II Festival Zepelim



Além de celebrar a Música, a Cultura e a Diversidade Artística, em sua segunda edição, o Festival Zepelim de Música e Artes proporciona ao público a conscientização sobre sustentabilidade, economia circular e redução de impactos ambientais.
Realizado até este domingo (20 de agosto de 2023), no Marina Park Hotel, em Fortaleza, com mais de 25 nomes da Música Brasileira, o Festival Zepelim conta, também, com ação de reciclagem promovida pela Solar Coca-Cola, segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola do País. 
Por meio do Projeto Recicla Solar, a fabricante vai instalar uma central de triagem de resíduos no evento, com funcionamento em tempo real durante o Festival. Os materiais serão comprados pelo Recicla e a renda arrecadada com a venda dos materiais será direcionada para catadores envolvidos na iniciativa.
Com cerca de 14 catadores de resíduos atuando no local, a central de separação de materiais será executada com atenção especial para condições de trabalho seguras, planejamento e sistematização da atividade durante o evento. 
A estrutura, operada pela Associação de Catadores do Jangurussu (ASCAJAN), possibilita que o público acompanhe todo o processo de tratamento e separação de resíduos com o intuito de promover maior interação e conscientização sobre sustentabilidade.
De acordo com a diretora criativa do Festival,  Gabriela Parente:
- O Zepelim já nasceu com o propósito de levar Cultura, arte e sustentabilidade para um público que valoriza marcas conscientes e ações que estejam alinhadas aos seus valores, como é o caso da Coca-Cola. Para gente, é importante reforçar em todas as etapas do festival esse compromisso. Assim como em outros eventos que organizamos, nós sempre fazemos a doação das lonas utilizadas para uma instituição e no Zepelim especificamente, nós vamos contar com um projeto de formação de jovens, em parceria com o Instituto Cuca (Instituto de Cultura, Arte, Ciências e Esportes) e com o Instituto Juventude Inovação (IJI); além da parceria com a Secretaria da Diversidade do Estado do Ceará, que montará conosco um espaço para apoio e acolhimento de mulheres e pessoas LGBTQIAP+ em situação de violência”.
Após todo o processo de coleta e separação, os resíduos recicláveis serão destinados à agregadora EcoMax, parceria da Solar no Recicla Solar. O projeto da Solar Coca-Cola tem estimulado a reciclagem, contribuindo para a destinação adequada dos resíduos por meio de parcerias com centrais de coleta, organizações de catadores, agregadores e grandes eventos.
- O Recicla Solar já coletou, em 2023, mais de 50 toneladas de resíduos em eventos no Norte e Nordeste do Brasil. Acreditamos que, para além do patrocínio, podemos usar essas plataformas de cultura, música e diversão, para trazer awareness a respeito da gestão de resíduos, e do nosso impacto sobre a natureza. Por meio desses grandes festivais e festas tradicionais, a Solar tem contribuído com a logística reversa, possibilitando que os resíduos produzidos voltem ao mercado com novos produtos e completem o ciclo da economia circular. Acreditamos que o Festival Zepelim já é um evento que traz a responsabilidade social como proposta, mas que, agora, ganha esse reforço na frente ambiental, proporcionando menos impacto no meio ambiente e se tornando mais sustentável”, explica o head de Relações Externas da Solar Coca-Cola, jornalista Arthur Ferraz.
A iniciativa acontece por meio da Verdear Eventos + Sustentáveis, empresa que oferece soluções de sustentabilidade para eventos. A Verdear também está garantindo a destinação correta dos resíduos orgânicos, que serão compostados pela YBY Soluções Sustentáveis, e posteriormente doados para agricultura familiar. Materiais como lonas, banners, tecidos, carpetes, entre outros, também serão coletados e destinados para upcycle, para serem beneficiados por Mulheres da Rede de Empreendedorismo Sustentável.
Eventos sustentáveis: Pautas envolvendo a preocupação com a sustentabilidade entraram na prioridade de eventos e de forma indispensável para grandes festivais e desenvolvimento de projetos diversos. Acompanhando essa necessidade de minimizar impactos e alcançar grandes públicos com mensagens sustentáveis, desde o início de 2023, a Solar Coca-Cola já fechou parceria com oito eventos de Norte a Nordeste do país, por meio do Recicla Solar. Para além do patrocínio, a engarrafadora dá apoio à gestão de resíduos, promovendo, também, impacto socioeconômico.
Por meio deste plano de ação, o Recicla tem fomentado a reciclagem de PET e vidro, contribuindo para a meta da Solar de coletar o equivalente a 100% do volume de embalagens produzidas e chegar a 50% de resina reciclada nas embalagens. A iniciativa também tem ampliado a geração de renda para catadores, importantes agentes no processo de reciclagem e reaproveitamento dos materiais. Ao todo, nos últimos dois anos, aproximadamente 10 mil toneladas de PET já foram coletadas com a iniciativa.
O Festival Zepelim de Música e Artes tem realização e produção executiva assinada pela ZPLM Hub Criativo e Multi Entretenimento, do Grupo Arte Produções. E conta com patrocínio da: Coca-cola, Monster Energy, Crystal, Jack Daniel’s, Leão e Mikes.
Sobre a Solar Coca-Cola – Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 17 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto