Futricas Fortalezenses


Eis o Arquivo Nirez para 18 de janeiro na História de Fortaleza:
  • 1749 - Toma posse, no cargo de capitão-mor, o ouvidor Alexandre de Proença Lemos, 7º Ouvidor Geral da Capitania.
  • 1927 - Reinaugura-se a Casa Avenida, na Rua Major Facundo, 198 (antigo), na Praça do Ferreira, entre o Polytheama e a Farmácia Pasteur, loja de confecções, gravatas, sombrinhas, etc., de Francisco Fiúza de Almeida.
  • 1928 - Inaugura-se, em Fortaleza, a loja A Columbia, na Rua São Paulo, 53-B, entre a Casa Petrópolis e o Banco do Brasil, da firma Fernandes & Cia Ltda., da qual faziam parte Fernandes Júnior e Antônio Muratori, especializada na venda de vitrolas, discos, material fotográfico e rádios.
  • 1931 - Funda-se em Fortaleza a União Popular Cristo Rei.
  • 1932 - Realiza-se, no edifício da Assembleia Estadual, a primeira sessão preparatória do Clube Três de Outubro, seção do Ceará, que se instalaria sete dias depois.
  • 1939 - Fundada, por iniciativa da Sociedade de Cultura Artística, a Escola das Artes do Desenho do Ceará, dirigida pelos artistas e professores Raimundo Brandão Cela e João Marinho de Andrade. A Escola obedeceu ao programa oficial da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro.
  • 1941 - Assume a Capitania dos Portos do Ceará, o capitão-tenente Luís Clóvis de Oliveira, em caráter interino, substituindo o capitão de corveta Platão Moreira Machado.
  • 1951 - Inaugurado em Fortaleza, por iniciativa de Héber Costa, o Kennel-Club do Ceará, que teve como seu primeiro presidente o comandante Ari Pereira Campos.
  • 1953 - Jonas Carlos da Silva, concessionário da Loteria Estadual do Ceará abate a tiros de revólver seu ex-empregado e amigo Artur Dias do Nascimento, no Jóquei Clube Cearense, na Rua Pinto Madeira. Foi alegada legítima defesa.
  • 1954 - Instala-se o Banco do Nordeste do Brasil S. A (BNB), elegendo-se sua primeira diretoria, tendo como presidente o economista Rômulo Barreto de Almeida. A solenidade aconteceu às 16 horas, no Palácio do Comércio. O autor dessas linhas, Nirez, desenhista na época, foi convidado por João Jacques Ferreira Lopes para criar um logotipo para a nova instituição, o que foi feito com muito carinho.
  • 1960 - Descarregado no porto do Mucuripe o material para montagem da torre da TV Ceará canal 2, da rede Tupi de Assis Chateaubriand. A torre terá 108 metros de altura.
  • 1971 - Inaugurada, em prédio na Avenida Barão de Studart, 3200, a Gelatti, fábrica de sorvetes pertencente a Frios Nordeste S. A (Frinosa), do Grupo Sérgio Filomeno.
  • 1973 - A Academia Cearense de Letras - ACL empossa nova diretoria eleita em dezembro do ano anterior: Presidente - Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos); 1º Vice-presidente - Cláudio Martins; 2º Vice-presidente - Artur Eduardo Benevides; Secretário-geral - Cândida Maria Santiago Galeno (Nenzinha Galeno); 1º Secretário - José Valdivino de Carvalho; 2º Secretário - Joaquim Braga Montenegro; Tesoureiro - Luís Cavalcante Sucupira (Luís Sucupira); Bibliotecário - Durval Aires de Menezes; Diretor de Publicações - Manuel Albano Amora.
  • 1978 - Incêndio destrói parcialmente a indústria Saronord - Confecções do Nordeste S. A., na Avenida General Osório de Paiva, em Parangaba. O Corpo de Bombeiros impediu a destruição total conseguindo debelar o incêndio às 2 horas da madrugada seguinte.
  • 1980 - Empossado o novo comandante do 23º Batalhão de Caçadores-23BC, tenente-coronel Élio de Abreu Braga, cearense de Maranguape, em substituição ao coronel Clésio Ferreira da Costa.
  • 1983 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador Luís Carlos Baginski Filho, substituindo o também coronel aviador Disraeli Joaquim de Amorim Saback.
  • 1988 - Termina o racionamento de energia elétrica em Fortaleza iniciado em 28/2/1987.
  • 1992 - Falece, aos 81 anos de idade, o médico José Gomes da Frota, cearense de Sobral que dirigiu por algum tempo a Assistência Municipal. Nascera em Sobral a 15/11/1910.
  • 1996 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores-23BC, o coronel Francisco de Assis e Sousa, substituindo o coronel Paulo Studart Filho.
  • 2001 - Eliseu Batista Rolim, comerciante e industrial de Orós, morre, aos 88 anos de idade. Ex-prefeito de Orós, tinha sua firma Eliseu Batista S. A. Comércio e Indústria representada em Fortaleza por um escritório desde 1962.
  • 2002 - Falece, aos 83 anos, vítima de insuficiência respiratória, provocada por enfisema pulmonar, o artista plástico Zenon da Cunha Mendes Barreto, que se caracterizou pelo apreço que tinha pelas figuras típicas do Nordeste. Era natural de Sobral, onde nasceu a 31/12/1917, começou a pintar em 1949 integrando o grupo da Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP. Foi também um dos criadores do Grupo dos Independentes ao lado de Antônio Bandeira, Goebel Weyne Rodrigues, entre outros. Como escultor Zenon foi responsável pelo Monumento a Iracema (Iracema Guardiã), erguido no início da Avenida Beira Mar.
  • 2005 - O delegado de Polícia José Vieira da Mata Filho, (Maranguape), de 62 anos, morre, vítima de parada cardíaca, quando se submetia a uma cirurgia no Hospital da Unimed, à noite. Pela manhã, seu corpo passa pela Superintendência da Polícia Civil (Centro), onde lhe são prestadas homenagens. Às 17 horas, ocorre o sepultamento no Cemitério Parque da Paz. Maranguape era lotado na Delegacia do 14º Distrito Policial (Conjunto Industrial). Ele foi diretor da Penitenciária Agrícola do Amanari e chefe da Seção de Entorpecente do Comando de Operações Especiais - COE e do Departamento de Operações Especiais - DOE, já extintos, além de Comissário-Chefe das Delegacias do 1º Distrito Policial, 5º DP, 9º DP e 18º DP e delegado em várias Distritais da Capital. Maranguape foi também delegado titular nas cidades de Caririaçu, Mombaça Tabuleiro do Norte, Boa Viagem, Nova Russas, Ibiapina, Guaraciaba do Norte, São João do Jaguaribe, Várzea Alegre, Limoeiro do Norte, Brejo Santo, Campos Sales, Quixeramobim, Crateús e Santa Quitéria. O delegado também fundou um jornal no dia 21/4/1982. De cunho classista, o Tribuna Policial foi fechado, em 1985, quando publicou o editorial ''Uma questão de humanidade, senhor Governador'', pedindo aumento salarial. Ele também escreveu quatro livros: Existe Esquadrão da Morte no Ceará?, O Outro Lado da Polícia, A Verdade sobre as Mortes dos Advogados e Memórias de um Marinheiro.
  • 2008 - A Base Aérea de Fortaleza tem novo comandante, quando assume o coronel aviador Manoel Araújo da Silva Júnior, em substituição a Rogério Gammerdinger Veras, do mesmo posto.
  • 2010 - Deixa o comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador Manoel Araújo da Silva Júnior.
  • 2022 - Morre, aos 95 anos de idade, vítima de Covid 19, o bailarino, coreógrafo e professor de dança Hugo Alves de Mesquita Bianchi (foto Secult-Ceará), o primeiro bailarino do Ceará. Formou-se bailarino pelo Serviço Nacional de Teatro do Rio de Janeiro. Fundou em 1966 a Escola de Dança e Ballet Hugo Bianchi. Nascera em 29/4/1926 em Fortaleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses