'Estudos para Quimera'


Um dos mais conceituados e requisitados coreógrafos brasileiros da atualidade, o pernambucano Jorge Garcia, volta ao Ceará em abril. A convite da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará, que acontece de quinta-feira (28/3) a domingo (7/4/2024), ele apresenta “Estudos para Quimera”, seu novo trabalho, criado em parceria com a bailarina argentina Irupé Sarmiento. 
Será na terça-feira (2/4/2024), às 19 horas, no Teatro Dragão do Mar. Com acesso gratuito a toda a Programação, a Bienal de Dança é apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural. Todos os detalhes estão disponíveis no Site www.bienaldedanca.com.
Jorge Garcia tem uma relação antiga com a Bienal de Dança do Ceará, com apresentação de trabalhos em outras edições e participação em ações formativas. Em 2021 ele foi homenageado na Bienal, como reconhecimento por sua trajetória artística. Além de “Estudos para Quimera”, é também de Jorge Garcia “Canto do povo de um lugar”, obra concebida durante o Percurso de Criação realizado na 2ª Bienal Criança, entre março e abril de 2023, com estudantes da Escola de Dança de Paracuru. Este trabalho será apresentado na noite de abertura em Fortaleza, na quinta-feira (28/3), a partir das 18 horas, no Cineteatro São Luiz, e na sexta-feira (5/4), na Comunidade Educacional Padre Anchieta, em Trairi.
- Estudos para Quimera é o primeiro processo de pesquisa dos bailarinos para a criação do espetáculo “Quimera”. “Quimera é um sonho, ilusão ou produto da imaginação, de um desejo, que apesar de ser muito improvável de se tornar uma realidade, reflete sobre os tempos em que vivemos, onde o horror e o absurdo são naturalizados. A destrutividade, a manipulação, a sede de sangue estiveram sempre aí? Ou os acontecimentos ajudaram a acontecer? Um lugar vazio onde tudo é possível. Onde a ilusão e a devastação se misturam de forma sutil e orgânica”, explica Jorge Garcia.
O artista: Jorge Garcia iniciou seus estudos na dança em 1991, em Recife. Em 1995, entrou na Cisne Negro Cia de Dança em São Paulo e, em 1997, foi para o Balé da Cidade de São Paulo, onde atuou como bailarino e coreógrafo, sendo ainda convidado para determinados projetos. Em 2005, criou a Jorge Garcia Companhia de Dança, que exercita a coreografia para teatro, circo, cinema, óperas, publicidade e companhias de dança. 
O artista, desde 2003, vem desenvolvendo um trabalho de improviso, vídeo e performances nas ruas de diversas cidades no Brasil e no exterior, junto a outros artistas-criadores do grupo GRUA – Gentlemen de Rua.
Apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, a 14ª Bienal Internacional de Dança do Ceará é uma realização da Indústria da Dança, tendo como patrocinadores Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Apoio Institucional: Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Hub Cultural Porto Dragão, Escola Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar, Mercado AlimentaCE, Estação das Artes e Secretaria da Cultura do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenato). 
Apoio Cultural: Enel Distribuição Ceará. Este projeto conta ainda com a parceria do Centro Cultural Companhia de Dança de Paracuru, do Sobrado da Abolição /Centro Cultural Eduardo Campos - Pacatuba, da Prefeitura de Itapipoca, da Prefeitura de Trairi e da Prefeitura de Paracuru, sendo realizado por meio do Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará, via Lei Paulo Gustavo.

Ficha Técnica-“Estudos para Quimera”
  • Concepção, coreografia e interpretação: Irupé Sarmiento e Jorge Garcia
  • Iluminação: Rossana Boccia
  • Assessoria na Trilha Sonora: Eder ‘O’ Rocha
  • Figurino: Irupé Sarmiento e Jorge García
  • Design Gráfico: Sonaly Macedo
  • Produção: Caroline Zitto
  • Apoio: Giselle Bellot Escola de Dança.
SERVIÇO
  • “Estudos para Quimera”, de Irupé Sarmiento e Jorge Garcia.
  • Terça-feira (2/4/2024), às 19 horas, no Teatro Dragão do Mar, em Fortaleza, como parte da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará. 
  • Site bienaldedanca.com.
  • Instagram @bienaldedanca
  • Email: bienaldedancace@gmail.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses