21 de fevereiro-Arquivo Nirez

 Eis o Arquivo Nirez para 21 de fevereiro na História de Fortaleza:

  • 1875 - Tem novo comando a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, é o 1º tenente Pedro Pinto da Veiga, que substitui o capitão-tenente João Joaquim Rodrigues Pinto.
  • 1878 - José Pereira de Aguiar deixa o governo, assumindo o 3º vice-presidente Paulino Nogueira Borges da Fonseca, que no dia quatro de março passou para o 1º vice, Antônio Pinto Nogueira Acioli que governou somente cinco dias.
  • 1882 - Morre o comendador João Antônio Machado (Comendador Machado), inspetor da Alfândega em Fortaleza, ex-comandante da Guarda Nacional e ex-deputado provincial. Era proprietário do sobrado na Praça do Ferreira no local onde hoje está o Edifício Excelsior, na Rua Major Facundo esquina com Rua Guilherme Rocha, 172. Era cearense de Fortaleza nascido em 12/4/1824.
  • 1897 - Morre, aos 49 anos de idade, o doutor em medicina Meton da Franca Alencar, que representou o Ceará na Câmara dos Deputados. Nascera em Messejana em 7/9/1843.
  • 1903 - Reúnem-se, na Associação Comercial de Fortaleza, com o fim de dotar o Ceará com uma Academia Livre de Direito (Faculdade de Direito), vários elementos da sociedade, que elegem diretor o comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli.
  • 1920 - Abre-se, em Fortaleza, a Casa Síria, da firma Amin Ary & Filhos, composta por Amin Ary, Wadih Ary e Nagib Ary, negociando com tecidos e miudezas, na Rua Major Facundo, 166 (antigo).
  • 1929 - Abre-se o Congresso de Prefeitos do Ceará pelo presidente José Carlos Matos Peixoto.
  • 1936 - Instala-se, em Fortaleza, a Executiva Municipal do Partido Progressista, sob a presidência de Osvaldo Studart Filho.
  • 1938 - Inaugura-se, na Rua Major Facundo, 225, na Praça do Ferreira, a loja de modas, de propriedade de Francisco Irajá de Vasconcelos, o Ceará Chique.
  • 1938 - Tempestades magnéticas anunciadas para este dia, confundidas por muitos como o fim do Mundo, acontecem em outras plagas, mas não em Fortaleza.
  • 1939 - Último dia de Carnaval, Incêndio destróia Casa Baima, próxima à Praça do Ferreira.
  • 1945 - Tomada de Monte Castelo, na Itália, pela Força Expedicionária Brasileira - FEB, sob o comando do general João Mascarenhas de Moraes, causando em Fortaleza grande repercussão.
  • 1948 - Instala-se, em Fortaleza, dentro das comemorações do 3º aniversário da tomada, pela Força Expedicionária Brasileira, de Monte Castelo, na Itália, a Associação dos Ex-Combatentes-Seção do Ceará, sendo eleito presidente o major José Rabelo Maia.
  • 1951 - Toma posse, como diretor da Imprensa Oficial do Ceará-Ioce, o advogado Expedito Maia da Costa, em substituição a Antônio Leopoldo Serra.
  • 1953 - Funda-se em Fortaleza o Sindicato dos Bancários, hoje Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado do Ceará, com os sócios fundadores: Antônio Ferreira Braga, Deusdedith Costa Souza, Artur Braun, Adauto Maia Pereira, Francisco Túlio Peixoto de Alencar, Manuel Sadoc Cisne, Hermenegildo B. Sá, Fernando Brito Bastos, Rosendo Ribeiro, Alberto Moreira, Renato Menezes, Luís Gonzaga de Souza, Clóvis Teófilo Rabelo, Isaías Pereira da Silva, Euzébio Chaves e Raimundo Maia Gondim.
  • 1957 - Inaugura-se em Fortaleza uma nova linha de ônibus, “Vila Simone”, no Bairro de Fátima e Joaquim Távora, da Empresa de Leopoldo Nunes. A Vila Simone era formada por algumas casas na hoje Rua Coronel Alves Teixeira, entre a Avenida Visconde do Rio Branco e a Rua Lauro Maia que hoje se chama Rua Artur Timóteo.
  • 1968 - Recebe a Medalha da Abolição o comandante da 10ª Região Militar, general Dilermano Gomes Monteiro.
  • 1968 - Chegam a Santos-SP, os jangadeiros cearenses Luís Carlos de Sousa (Mestre Garoupa), José de Lima, João Rodrigues da Costa, Manuel Bezerra Lima (Mané do Téo) e Manuel Antônio de Lima (Mane da Januária), que saíram de Fortaleza 71 dias atrás, na jangada “Menino Deus”, realizando o Raid D. Iolanda da Costa e Silva, em busca daquele porto, sendo recebidos pelo prefeito Sílvio Fernandes Lopes, no dia 23.
  • 1969 - Assume a Cadeira 26, que tem por Patrono Manuel Soares da Silva Bezerra, vaga deixada por Manuel Antônio de Andrade Furtado, da Academia Cearense de Letras-ACL, o poeta, escritor, jornalista, pintor e fotógrafo Otacílio Ferreira de Azevedo, saudado pelo poeta Jáder Moreira de Carvalho.
  • 1971 - Morre, às 18 horas, Domingo de Carnaval, aos 81 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, locutor e produtor, José Limaverde Sobrinho, que liderou os Programas 'Hora da Saudade' e 'Coisas que o Tempo Levou' desde 1937, na velha PRE-9 (Ceará Rádio Clube). Pai dos radialistas Narcélio Limaverde (falecido) e de Paulo Limaverde. Nascera em Bom Jesus de Quixelô-Iguatu, em 8/5/1899 É hoje nome de Avenida na Barra do Ceará.
  • 1974 - Morre, aos 50 anos de idade, o engenheiro e economista José Helito Gondim Pamplona, cearense de Fortaleza nascido em 6/3/1923.
  • 1975 - Com a presença do representante do governador do Estado, secretário Josberto Romero de Barros e do prefeito Vicente Cavalcante Fialho, é inaugurada, a 3ª Unidade Regional do Serviço Federal de Processamento de Dados-Serpro, que tem na presidência Moacir Fioravanti, na Avenida Pontes Vieira, 638.
  • 1980 - Morre, vítima de derrame cerebral, a professora Adélia Brasil Feijó, detentora da Medalha Justiniano de Serpa, nascida em 28/7/1894 em Fortaleza. Hoje é nome de rua, no Castelão, Lei 6275 de 9/5/1988.
  • 2002 - Realiza-se, na Sala de Conveniência da Reitoria da Universidade Federal do Ceará-UFC, às 20 horas, o lançamento do primeiro volume da série Cadernos de Arquitetura Cearense, intitulado Igreja Matriz de Viçosa do Ceará: Arquitetura e Pintura de Forro, de autoria do professor arquiteto José Liberal de Castro. Realização Iphan-UFC.
  • 2002 - Todos os envolvidos na execução dos seis empresários portugueses na barraca Vela Latina, na Praia do Futuro, Vitor Manuel Martins, Antônio Correia Rodrigues, Joaquim Manuel Pestana da Costa, Joaquim Fernandes Martins, Joaquim Silva Mendes e Manuel Joaquim Barros, em 12/8/2001, são condenados por decisão da juíza de Direito Rosilene Ferreira Tabosa Facundo, em exercício na 4ª Vara Criminal. O líder do grupo e idealizador do plano macabro, o português Luís Miguel Melitão Guerreiro, é condenado a 150 anos de reclusão; o garçom Raimundo Martins da Silva Filho é apenado com 132 anos de reclusão; o acriminado Manuel Lourenço Cavalcante, o ‘Cláudio’, junto com Leonardo de Sousa dos Santos e José Jurandir Ferreira, que amarraram, espancaram e enterraram as vítimas, são apenados com 120 anos de reclusão.
  • 2004 - Morre, em casa, no Jacarecanga, às 19h30, o ex-prefeito de Fortaleza Acrísio Moreira da Rocha, aos 96 anos. Seu corpo é sepultado no dia seguinte, às 17 horas, Domingo de Carnaval, no Cemitério Parque da Paz. Administrou a cidade em por duas vezes, eleito com 80% dos votos pelo Partido Republicano-PR, no período de 1947 a 1950 e de 1954 a 1958. Fora interventor federal do Estado em 1946 tendo, em seguida, assumido o cargo de secretário da Fazenda, na gestão do governador Faustino de Albuquerque e Sousa, quando organizou a arrecadação de impostos no Estado. Estatizou a Ceará Light, criando o Serviluz, antecessoras da Coelce, hoje novamente privatizada. Também fez calçamentos na periferia de Fortaleza, urbanizando o Bairro de Fátima, ficando conhecido como “Prefeito do Povo”. Era filho do ex-deputado federal Manuel Moreira da Rocha (Manuel Onça), médico, músico e fundador do Partido Democrata. O ex-prefeito nascera em Fortaleza, em 25/9/1907.
  • 2005 - Morre, aos 73 anos de idade, vítima de problemas circulatórios, o professor José Ferreira de Alencar, antropólogo e servidor aposentado da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará-UFC. É enterrado às 11 horas, do dia seguinte, no Cemitério de Messejana. Defensor da Educação e das Liberdades Democráticas, foi o fundador do Instituto de Estudos sobre Movimento Operário. O Velório e a Missa de Corpo Presente foram realizados no Salão Nobre da Reitoria da UFC. Nascera em 1932.
  • 2008 - Às 19h30 realiza-se a solenidade de posse da nova diretoria da Academia Cearense de Retórica que reconduz, pela oitava vez, no cargo de presidente o médico Maurício Cabral Benevides. A solenidade tem lugar na sede da Academia Cearense de Letras, na Rua do Rosário, 1, no Centro.
  • 2013 - Assume a Cadeira 35 da Academia Cearense de Letras-ACL, que tem como Patrono Thomaz Pompeu, às 19 horas, João Soares Neto, sendo recepcionado pelo consócio Napoleão Nunes Maia Filho, em festa solene realizada na Sede da Academia, na Rua do Rosário,1-Centro.
  • 2022 - Falecimento, aos 91 anos de idade, do operador cinematográfico Raimundo Getúlio Vargas Carneiro de Araújo, conhecido popularmente por Vavá, vítima de Câncer. Após vários anos operando em várias alas de projeção, em 1969 adquire o Cine Nazaré, na Rua Padre Graça, 65, passando a exibir filmes antigos no antigo método de projeção. Ultimamente estava parado devido a Covid, mas pretendia reabrir. Vavá nascera em 2/10/1921.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses