelerar não só essas empresas, mas o ecossistema de inovação no Brasil", afirma Yann Freitas, Head de Inovação da Innoscience, consultoria que apoia o programa.
Benefícios que chegam à expansão: O Programa oferece uma série de benefícios para as selecionadas, como visibilidade, conexão com uma rede de especialistas e a chance de expandir operações. A Solar Coca-Cola, que possui 13 fábricas e 44 centros de distribuição em todo o Brasil, tem capacidade para produzir mais de 3 bilhões de litros de bebidas por ano e atender a cerca de 400 mil pontos de venda. Durante a jornada, além de especialistas da companhia, haverá o acompanhamento de profissionais da Innoscience, consultoria referência em inovação corporativa com quase 20 anos de existência.As inscrições para o programa estarão abertas até 7/2/2025. Startups interessadas podem obter mais detalhes e se inscrever diretamente no https://programasupernova.com.br/supernova-3/.
Sobre a Innoscience: Fundada em 2006, a Innoscience é uma consultoria especializada em inovação corporativa, apoiando empresas a gerar resultados e lucrar com a inovação. Com mais de 100 programas de conexão com grandes empresas e mais de 450 programas realizados com startups, a Innoscience é referência no Mercado de Inovação. Para mais informações, acesse: innoscience.com.br.
Sobre a Solar Coca-Cola: A Solar Coca-Cola está entre os 20 maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola, conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 19 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda.
Com informações da Capuchino Press.
Comentários
Postar um comentário