Pular para o conteúdo principal

Mercado Livre de Energia cresce 53%




Mercado Livre de Energia cresceu 53% em 2024.
O crescimento também foi incorporado a Kroma Energia que gerencia mais de 500 unidades consumidoras e possui, em sua carteira de comercialização, mais de 800 clientes
O Mercado Livre de Energia tem apresentado um crescimento exponencial. Nos últimos 12 meses, o número de unidades consumidoras aumentou 53% e o volume de energia consumida cresceu, aproximadamente, 12% segundo dados da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel). Em termos numéricos, o Mercado de Energia incorporou 19.551 novas unidades consumidoras ao longo do último ano.
De acordo com Rodrigo Mello, CEO da Kroma Energia, esse crescimento pode ser atribuído a diversos fatores, entre eles: a redução de custos para os consumidores, a flexibilidade dos contratos, o avanço da conscientização ambiental, o aumento da competitividade do mercado e os incentivos regulatórios.
- A flexibilidade dos contratos, por exemplo, permite que os consumidores negociem diretamente com as empresas, estabelecendo acordos mais detalhados e alinhados às suas necessidades específicas. Isso, naturalmente, cria oportunidades para preços mais competitivos em relação ao mercado regulado”, explica Rodrigo Mello.
Além disso, a Preservação Ambiental tem se tornado um fator cada vez mais relevante. 
- A preocupação com o meio ambiente está em evidência, e a conscientização da população sobre a importância da sustentabilidade tem crescido significativamente. Empresas que adotam práticas sustentáveis são valorizadas e reconhecidas pela sociedade”, complementa o CEO Rodrigo Mello.
O crescimento foi incorporado à Kroma, que atualmente gerencia mais de 500 unidades consumidoras no Ambiente de Contratação Livre, além de também possuir mais de 800 clientes em sua carteira de comercialização. De janeiro a novembro deste ano, a empresa adquiriu 62 novas unidades e comercializou 1,6 GWm de volume. A empresa atende clientes de diversos setores, incluindo hotéis, academias, bases navais, indústrias e shopping centers.
Este crescimento também impulsionou a empresa a avançar com um novo empreendimento, o Complexo Arapuá, localizado a aproximadamente 185 quilômetros de Fortaleza, no Vale do Jaguaribe, e com operação comercial prevista para o primeiro trimestre de 2026, é o maior projeto desenvolvido pelo grupo até o momento, com capacidade instalada de 250 MWp. O complexo terá uma produção anual estimada em 537 GWh, energia suficiente para abastecer mais de 290 mil residências.
Kroma: Fundada em 2008, a empresa pernambucana atua na comercialização e no desenvolvimento de projetos de geração de energia. Em 2018, construiu e desenvolveu, em parceria com as norueguesas Equinor e Scatec, também no Ceará, o Complexo Solar Apodi (162 MWp), em Quixeré. Além disso, no começo deste ano, o grupo comemorou a inauguração do Complexo Solar São Pedro e Paulo (101 MWp), em Pernambuco, empreendimento em parceria com a também pernambucana Elétron Energy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...