Cine São Luiz festeja 65 anos

Confira o Arquivo Nirez para 26 de março na História de Fortaleza:

  • 1857 - O presidente Paes Barreto passa o governo ao vice-presidente Joaquim Mendes da Cruz Guimarães.
  • 1867 - Há o benzimento do Poço de Água do Benfica, e inaugura-se o Serviço de Distribuição de Água à Capital. Foi o primeiro Serviço de Abastecimento D’Água de Fortaleza. Pela Resolução 1.023 fora concedido a José Paulino Hoonholtz o privilégio de explorar por 50 anos o Fornecimento de Água em Canecos, oriunda do Benfica, obrigando-se a instalar no mínimo quatro Chafarizes na Cidade. O Contrato mandava fechar todas as Cacimbas (Poços) Residenciais. em 1868, Hoonholtz transfere a Concessão para a Ceará Water Company, de Londres, mas não funcionou.
  • 1899 - Sai em Fortaleza o primeiro número do jornal crítico 'Janota'.
  • 1906 - Organiza-se em Fortaleza a Igreja Presbiteriana Independente do Ceará, sendo publicados seus estatutos no jornal República de primeiro de julho de 1907. Ficava na Rua Princesa Isabel, 290 e seu fundador foi o reverendo Bento Ferraz.
  • 1919 - Instala-se, no prédio da antiga Escola Militar do Ceará, na Praça Benjamin Constant (da Bandeira), o Colégio Militar do Ceará, criado de acordo com o Decreto Legislativo, de sete de janeiro de 1919 e o Decretao Executivo de  29 de janeiro de 1919. Inicia as aulas em 1º de junho de 1919.
  • 1926 - Em votação durante sessão na Associação dos Jornalistas Cearenses, é criada a Escola de Gazeteiros Padre Mororó, que em abril de 1926 iniciou as aulas.
  • 1930 - Morre, aos 44 anos de idade, o teatrólogo Leopoldo Barreto de Fontoura, inspetor do Colégio Militar e autor da Peça Teatral São João na Roça, encenada pelo Grêmio Pio X.
  • 1930 - Lançada a Partitura do sugestivo Fox-Trot, para Piano, Ninita, de autoria do musicista Euclides Silva Novo. A Partitura foi editada pelo 'Ceará Musical'', trazendo na Capa a fotografia de Ninita Caracas (Miss Moderno) a quem foi dedicada.
  • 1938 - Inaugura-se na Rua Liberato Barroso, 112, vinda da Rua Guilherme Rocha, a loja A Samaritana, da firma Campos Melo & Companhia Ltda., formada por Jesus Campos de Melo e Odília Campos de Araújo.
  • 1940 - Morre Maria Nazaré Bezerra (Madre Bezerra), professora do Colégio das Dorotéias e irmã de Francisco de Assis Bezerra de Menezes, proprietário da Tipografia Minerva.
  • 1942 - Instala-se, no prédio do extinto Colégio Militar do Ceará, a Escola Preparatória de Fortaleza, cujas aulas se iniciariam em 1º de junho de 1942. Assume seu comando o coronel de infantaria Mário Travassos que fora nomeado em nove de janeiro de 1942.
  • 1943 - Passa por Fortaleza o repórter cinegrafista francês Jean Manzon.
  • 1943 - Chega a Fortaleza, em gozo de férias, o teatrólogo Renato Viana.
  • 1944 - O jovem Hélio Granjeiro vence, em Fortaleza, a V Prova Heroica, que consiste em nadar cinco mil metros.
  • 1951 - Instala-se em Fortaleza o Congresso de Prefeitos do Ceará.
  • 1956 - Morre o advogado ex-membro do Conselho Penitenciário do Ceará, professor Gustavo Augusto da Frota Braga, cearense de Palmácia nascido em oito de janeiro de 1890. Fundador da Livraria Livro Técnico. É hoje nome de Rua no Bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza.
  • 1956 - Começa a funcionar a Faculdade de Engenharia do Ceará, no antigo prédio da União Estadual dos Estudantes-UEE, na Rua Guilherme Rocha, 1664, em frente à Praça Fernandes Vieira (hoje Praça Gustavo Barroso) criada pela Lei 2.700, de 29 de dezembro de 1955, sendo diretor o engenheiro Antônio Pinheiro Filho, mas respondendo pelo expediente estava o agrônomo Prisco Beserra. Depois transformou-se em Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará.
  • 1958 - Inaugura-se, às 21 horas, o Cine São Luiz (foto Secult-Ceará), na Rua Major Facundo, 510, na Praça do Ferreira, do Grupo Luiz Severiano Ribeiro, exibindo o Filme 'Anastasia-A Princesa Esquecida', de Anatole Litvak, com Ingrid Bergman, Yul Brinner e Helen Hayes, Película da 20th Century Fox, em Cinemascope. Antes houve uma Exibição somente para a Imprensa, do Filme 'Suplício de Uma Saudade', com Jennifer Jones e William Holden, da 20th Century Fox, em cinemascope e em cores de luxe. A Sala de Projeção é dotada de 1.400 poltronas, adquiridas à firma paulista Brafor. A tela tem 14 metros de comprimento, para Filmes em Cinemascope. As paredes e o teto foram decorados em gesso, trabalho iniciado por Osório Ferreira e terminado por Marcelino Guido Budini. A Pintura foi feita por Schaffer & Harvath. É o segundo cinema em Fortaleza a ter ar condicionado, da Marca Carrier. O Projeto foi do arquiteto Humberto da Justa Menescal.
  • 1961 - Morre o advogado e odontólogo, professor Raimundo de Norões Milfont, da Faculdade de Farmácia e Odontologia, juiz aposentado e ex-deputado estadual. Era cearense do Crato nascido, em 16 de abril de 1891.
  • 1962 - Falece, em Acopiara, o médico Tibúrcio Valeriano Soares Diniz, ex-deputado estadual. Era pernambucano de Serra Talhada, nascico em 10 de setembro de 1908.
  • 1969 - Morre, aos 79 anos de idade, o desembargador Francisco Leite Albuquerque, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará-TJCE. Era cearense de Fortaleza nascido, em 20 de janeiro de 1890.
  • 1971 - Morre, em Fortaleza, aos 44 anos de idade, vítima de Crise Hepática, na Casa de Saúde César Cals, o odontólogo e aviador Osvaldo Rizzato, paulista de Campinas nascido, em 19 de outubro de 1926.
  • 1974 - O ministro do Interior, Maurício Rangel Reis, empossa às 16h30 o engenheiro José Osvaldo Pontes, na direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS, substituindo José Lins Cavalcante de Albuquerque.
  • 1975 - O Fortaleza Esporte Clube sai bicampeão 1973-1974, ao derrotar o Ceará Sporting Club por 3x1, em partida realizada, no Estádio Plácido Castelo-Castelão, É a final do Campeonato Cearense de Futebol de 1974. Foi a primeira vez que o Cearensão teve a final no Castelão.
  • 1976 - Fundada a Escola de 1º Grau Angélica Gurgel. Em 1943 foi criado o Instituto José de Alencar, funcionando na Praça José de Alencar, no prédio da antiga Escola Normal, hoje ocupado pelo Instituo de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-IPHAN. Depois passou a denominar-se Ginásio Presidente Vargas, Colégio da Campanha de Educandários, Centro Educacional Professora Angélica Gurgel. Quando mudou o nome para Angélica Gurgel, funcionava na Rua Doutor Padre Pedro de Alencar, 81. Hoje fica na Rua Pergentino Maia, 375, em Messejana.
  • 1977 - Em reunião realizada na sede da Associação Cearense de Imprensa-ACI, é fundada a Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão-Acert, tendo na presidência o jornalista Manuel Eduardo Pinheiro Campos.
  • 1984 - Inaugurado no Centro da Praça Castro Carreira (Praça da Estação), um monumento em comemoração ao Centenário da Libertação dos Escravos no Ceará. 
  • 1984 - Lançamento da Medalha cunhada pela Casa da Moeda do Brasil, em comemoração ao Centenário da Libertação dos Escravos no Ceará.
  • 1989 - Às 10h28 a terra treme em Fortaleza, sendo sentido em vários bairros.
  • 1989 - Morre, aos 71 anos incompletos, o professor e filósofo Francisco Alcântara Nogueira, sendo seu corpo velado na Faculdade de Direito, de lá saindo no dia seguinte para o Cemitério de São João Batista. Era cearense de Iguatu nascido em 15 de abril de 1918.
  • 2001 - A Justiça Federal instala-se, definitivamente, no Centro de Fortaleza, inaugurando o Fórum Presidente Castelo Branco, com 12 varas, nos 5º ao 16º andares do Edifício Raul Barbosa, do Banco do Nordeste do Braisl (BNB), na Praça Murilo Borges, entre a Rua Assunção e Rua Floriano Peixoto, em frente à Rua Pedro I. 
  • 2003 - Eleita Miss Ceará 2003, em festa realizada no Náutico Atlético Cearense-NAC, Rebeca Teixeira que recebe a faixa da Miss Ceará 2002, Andréa Batista.
  • 2007 - Morre o ex-deputado federal e dono de Cartório, Ossian Alencar Araripe, aos 84 anos, quando se exercitava em um dos cômodos de seu apartamento, na Avenida Beira Mar, 3780, por volta das 4h30 sentiu cheiro de fumaça, desesperado, acordou a família: a esposa, um filho e a empregada e rapidamente, as chamas se alastraram pelo apartamento e enquanto os demais se salvam, Ossian Alencar Araripe morre carbonizado. Nasceu, em 29 de setembro de 1923, em Crato-Ceará. Fez o Curso Científico, no Liceu do Ceará, em Fortaleza, e se formou em Direito pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Foi deputado federal pela Arena e PDS e atuava politicamente na Região do Cariri. Pai do atual ex-prefeito do Crato, Samuel Araripe. Ossian Araripe foi prefeito de Crato, de 1955 a 1959, e deputado em seis legislaturas, entre 1963 e 1987. Fundou o Cartório Ossian Araripe, em Fortaleza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses