PMF testa projetos para Segurança Pública


Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) testa projetos inovadores para a Segurança Pública.
Os trabalhos foram selecionados por meio do Edital de chamamento público Sandbox Regulatório 001/2024.
A Prefeitura de Fortaleza inicia testes com os três primeiros projetos selecionados no chamamento público Sandbox Regulatório, Edital 001/2024. Os trabalhos voltados para a área da segurança serão avaliados até dezembro, sem custos para o município.
O Edital, lançado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), faz parte da Política de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico de Fortaleza (InovaFor).
SingVision-Segurança Colaborativa: O primeiro projeto é o SingVision - Segurança Colaborativa, que consiste em totens com câmeras inteligentes, uma sirene e comunicação com a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). A solução será testada no projeto Rotas Seguras para Mulheres, uma parceria da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e da Citinova.
O projeto contará com 29 totens de segurança, sendo 15 na Messejana e 14 no Papicu, alcançando 2,7 quilômetros. A iniciativa conta com três câmeras de alta definição com visão noturna, sensores de movimento e detecção inteligente de ameaças, que alertarão a GMF.
Sentinela Digital-Já o Sentinela Digital é uma tecnologia que integra hardware e software voltada para cidades inteligentes e, a partir da captura de imagens de câmeras e analíticos de inteligência artificial, permite respostas imediatas e automáticas no local monitorado quando um evento é identificado. Ele será testado em paradas de ônibus, areninhas e ecopontos, com uso de alertas por áudio e luminoso.
Rastreamento Inteligente de Motocicletas-O terceiro projeto em fase de testes é o Rastreamento Inteligente de Motocicletas. O sistema realiza, em grande escala e a baixo custo, monitoramento e rastreamento de motocicletas. A ferramenta utiliza tecnologia de radiofrequência sem fio de longo alcance utilizando rede LoRa (LongRange).

Sandbox Regulatório
A iniciativa oferece condições simplificadas para que pessoas jurídicas possam receber autorização temporária para testar projetos inovadores, que devem buscar, prioritariamente, solucionar desafios urbanos e gerar impactos positivos para a sociedade.

InovaFor
A Política de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico de Fortaleza (InovaFor), criada em 2023, busca resolver demandas da cidade de forma inovadora, criando um ambiente favorável, com flexibilização das normas municipais, para startups testarem suas soluções com foco no bem-estar urbano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ciclo Carnavalesco 2024

Promoção Skyler Lifewear

Fortaleza Rádio Repórter