Despedida das Férias na Pinacoteca do Ceará


A Pinacoteca do Ceará encerra o janeiro-2024 com Visitas Mediadas, Oficina de Bordado e Atividades Infantis na Programação de Férias.
O Museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, convida ainda o público para visitar as quatro exposições em cartaz.
A programação começa nesta quinta-feira (25), com o “Percursos Entrelaçados: linhas e gestos do Leonilson”, das 16 às 17 horas. A atividade propõe um olhar sensível para as obras da Exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao Longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e das Amizades” (foto Marília Camelo), buscando os gestos, linhas, técnicas e temporalidades poéticas do artista. A visita tem classificação indicativa livre e será mediada por Amanda Oliveira e Weverson Martins.
Na sexta-feira (26) e no sábado (27), das 15 às 16 horas, o público é convidado a conhecer as exposições em cartaz em uma nova faixa de horário para visitas mediadas, conduzidas pela equipe de educadores da Pinacoteca do Ceará. A participação é por ordem de chegada e cada grupo contará com até 20 pessoas. A atividade tem classificação indicativa livre e conta com tradução em Libras.
Também no sábado (27), das 14 às 16 horas, o Museu inicia a Oficina de Ateliê - Bordado, com o objetivo de estimular os processos de expressão, criação e reflexão, explorando diferentes temáticas e matrizes estéticas. O encontro busca ainda enriquecer a vivência dos participantes por meio de distintos contextos e expressões artísticas, aprimorar a percepção e estimular o imaginário. Em janeiro, as ações são dedicadas ao bordado a partir das inspirações da exposição “Leonilson e Das amizades”. A mediação é de Bárbara Abril, Beatriz Gurgel e Lígia Bessa, com 15 vagas para pessoas a partir de 15 anos.
No sábado (27), o “Percursos Entrelaçados: Crônicas do Inconsciente” explora diferentes formas de expressão e comunicação além dos gestos e das palavras. A atividade, que ocorre das 16h às 17h, tem o objetivo de instigar uma visita cinestésica. A visita tem classificação indicativa de 16 anos e mediação de Liza Maria e Janaína Bento.


PINACOTECA PARA AS CRIANÇAS: A programação do fim de semana chega ao último dia com o Ateliê Criança Cria “Maraponga/ Majorlândia: Paisagens de Leo” (foto Marília Camelo), no domingo (28). Nesta edição, Beatriz Gurgel e Érica Xita partem das pinturas de Leonilson que trazem o simbolismo das montanhas e dos locais por onde ele passou. O objetivo é produzir pinturas de paisagens. A atividade é recomendada para crianças a partir de 3 anos e ocorre em dois horários, das 10 às 11 horas e das 15 às 16 horas.
O domingo conta ainda com o “Teatro de lambe lambe Calango Chuvoso - Formas animadas no Museu”, com o artista João Andirá. A atividade será das 14 às 17 horas e tem Classificação Indicativa Livre. A performance de animação é feita com teatro de bonecos em miniatura e apresenta um jogo de pequenas cenas dentro da caixa dos antigos fotógrafos lambe-lambe. Ao longo da apresentação, o ator/performer transita nos espaços comuns do museu e convida o público a vivenciar a experiência teatral.

Programação da Pinacoteca do Ceará
  • Quinta-feira (25)-16 às 17 horas-Percursos Entrelaçados: Linhas e Gestos de Leonilson. Mediação: Amanda Oliveira e Weverson Martins. Exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao Longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e das Amizades”. Classificação Indicativa: livre. Inscrições por ordem de chegada. Acessível em Libras.
  • Sexta-feira (26)-15 às 16 horas-Visitas mediadas-Mostra Bonito Pra Chover e Exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e Das amizades”.
  • Sábado (27)-14 às 16 horas-Oficina de Ateliê-Bordado. Mediação: Bárbara Abril, Beatriz Gurgel e Lígia Bessa. Exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao Longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e das amizades” e Ateliê 1. 15 vagas | Inscrição por ordem de chegada. Para pessoas a partir de 15 anos.///16 às 17 horas-Percursos Entrelaçados: Crônicas do Inconsciente. Mediação: Liza Maria e Janaína Bento. Exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao Longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e das Amizades”. Classificação Indicativa: 16 anos. 
  • Domingo (28)- 10 às 11 horas e 15 às 16 horas-Ateliê Criança Cria: Maraponga/ Majorlândia: Paisagens de Leo. Mediação: Beatriz Gurgel e Érica Xita. Exposição “Leonilson: Montanhas Protetoras e ao Longe, Vulcões, Rios, Furacões, Mares, Abismos e Dds amizades” e Ateliê 1. Classificação Indicativa: para crianças a partir de três anos. //14 às 17 horas-Teatro de lambe lambe Calango Chuvoso - Formas animadas no Museu, com João Andirá. Onde: Hall da Pinacoteca do Ceará. Classificação Indicativa: livre. Todas as atividades são gratuitas.
As exposições têm classificação livre para todos os públicos. Obras que possam ser consideradas não recomendadas para crianças ou adolescentes estarão indicadas na sinalização do espaço.
A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.

Exposições em Cartaz:
  • Mostra “Bonito Pra Chover”: “Se Arar”, “No Lápis da Vida Não Tem Borracha” e “Amar se Aprende Amando” - até o primeiro trimestre de 2024.
  • Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” - até 26 de maio de 2024.
Visitas:
  • Quinta-feira a sábado, das 12 às 20 horas.
  • Domingos, de 10 às 18 horas.
SOBRE A PINACOTECA: Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses