Futricas Fortalezenses

 22 de março, na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1876 - Toma posse, no cargo de Presidente da Província do Ceará, o desembargador Francisco de Faria Lemos, pernambucano do Recife.
  • 1877 - Tem novo comandante a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, quando assume o 1º tenente Manuel Lourenço de Castro Rocha, em substituição ao 1º tenente Rodrigo Nunes da Costa.
  • 1882 - Assume a Presidência da Província, o sergipano Sancho de Barros Pimentel.
  • 1882 - A Rua São Bernardo passa a chamar-se Rua Pedro Pereira, homenagem a Pedro Pereira da Silva Guimarães, o primeiro deputado que apresentou na Câmara o projeto de emancipação do ventre escravo. Atualmente é somente Rua Pedro Pereira.
  • 1924 - Inaugurada, às 16h, a herma do presidente Justiniano de Serpa, na Praça Figueira de Melo, iniciativa do governo estadual.
  • 1925 - Inaugurada a potente máquina impressora do jornal católico “O Nordeste”.
  • 1934 - Falece, em Fortaleza, o general reformado Gustavo Frederico Bentenmuller, ex-comandante do 23º Batalhão de Caçadores (BC).
  • 1938 - Autorizado o funcionamento do Banco do Comércio S. A., pela Carta Patente nº 1734, funcionando em prédio na Rua Floriano Peixoto, 186, esquina com Rua Castro e Silva.
  • 1942 - Fundada em Fortaleza a Associação dos Criadores do Ceará.
  • 1942 - Eleitos os novos dirigentes do Centro Médico Cearense: César Cals de Oliveira, presidente reeleito; João Batista Saraiva Leão, 1º vice-presidente; João Simões de Menezes, 2º vice-presidente; Híder Correia Lima, secretário-geral; Paulo de Melo Machado , primeiro-secretário; Jurandir Marães Picanço e José Pontes Neto, oradores.
  • 1944 - Instala-se, em Fortaleza, a Cooperativa de Crédito do Ceará.
  • 1947 - Fundada a Sociedade Beneficente de São João do Tauape, em Fortaleza.
  • 1952 - Em sessão solene toma posse a nova diretoria do Centro dos Inquilinos de Fortaleza, que deverá reger os destinos daquela entidade no período de 1952 a 1954. Conselho de Honra: desembargador Daniel Augusto Lopes, Lourival Correia Pinho, José Mateus Gomes Coutinho, João Pedro Seraine e major Cândido Procópio de Sousa. Conselho Administrativo: Presidente - Antônio de Oliveira Bino; vice-presidente: primeiro tenente Pedro Lucas Advincula; primeiro secretário: Valter Catunda Gondim; segundo dito - Antônio Augusto Lima; primeiro tesoureiro: Presciliano Augusto Lima; segundo dito - Leontino de Oliveira Rola. Comissão fiscal - João Sampaio Filho, Joaquim Guimarães e Manoel Teixeira Pinheiro. Comissão de Sindicâncias - Tiburtino Nascimento, Francisco Fernandes Josino e Adalberto Viana Barbosa.
  • 1953 - Toma posse, à noite, em sua sede social, a diretoria do Centro Médico Cearense: Presidente - Paulo de Melo Machado; Vice-presidente - Gilmário Mourão; 1º Secretário - Luís Guálter; 2º Secretário - Heládio Feitosa; Tesoureiro - Carlos Augusto Studart; Bibliotecário - Carlos Ribeiro Pamplona (Carlos Pamplona). Conselho fiscal - José Gomes da Frota, Eliezer Studart da Fonseca e Adalberto de Moraes Studart). Comissão de União e Defesa da Classe - Silvio Leal, Newton Teófilo Gonçalves, João Estanislau Façanha, Ocelo Pinheiro e José Osvaldo Soares.
  • 1958 - O desembargador Francisco Leite Albuquerque é escolhido para presidir o Tribunal Regional Eleitoral-TRE em substituição ao desembargador Virgílio de Brito Firmeza.

  • 1967 - Criado pela Lei 3.354, o Frigorífico Industrial de Fortaleza S.A (Frifort), com o controle acionário de Prefeitura Municipal de Fortaleza, para abatimento de gado bovino, suíno, caprino, ovino, em substituição ao velho Matadouro Modelo. O Frifor já extinto completa nesta quarta-feira (22 de março de 2023), 56 anos de fundação.
  • 1971 - Deixa a direção da Imprensa Oficial do Ceará-Ioce, Nehemias Castelo Branco.
  • 1973 - Inauguradas as instalações da Fundação Cearense de Meteorologia e Chuvas Artificiais - Funceme, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura.
  • 1977 - A Lei 4838, de 15/3/1977, que concede o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza ao jornalista Hermenegildo de Sá Cavalcante, cearense de Aurora, de autoria do vereador Sérgio Costa, é publicada no Diário Oficial do Município nº6122.
  • 1977 - Publicada no Diário Oficial do Município 6122, a Lei 4839 que concede o Título Honorário de Cidadão de Fortaleza ao líder classista Clóvis Arraes Maia, nascido em Campos Sales-Ceará, proposição do vereador Herval Sampaio.
  • 1982 - Falece em Fortaleza o desembargador José Almir de Carvalho, sendo o corpo velado no Tribunal de Justiça e o sepultamento no Cemitério de São João Batista. Nascera em Fortaleza no dia 2/12/1922.
  • 1983 - Morre o cronista José Mílton de Vasconcelos Dias, vítima de colapso cardíaco. Era bacharel em Direito. Cearense de Ipu, nascera a 29/4/1919. Era membro da Academia Cearense de Letras-ACL.
  • 1983 - Assume o comando do 5º Batalhão da Polícia Militar o tenente-coronel Manuel Portela de Mena Barreto.
  • 1985 - Toma posse na Cadeira 13, da Academia Cearense de Letras-ACL, João Ribeiro Ramos, sendo saudado pelo Padre Francisco Sadoc Araújo.
  • 1990 - Toma posse, na Cadeira 7, da Academia Cearense de Letras-ACL, a escritora Marly Vasconcelos, sendo saudada por João Clímaco Bezerra.
  • 1991 - Fundada, pelo historiador Raimundo Batista Aragão, a Barraca do Escritor Cearense, em frente ao Museu do Ceará, antiga Assembleia Legislativa. No dia 08/08/1997 foi vendida para a Fundação Demócrito Rocha. Não mais existe.
  • 2002 - A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará-UFC (ADUFC) inaugura sua sede própria, situada na Avenida da Universidade, 2346. Na ocasião, a entidade assinou um protocolo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, no qual compromete-se a preservar o patrimônio arquitetônico do imóvel e também a desenvolver ações para que outros patrimônios do corredor cultural do Benfica também sejam preservados. A casa que abriga a nova sede, com 1.200 metros quadrados de área total, foi construída na década de 1930 e teve alguns pontos restaurados, como a fachada, que manteve a arquitetura original. A sede possui auditório para 100 lugares.
  • 2003 - Morre em Fortaleza, aos 85 anos de idade, o odontólogo Ivan César Ramos, (Carinha), o popular jogador de futebol que tantas alegrias deu aos torcedores do Sport Club Maguari, em 1936, do Fortaleza Esporte Clube em 1937 e 1938 e da Seleção Cearense de Futebol em 1940. Nascera em Fortaleza em 26/06/1917.
  • 2005 - Falece, à tarde, vítima de enfarte, o jornalista, radialista político e administrador de empresas Aliatar Bezerra, aos 79 anos de idade. Foi um dos fundadores da Associação dos Profissionais de Crônica Desportiva do Estado do Ceará-APCDEC, tendo presidido aquela Entidade que congrega os cronistas esportivos do Ceará por 17 anos. Aliatar Bezerra sentiu-se mal no início da tarde, falecendo quando era levado por familiares para o hospital. O corpo é velado em sua residência, na Rua Antonele Bezerra e sepultado no Parque da Paz, às 10 horas, logo após a realização da missa de corpo presente. Aliatar Bezerra trabalhou nos jornais Correio do Ceará e Unitário, além de várias emissoras de rádio.
  • 2009 - Morre, em São Paulo, SP., o ex-deputado e empresário Etevaldo Nogueira Lima, aos 76 anos de idade, no Hospital Sírio-Libanês, onde fora submetido a uma intervenção cirúrgica na aorta e próstata. O corpo é velado na Assembleia Legislativa durante o dia seguinte sendo levado à tarde ao Cemitério Jardim Metropolitano onde é cremado. Nascera em Pedro II-Piaui., em 8/7/1932.
  • 2016 - Falecimento no Hospital Monte Klinikum, em Fortaleza do pesquisador e colecionador Christiano Câmara vítima de Câncer. Jornalista e produtor, manteve no rádio por vários anos um programa de música erudita e escrevia em jornais sobre o mesmo assunto. Colecionava em sua casa além de discos, filmes raros. Era fã ardoroso do cantor Francisco Alves, que dava nome à sua principal sala. Seu corpo é velado na Funerária Ternura e sepultado no Cemitério São João Batista. Nascera em Fortaleza em 7/10/1935.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses