Pular para o conteúdo principal

Plano de Cultura da UFC


Nesta terça-feira (13/8), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Ministério da Cultura (MINC) dão um passo importante para a construção do Plano de Cultura da UFC, instrumento que tem o objetivo de institucionalizar as diretrizes e metas da área da Cultura da Universidade para os próximos anos.
O lançamento oficial do processo de construção do Plano será realizado na Concha Acústica, na Reitoria da UFC (Avenida da Universidade, 2853-Benfica-Fortaleza), a partir das 18 horas, com entrada aberta ao público. Na programação artística do evento, a Orquestra Sinfônica da UFC apresentará o mais novo concerto temático “Rock Brazuca”, com repertório de sucessos do rock nacional.
O projeto de construção do Plano de Cultura da UFC está inserido em uma política pública do MINC, por meio do projeto Universidades em Movimento, que prevê o financiamento das etapas de elaboração do Plano de Cultura em universidades, começando pela UFC.
A solenidade tem presença confirmada do secretário de Formação, Livro e Leitura do MINC, Fabiano Piúba, e da diretora de Educação e Formação Artística, Mariangela Andrade, entre outros.
COMO VAI SER – “Cultura se faz junto!” é o lema do Plano de Cultura da UFC, cuja proposta de construção seguirá uma metodologia participativa. Serão realizados 10 seminários temáticos que vão ancorar a discussão de uma série de temas que são base para a política cultural e o ecossistema da cultura na UFC.
O convite se destina a todas as pessoas, instituições, agentes culturais da Universidade e parceiros. A ideia maior é planejar o rumo do campo cultural pelos próximos anos, diante do desafio de olhar a cultura pelo viés da diversidade.
Os seminários ocorrerão em Fortaleza e nas cinco cidades onde estão instalados os campi da UFC no interior do Estado (Sobral, Itapajé, Quixadá, Russas e Crateús). Com inscrição prévia, grupos de trabalhos (GTs) vão resultar na escolha de diretrizes para cada área temática.
Os temas elencados para as discussões nos seminários e GTs são os seguintes: Memória e Patrimônio Cultural; Cultura e Ciência; Gestões Culturais, Institucionalização e Interiorização; Democratização do Acesso à Cultura; Cultura, Educação e Formação; Coleções e Museus; Cultura e Arte; Direitos Culturais, Autorais, Regulações e Fomento; Comunicação, Difusão e Cultura; e Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Sexualidade, Raça e Acessibilidades na Política Cultural.
Além dos seminários temáticos, o cronograma de construção do Plano de Cultura prevê a realização do II Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras, que acontecerá em Fortaleza, sediado na UFC, e o retorno do Festival UFC de Cultura, com programação formativa, mesas de debates e programação artística.
Os resultados dessas ações serão reunidos e divulgados através de quatro publicações: Plano de Cultura da UFC, Trajetória de Construção do Plano de Cultura, Anais de Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras e Catálogo do Patrimônio Artístico e Cultural da UFC.
PARCERIA UFC E MINC – Em parceria, a Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da UFC e a Secretaria de Formação, Livro e Leitura (SEFLI) do MINC coordenam as etapas de construção do Plano em conjunto e em diálogo com diversos setores, unidades e agentes da Universidade, sociedade civil e instituições culturais.
A PROCULT tem atuação na articulação das iniciativas relacionadas à cultura e à arte na Instituição, incentivando e apoiando ações e projetos. Em sua missão, a unidade, que foi criada em 2023, apresenta metas que buscam contribuir para a expansão do saber e da memória cultural, da valorização da cultura na Universidade, com a implementação do notório saber na academia, a institucionalização de grupos culturais com permanência e o desafio da interiorização das políticas de cultura.
O pró-reitor de Cultura da UFC, professor Sandro Thomaz Gouveia, lembra que o Plano de Cultura vai proporcionar um diálogo que já existe, mas pode ser ampliado com relação aos saberes populares, por exemplo. 
- Esse é um papel importante da Pró-Reitoria de Cultura, e o processo de construção do plano vai promover esse diálogo entre o saber acadêmico e esse saber popular, para que eles possam estar ainda mais presentes nos processos formativos, criativos, na difusão do conhecimento, no aprimoramento das técnicas e dos conceitos que naturalmente acontecem na sociedade”, ressalta.
Já Fabiano Piúba, do MINC, afirma que:
- O Ministério da Cultura tem desenvolvido uma política de formação artística e cultural que passa pelo ensino formal e não formal. Nossa prioridade na educação básica é a promoção do ensino e da vivência artística e cultural em parceria com o Programa Escolas em Tempo Integral do MEC”.
E completa:
- No Ensino Superior estamos trabalhando em duas linhas que passam pela promoção de ciclos de saberes tradicionais e populares com o título de notório saber para mestres e mestras da cultura e pela implementação de planos de cultura nas universidades brasileiras. O projeto do Plano de Cultura da UFC se insere nesta segunda linha e conta com um fomento de R$ 1 milhão da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura do MINC para que a Universidade possa desenvolver conceitos, princípios, diretrizes, objetivos, metas e ações em torno da atuação de ensino, pesquisa e extensão no campo das artes e da cultura, mas também do fomento aos processos de criação e produção, além do fortalecimento da rede de equipamentos culturais da UFC, a exemplo do museu, teatro, orquestra e coral”.
A diretora de Educação e Formação Artística, Mariangela Andrade, considera importante:
- Impulsionar a construção de planos de cultura nas universidades de modo a garantir que elas possam planejar a integração entre os processos educacionais e de cultura, fomentando ações e fortalecendo os equipamentos”.
Essa também é uma ação que reflete o momento atual no âmbito nacional para retomada de discussões e ações das universidades com foco em suas políticas culturais, envolvendo os diversos agentes e fortalecendo o campo cultural no ambiente universitário.
Mais informações sobre as etapas de construção do Plano de Cultura da UFC podem ser obtidas pelo email procult@ufc.br e acessadas no site culturasefazjunto.ufc.br.
Fonte: Pró-Reitoria de Cultura da UFC – email: procult@ufc.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...