Pular para o conteúdo principal

Instituto Empresariar


Presidente do Instituto Empresariar aborda desafios na sucessão das construtoras durante palestra no Sinduscon-CE.
O Sinduscon-CE sediou na última quarta-feira uma palestra sobre os obstáculos enfrentados pelas construtoras na gestão de sucessões. Na ocasião, Cícero Rocha, presidente do Instituto Empresariar, destacou a complexidade do tema ao abordar a pergunta fundamental: "Por que os processos de sucessão são tão difíceis nas construtoras?"
O executivo explicou que a natureza dos negócios de construção, caracterizados por projetos com início, meio e fim, cria um ambiente desafiador para o planejamento de sucessões. "Cada projeto traz consigo um ciclo intenso de planejamento, execução e conclusão, o que tende a absorver toda a energia dos gestores em um horizonte de curto prazo", comentou.
A falta de tempo e foco para o planejamento estratégico de longo prazo é um dos principais obstáculos mencionados pelo presidente do Instituto Empresariar. 
- Os gestores muitas vezes estão sobrecarregados com as demandas diárias e não conseguem priorizar o desenvolvimento de líderes futuros", enfatizou Cícero Rocha.
Para superar esses desafios, algumas estratégias essenciais. Primeiramente, ele sugeriu buscar consultores especializados em empresas familiares para estruturar um plano de sucessão adaptado à dinâmica específica das construtoras. Além disso, pontuou a importância de integrar a sucessão ao planejamento estratégico da empresa e de desenvolver continuamente novos líderes através de programas específicos.
A palestra, que contou com a participação de empresários do setor, ressaltou ainda o papel fundamental de instituições associativistas, como o Sinduscon e a Associação de Jovens Empresários, no apoio à conscientização e implementação de práticas de sucessão eficazes.
- É necessário que as empresas reconheçam a importância da sucessão como uma prioridade estratégica para garantir sua adaptação e crescimento contínuo", concluiu.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...