Futricas Fortalezenses

Eis o Arquivo Nirez para 28 de maio na História de Fortaleza:

  • 1825 - Executado o Coronel Feliciano José da Silva Carapinima, em frente ao Paiol da Pólvora, onde hoje fica o Passeio Público. Era mineiro. Hoje é nome de avenida, prosseguimento da Avenida Tristão Gonçalves que vai até a José Bastos.
  • 1891 - Assume o governo do Estado o general de divisão José Clarindo de Queirós, eleito pelo Congresso Constituinte.
  • 1907 - Chega à Fortaleza, vindo da Bahia, o 9º Batalhão de Infantaria - 9ºBI, sob o comando do major João Emygdio Ramalho, que se instala no quartel antes ocupado pelo 2º Batalhão de Infantaria, hoje pela 10ª Região Militar.
  • 1910 - Abre-se uma exposição dos trabalhos do pintor Aurélio de Figueiredo no Palacete Guarany, sede da Associação Comercial do Ceará, na esquina da Rua Barão do Rio Branco com Rua Senador. Alencar.
  • 1916 - Morre, aos 41 anos de idade, o médico Eduardo Borges Mamede “Dr. Mamedinho”, que clinicava na Capitania dos Portos e na Santa Casa de Misericórdia. Nascera em Fortaleza no dia 10/02/1875.
  • 1925 - Inicia-se a exploração da Salina Vila Velha, à margem do Rio Ceará, pela firma A. J. Carvalho & Companhia, dos sócios Antônio Joaquim de Carvalho e Augusto de Sales Guerra.
  • 1934 - Fundado o Ceará Rádio Clube pelos irmãos José Dummar e João Demétrio Dummar (João Dummar), com o prefixo PRA-T; depois seria a PRE-9. Funcionava no prédio de número 372 da Rua Major Facundo, altos da Casa Mesiano, mudando-se depois para o número 1172 da Rua Barão do Rio Branco. Em 30/5/1934 tem concessão para funcionamento e inicia suas atividades em 25 de agosto do mesmo ano. Inaugurou suas ondas curtas em 12/10/1941, quando já estava no Edifício Diogo. Depois foi adquirida pelos Diários Associados.
  • 1939 - Fincada a pedra fundamental do novo Pavilhão Dona Libânia, dos Salesianos, no bairro da Piedade.
  • 1939 - Inaugura-se o Teatro São Gerardo, no Alagadiço, iniciativa do vigário da matriz de São Gerardo, padre Expedito Eduardo de Oliveira (Expedito de Oliveira), com o drama “São Francisco de Assis, original de José Júlio Barbosa”.
  • 1945 - O presidente Getúlio Vargas expede, pelo Decreto-Lei nº 7.586, o novo Código Eleitoral, no qual estabelece a criação de partidos nacionais de caráter obrigatório.
  • 1948 - A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM tem novo comandante, o capitão de corveta Leopoldo Francisco Correia Dias de Paiva, que substitui Sílvio Mário Guimarães Barreto, do mesmo posto.
  • 1948 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o Tenente coronel aviador Homero Souto de Oliveira, em substituição ao também tenente coronel aviador José Sampaio Macedo.
  • 1951 - Publicada no Diário Oficial do Município 5.136 a Lei  264 de 10/5/1951, mudando o nome do Aeroporto do Cocorote para Aeroporto Salgado Filho, proposição do vereador Francisco Edward Pires. Joaquim Pedro Salgado Filho foi grande animador da aviação e chegou a ocupar os cargos de ministro do Trabalho e da Aeronáutica. É hoje o ex- Aeroporto Pinto Martins, agora Fortaleza Ayrport.
  • 1955 - Os Diários Associados lançam uma campanha para angariar meios que possibilitassem a construção da Maternidade Popular de Fortaleza.
  • 1956 - Morre, o empresário José Maria Filomeno Gomes, das firmas Imobiliária Pedro Philomeno Ltda., Fortaleza Refrigerantes S. A., J. M. Filomeno & Companhia Limitada e Gomes & Companhia. Seu corpo é sepultado no Cemitério de São João Batista no dia 29. Era cearense de Fortaleza nascido em 21/8/1902.
  • 1957 - Iniciaram-se os trabalhos de construção do novo farol do Mucuripe, que substituirá o velho farol que funciona naquela praia há mais de um século. Num alto morro, defronte ao cais, o novo farol será montado numa torre de 44 metros de altura e equipado com aparelhos modernos, funcionando a eletricidade (o velho funciona a querosene). Antiquado, de funcionamento primário, o velho farol vai aposentar-se, ali ficando como peça de museu. A sua folha de serviço é uma página da História do Ceará.
  • 1960 - Escolhida Miss Ceará, em festa no Náutico Atlético Cearense - NAC, Vanda Lúcia Gomes de Matos Medeiros, representante da cidade do Crato.
  • 1965 - A antiga Praça da Lagoinha, Praça Coronel Teodorico, Praça 16 de Novembro e Praça Comendador Teodorico, passa a denominar-se Praça Capistrano de Abreu, na gestão do prefeito Murilo Borges Moreira. Fica no Centro da Cidade, ladeada pela Avenida Tristão Gonçalves, Avenida do Imperador, a Rua Guilherme Rocha e a Casa de Saúde César Cals.
  • 1968 - Deixa a direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, o engenheiro Ary de Pinho.
  • 1969 - Última exibição do Cine Antena, em Maranguape, do operador cinematográfico Raimundo Getúlio Vargas Carneiro de Araújo (Vavá), com o filme “Diligência para o inferno”.
  • 1972 - Com o apoio dos Clubes de Fortaleza, Ana Maria Bayma Kerth é escolhida Miss Ceará 1972. Tem 1,73m de altura, 18 anos e cursa o 2º ano do 2º grau no Colégio Imaculada Conceição. É eleita na residência do comerciante José Elias Bachá e a coroação no auditório da TV Ceará Canal 2.
  • 1972 - Por solicitação do corregedor Manuel Sandoval Fernandes Bastos (Sandoval Bastos), a Câmara Municipal de Fortaleza concede o Título de Cidadão de Fortaleza ao ex-prefeito de Fortaleza, engenheiro Antônio Urbano de Almeida.
  • 1973 - Realiza-se o lançamento da pedra fundamental do Centro de Convenções do Ceará, projeto do arquiteto José Neudson Bandeira Braga, na Água Fria.
  • 1974 - Assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral-TRE, a juíza Auri Moura Costa, sendo a primeira mulher a ocupar aquele cargo.
  • 1982 - O Diário Oficial do Município 7.405 publica a Lei do dia 13, sancionada pelo prefeito biônico Lúcio Gonçalo de Alcântara, que dava o nome de Praça Brigadeiro Eduardo Gomes ao largo existente entre a Rua Lauro Vieira Chaves e o Aeroporto Pinto Martins, construída em 1965, na gestão do prefeito Murilo Borges Moreira, mas que não lhe deu nome. Quando da inauguração do Aeroporto e da Avenida Luciano Carneiro, foi chamada popularmente de Praça do Vaqueiro, por existir ali uma estátua representativa do vaqueiro cearense, ou simplesmente, Praça do Aeroporto. Com a morte do Brigadeiro Eduardo Gomes, o vereador José Barros de Alencar propôs, na Câmara Municipal, colocar na praça o nome do ilustre militar.
  • 1982 - O Diário Oficial do Município 7.405 traz a Lei 5.571 do dia quatro, que oficializa a denominação de Avenida da Abolição e estabelece seus limites. A avenida que tinha antes a denominação de Avenida Antônio Justa, inicia-se em prosseguimento à Avenida Monsenhor Tabosa, a partir do cruzamento com a Avenida Barão de Studart, indo até o cruzamento com a Avenida Desembargador Moreira, onde vira diagonalmente à esquerda, onde nascera a antiga Avenida da Abolição, em frente ao Náutico Atlético Cearense - NAC, prosseguindo até o encontro com a então Avenida Presidente Kennedy (atual Beira-Mar) e denomina seu prosseguimento até o Farol antigo, de Avenida Vicente de Castro.
  • 1992 - Morre em Fortaleza, o jornalista Ribamar Barbosa.
  • 1993 - Toma posse na Cadeira 27 da Academia Cearense de Letras - ACL o escritor César Oliveira de Barros Leal, sendo saudado por Noemi Elisa Aderaldo.
  • 1999 - O Hospital Geral César Cals recebe o Prêmio Galba Araújo, por ser considerado a melhor maternidade do Nordeste, prêmio instituído pelo Ministério da Saúde.
  • 2000 - Morre, aos 73 anos de idade, vítima de enfarte agudo do miocárdio, o jornalista, político e odontólogo Dorian Sampaio Xavier, que foi vereador e deputado. Foi cassado em 1969 perdendo seu mandato e direitos políticos. Fundou o Jornal do Dorian e editava o Anuário do Ceará. Seu sepultamento verifica-se no dia 29, no Cemitério de São João Batista. Nascera na cidade do Rio de Janeiro a 12/03/1927.
  • 2000 - O Padre Clairton Alexandrino de Oliveira, pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, recebe a Medalha Boticário Ferreira e o título de Cidadão de Fortaleza, conferidos pela Câmara Municipal de Fortaleza, por iniciativa do vereador Paulo Barreto Ribeiro Mindêlo. É natural de Lavras da Mangabeira.
  • 2002 - O professor, escritor e jornalista Carlos Neves D'alge (Carlos D’Alge) recebe, no início da noite, o Título de Cidadão Cearense, homenagem prestada pela Assembleia Legislativa do Ceará, onde a solenidade, que teve a presença de parlamentares, demais amigos e parentes do professor, aconteceu. Carlos D'alge é português de Chaves, vive desde 1958 na capital cearense, trabalhou na estruturação da Universidade de Fortaleza - Unifor, sendo o primeiro diretor do Centro de Ciências Humanas da instituição. D'alge leciona na pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará - UFC e é autor de 10 livros.
  • 2003 - Iniciadas as obras do Parque da Cidade com a colocação de tapumes de madeira em metade da Praça José de Alencar, no Centro, para substituir o antigo piso por pedras portuguesas. É a primeira etapa de todo o projeto que consiste na junção da Praça José de Alencar e Praça da Lagoinha, totalizando 33.715 metros quadrados, empreendimento que deve ser concluído até o final do ano.
  • 2010 - Morre, vítima de pneumonia, após vários anos de pertinaz doença, o jornalista, radialista, produtor e publicitário Eduardo Mauro Fernandes Bastos, o Dudu, entre amigos. Iniciou como revisor no jornal “Correio do Ceará” em 1940. Em 1952 fez concurso e passou, para locutor da Ceará Rádio Clube, passando em 1957 para a Rádio Iracema onde ficou até 1963, quando foi para a VPI Publicidade. Em 1981 passou a fazer o programa Serões Cearenses na TVE, hoje TVC. Nascera em Fortaleza, CE., em 12/08/1923.
  • 2011 - Morre, na Santa Casa de Misericórdia, vítima de um acidente vascular cerebral, José Ferreira Arruda, o popular Zé Rainha, grande figura do maracatu cearense. Era natural de Lavras da Mangabeira.
  • 2012 - O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, recebe a Medalha Boticário Ferreira, em solenidade a ser realizada no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, na Rua Thompson Bulcão, 830, no bairro Luciano Cavalcante.
  • 2021 - Falece, pela madrugada, aos 97 anos de idade, Dona Beatriz Rosita Gentil Philomeno Gomes vítima de pneumonia, Em virtude da Pandemia do Coronavírus, o sepultamento se restringiu a familiares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses