Futricas Fortalezenses

Eis o Arquivo Nirez para 15 de fevereiro na História de Fortaleza:

  • 1839 - João Antônio de Miranda toma posse como Presidente da Província. Fora nomeado em 20/12/1838, substituindo Manuel Felizardo de Sousa e Melo.
  • 1849 - Assume a Chefia de Polícia em Fortaleza, o conselheiro Francisco Domingues da Silva, sobralense.
  • 1876 - Publica-se em Fortaleza a "Gazeta Forense" (Legislação, doutrina, e jurisprudência), periódico redatoriado por Virgílio Augusto de Moraes e Pergentino da Costa Lobo, impresso por Joaquim Lopes Verçosa.
  • 1885 - Funda-se, em Fortaleza, a sociedade carnavalesca Conspiradores Infernais, cujos estatutos são aprovados no dia 21/2/1888.
  • 1898 - Publicado em Fortaleza o primeiro número do jornalzinho "O Cuco".
  • 1916 - Morre, aos 29 anos de idade, o bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, professor Alberto Fiúza Montezuma (Alberto Montezuma), cearense da Baturité nascido a 05/10/1886. É hoje nome de rua na Vila União.
  • 1933 - Morre, aos 61 anos de idade, José Carvalho, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), na Padaria Espiritual atuou sob o pseudônimo de Cariri Braúna. Nascera em 11/2/1872. É hoje patrono de rua no Autran Nunes
  • 1934 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, o tenente-coronel Manuel Colares Chaves.
  • 1934 - À noite, durante forte chuva, uma faísca elétrica racha a parte superior da fachada do prédio de nº 617 de Rua Sena Madureira.
  • 1935 - Tertuliano Vieira e Sá, José Moacir Bezerra e Raimundo de Freitas Ramos comunicam à imprensa a formação de uma sociedade anônima Estabelecimentos Eduardo Bezerra S. A. fazendo parte a Farmácia e Drogaria Pasteur (matriz - Rua Major Facundo, 538), Farmácia Francesa (Rua Major Facundo, 94/96 antigos, atual 242), Farmácia Modelo (Rua Floriano Peixoto, 470), Farmácia Londres (Rua Major Facundo nº 630), Farmácia Excelsior (Rua Guilherme Rocha, 156) e o Laboratório Eduardo Bezerra (Rua Governador Sampaio, 411). Depois seria inaugurada a Farmácia Brasil, do mesmo grupo. Na Pasteur é que nos anos 1950 e 1960 havia um café distribuído entre os amigos, sendo frequentadores assíduos o engenheiro Antônio Ferreira Antero, Horácio Marques, João Moisés Ferreira, João Adjafre de Sousa, poeta Otacílio Ferreira de Azevedo (Otacílio de Azevedo), Raul Barbosa, Raimundo Freitas Ramos, Josias Correia, jornalista Vicente Roque, Alberto Bardawil, e outros.
  • 1942 - Sai, pela primeira vez, no desfile carnavalesco, o bloco Escola de Samba Lauro Maia, iniciativa do ator teatral e humorista José Pereira de Andrade Júnior (Canelinha), que a fundou e dirigiu. O nome era uma homenagem ao compositor e amigo Lauro Maia Teles A escola desfilou cantando e executando os sambas Minha Escola de Samba, de Luís Assunção, e Cara de Judeu, de Lauro Maia. A escola desfilou com calças brancas, camisas de meia e chapéus de palhinha. Abriu o desfile carnavalesco e foi o maior sucesso daquele ano.
  • 1943 - Assume, em caráter interino, o cargo de Cônsul dos Estados Unidos em Fortaleza, Mr. Prescot Childs, que substitui a Mr. Preston Rambo.
  • 1943 - Criada em Fortaleza a Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo pela Congregação de São Vicente de Paulo, em prédio na Avenida do Imperador nº 1367. Em 1956 foi agregada à Universidade Federal do Ceará-UFC.
  • 1952 - Instalada a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Jardim América. A sede fica na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no dia da posse do padre Gerardo Andrade Ponte.
  • 1952 - Inaugura-se, no Estabelecimento da Subsistência da 10ª Região Militar, na época sob a chefia do então major Ednardo Rodrigues Weyne (Ednardo Weyne), a Praça de Esportes General Edgardino.
  • 1952 - Morre, às 12h20min, em acidente automobilístico no cruzamento da Rua Senador Almino com Avenida Pessoa Anta, o deputado e agropecuarista Manuel Matoso Filho, aos 48 anos de idade. Nascera em Apodi, RN, no dia 15/11/1903.
  • 1952 - Mais uma vez em Fortaleza o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), engenheiro Francisco Saboia de Albuquerque em virtude da ameaça de seca.
  • 1956 - A Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré tem novo pároco, o padre Joaquim Alves Ferreira, no dia da inauguração da Igreja de Nossa Senhora Aparecida.
  • 1957 - Chegam a Fortaleza as novas marcas de cigarros da Fábrica Sudan, do Rio de Janeiro: “Finesse”, “Louvre”, “Mariska”, “Fio de Ouro”, “Fulgor” e “Urca”.
  • 1958 - Assume as rédeas da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, pela segunda vez, o padre Gerardo Aguiar Nogueira.
  • 1967 - Cai sobre Fortaleza uma chuva de 166 milímetros, causando inundações, desabamentos, pane no sistema de energia elétrica e paralisação dos transportes, tendo caído cinco raios numa noite de trovões e relâmpagos.
  • 1967 - Aberta em Fortaleza a I Mostra de Pintura e Escultura Primitiva, organizada por Maurício Xerez, uma promoção da Secretaria de Cultura, Deporto e Promoção Social - Secult e da Gazeta de Notícias.
  • 1968 - Inaugura-se a Praça Major Assis Nepomuceno, triângulo entre a Rua Eusébio de Sousa, Rua Deputado João Pontes e a Avenida Felino Barroso, no José Bonifácio, na gestão do prefeito José Walter Barbosa Cavalcante.
  • 1972 - Morre, em Fortaleza, o líder estudantil François Cardoso Telles de Menezes (François Teles de Meneses), nascido em Fortaleza em 8/2/1947. Hoje é nome de rua no Bairro de Fátima.
  • 1974 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o tenente-coronel aviador Fernando César de Oliveira, substituindo Luís Carlos da Silva, do mesmo posto.
  • 1974 - A Federação dos Empregados no Comércio do Ceará e Piauí muda-se para as salas 275 a 278, do Edifício Lobrás.
  • 1974 - O teatrólogo José Maria Bezerra de Paiva (B. de Paiva) é nomeado pelo presidente Emílio Garrastazzu Médici, presidente da Federação das Escolas Federais Isoladas da Guanabara, com o nível equivalente ao de reitor.
  • 1976 - Morre, em Fortaleza, aos 40 anos de idade, o engenheiro civil Francisco Bastos Sales, cearense de General Sampaio onde nasceu a 23/11/1935.
  • 1976 - A Associação dos Cronistas Sociais e Carnavalescos do Ceará elege, em festa realizada no Clube Regatas Barra do Ceará, o Rei Momo de 1976, universitário Francisco José Torres de Sá e Benevides (Titico), filho do deputado Paulo Benevides e Lúcia Gomes Rocha, representante do Clube Romeu Martins, na Itaoca, Rainha do Carnaval.
  • 1981 - Eleita Rainha do Carnaval Cearense, Liduína Freitas Gonçalves, representante do Clube Terra e Mar.
  • 1982 - O prédio sede dos jornais Correio do Ceará e Unitário, na esquina da Rua Assis Chateaubriand com Rua Visconde de Mauá é vendido à firma Ultralimpo Empreendimentos, de Francisco Clodomir Rocha Girão.
  • 1985 - A Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece inaugura o telefone 195, para reclamações.
  • 1993 - A Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará-Aprece transforma-se, por decisão dos prefeitos, em Associação dos Municípios do Estado do Ceará-Amece, durante a realização do Seminário Sobre Perspectivas Para Uma Nova Administração Municipal, no auditório da Secretaria da Fazenda - Sefaz.
  • 2001 - Irrompe violento incêndio na loja de brinquedos Atacadão Reizinho, na Rua Floriano Peixoto, 794, destruindo todo o estabelecimento, sendo debelado após seis horas de intenso trabalho do Corpo de Bombeiros, culminando com o desabamento da fachada da loja.
  • 2003 - Eleitos Rainha do Carnaval de 2003 Sheila Alves e Rei Momo, Mardônio, no Clube Oásis, eles terão uma agenda a cumprir, que inclui todos os bailes de clubes e o desfile na Avenida Domingos Olímpio.
  • 2003 - Venezuelana de nascimento a cantora Lily Alcalay, falece, aos 46 anos de idade, por volta das 22 horas, em decorrência de um câncer que, há três meses vinha sendo contido por meio de tratamento e internações sucessivas. Por volta das 18 horas do dia seguinte, a cantora é enterrada no Parque da Paz com a presença de familiares, amigos e músicos que, durante o cortejo, cantaram vários clássicos seus. Em Fortaleza ela começou se apresentando com a Banda Sinal Verde, no início da década de 1980, interpretando músicas do rock, como Rita Lee. Participou das três edições do Festival de Jazz de Guaramiranga e por último era a estrela principal da banda Marajazz, de três anos para cá, apresentando-se em diversos clubes e bares da cidade.
  • 2006 - Falece, às 8h45, vítima de embolia pulmonar, o desembargador Edmilson da Cruz Neves, que integrava a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará - TJCE. Adoecera no dia 13 e estava internado no Hospital São Mateus. O corpo é velado na capela Nossa Senhora de Fátima, no Palácio da Justiça, onde às 8 horas do dia seguinte é realizada missa de corpo presente sendo em seguida sepultado, às 9h, no Cemitério Jardim Metropolitano. Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará-UFC em 1957, bacharelando-se em Ciências Jurídicas e Sociais em 1961. Ainda durante a graduação, concluiu o curso de Aspirante a Oficial, alcançando o posto de 1º Tenente da Arma de Infantaria. Ingressou na Magistratura mediante concurso público de provas e títulos, com nomeação para a comarca de Ipueiras em 1966. Em 22/9/1994 foi nomeado desembargador do TJCE. A presidência do TJ decreta ponto facultativo na tarde de seu falecimento, em toda Justiça estadual, e luto oficial por três dias. Era natural da cidade de Jardim, onde nascera no dia 28/6/1938.
  • 2007 - Apresentados à imprensa cearense, na Associação Cearense de Imprensa (ACI), o Rei Momo, Luís Augusto Vasconcelos, e a Rainha do Carnaval, Aline Araújo da Silva, e os representantes do público infantil, João Mateus Nascimento e Vitória Vivian dos Santos, ambos com dez anos.
  • 2012 - Morre, em Fortaleza, o ex-deputado federal Paulo Ferreira Studart, empresário e oficial do Exército. Exerceu o cargo na Câmara Federal pela Arena de 1975 a 1979 e pelo PDS de 1979 a 1983. Nascera em Fortaleza, CE., em 18/7/1925.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses