Pular para o conteúdo principal

'Aves que Habitam o Campus'

A Exposição “Aves que Habitam o Campus” da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - desembarca agora no Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A mostra fotográfica é exibida no Espaço Cultural do MPCE, localizado no Centro Administrativo Cambeba,  de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O acesso é gratuito, porém, para grupos acima de dez pessoas, é necessário agendar a visitação (cultura@mpce.mp.br | (85) 3452-3731).

Composta por fotografias que retratam os diversos pássaros que vivem na Unifor pelo olhar do fotógrafo da Universidade, Ares Soares, a exposição foi lançada na Unifor em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, seguindo para curta temporada no Shopping Benfica. No MPCE serão exibidas 32 fotografias de diversas espécies de aves que convivem com a natureza exuberante do campus da Unifor, um verdadeiro refúgio para os pássaros, cada um com características e comportamentos únicos.


Para Adriana Helena, Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, apresentar uma exposição sobre as aves que habitam o campus da Unifor no Ministério Público tem um impacto positivo significativo, aumentando a conscientização e a educação ambiental, fortalecendo a imagem da universidade, e promovendo a colaboração entre instituições acadêmicas e órgãos públicos.


“A exposição ‘Aves que Habitam o Campus’ oferece uma oportunidade educacional para que o público compreenda melhor a fauna do campus da Universidade de Fortaleza, e a relevância das aves para o ecossistema. Isso pode sensibilizar tanto funcionários do Ministério Público quanto visitantes sobre a importância da proteção ambiental. O Ministério Público, como uma entidade pública, pode amplificar essa educação e ajudar a integrar questões ambientais na agenda pública”, reforça.


A exposição é composta por 32 fotografias de periquitos, carcarás, gaviões, pica-pau, seriemas, beija-flores, galos de campina, entre outras espécies de aves (Foto: Guilherme Alecrim)


A exposição é uma idealização da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, por meio de sua Divisão de Arte e Cultura, em parceria com o curso de Publicidade e Propaganda e da Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial da Unifor. A mostra conta também com o apoio do curso de Medicina Veterinária, responsável pelas legendas classificatórias das fotografias com os nomes das espécies. A curadoria é do professor Claudio Sena, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda.


Aline Lima, chefe do Departamento de Memória Institucional e Cultura do Ministério Público do Estado do Ceará, celebra a chegada da exposição ao MPCE. "A parceria do Espaço Cultural do MP do Ceará com a Vice-Reitoria de Extensão da Unifor é uma experiência rica que proporciona uma maior integração institucional, bem como movimenta os espaços de exposições da região sul da capital cearense. Esta é a primeira ação de muitas que pretendemos realizar", reforça.


Ares Soares também celebra a itinerância da mostra. “Estou muito feliz em ver a exposição ‘Aves que Habitam o Campus’ ganhando novos espaços e alcançando um público ainda maior ao chegar ao Ministério Público. Cada clique é um convite para que todos reflitam sobre a importância de preservar o meio ambiente e respeitar a natureza ao nosso redor. Poder compartilhar essa mensagem por meio da fotografia, e ver o impacto que ela tem, é uma alegria imensa”, sublinha.


Sobre o fotógrafo


As fotografias são resultado de quase 10 anos de vivência de Ares Soares como fotógrafo da Unifor (Foto: Jari Vieira)


Ares circula diariamente pela Unifor registrando o dia a dia dos alunos, eventos e ações promovidas pela instituição, mas, mesmo em meio a rotina atribulada, o fotógrafo captura também a beleza do campus. Sobre os registros das aves, Ares afirma: “sempre digo que eu estou no momento certo, na hora em que eles estão à vontade no campus”. 


Além do olhar atento e sensível, ao longo de sua vasta experiência com atuações na fotografia social, publicitária e no fotojornalismo, Ares Soares desenvolveu também a técnica de fotografar aves. “Eu digo que a técnica sempre é fundamental para um excelente registro, mas é importante também o profissional ter referências. A inspiração vem do meu grande mestre Zé Albano”, conta Ares.


Além de José Albano, um dos maiores nomes da fotografia no Ceará, Ares tem como referência na captação da natureza Maurício Albano (irmão de José Albano), que registrou em dezenas de livros as paisagens cearenses, e Ciro Albano, filho de Maurício, biólogo e um dos mais premiados fotógrafos de pássaros do Brasil.


Para Ares, fotografar essas aves é como entrar em um mundo novo e vibrante, onde cada espécie conta uma história diferente. “A riqueza de cores, os padrões de voo, e os cantos melodiosos me encantam e me inspiram a continuar explorando e documentando esse universo. Para mim, cada clique é uma oportunidade de revelar a incrível diversidade e os pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos no nosso dia a dia”, afirma.


Serviço

Mostra fotográfica “Aves que Habitam o Campus” no PGJ-CE

Local: Espaço Cultural do MPCE (Avenida General Afonso Albuquerque Lima, 130, Cambeba, Fortaleza)

Horário de visitação: segunda a sexta, das 8 às 17 horas

Contatos para agendamento: cultura@mpce.mp.br | (85) 3452-3731

Fotografia: Ares Soares

Curadoria: Claudio Sena

*Visitação gratuita


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...