Unifor 50 anos


A Universidade de Fortaleza (Unifor) completará em março próximo 50 anos de fundação.

A professora Fátima Veras se despediu da Reitoria da Universidade de Fortaleza (Unifor), nesta sexta-feira (6) durante a Solenidade de Colação de Grau 2022.2. Assume na próxima semana o reitor professor Randal Pompeu.

A Cerimônia de Colação aconteceu na praça da Biblioteca Central, em frente ao Centro de Convivência, e marca o encerramento de um importante ciclo na vida dos estudantes de graduação e pós-graduação.

Conhecida também como ‘formatura’, a Colação de Grau é o momento no qual os concludentes dividem a conquista do diploma com colegas, amigos e familiares, e celebram o início de uma nova etapa de suas vidas.

Cliques, fotos, (re)encontros, sorrisos, abraços... Finalmente o grande dia, quando o sonho se torna realidade e um ciclo se encerra para novos desafios e conquistas. Foi com esse misto de sentimentos que, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, abriu as portas em mais um semestre para celebrar a Colação de Grau dos formandos de 2022.2. Na noite desta sexta-feira (6), a instituição reuniu na Praça Central do Campus 1.500 concludentes, entre alunos da graduação e pós-graduação. Além de convidados, docentes e autoridades.

Além dos diplomas, os alunos com as melhores médias de cada curso receberam o Certificado de Desempenho Acadêmico e os alunos com as melhores notas de cada Centro de Ciências receberam a Bolsa de Pós-Graduação Yolanda Queiroz, entregue pela presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha. Em seu discurso, a presidente parabenizou os formandos pela conquista e dedicação de todos, ressaltou o compromisso que a Universidade de Fortaleza tem com a educação de excelência e frisou os 50 anos de serviço da Unifor à sociedade cearense.

- Em março próximo, a nossa Universidade de Fortaleza completa seus 50 anos. Este é um momento que me faz lembrar uma frase dita pelo então Ministro da Educação, Jarbas Passarinho, ao meu pai, Edson Queiroz: ‘na meia luz do crepúsculo vespertino de hoje, nesta Fortaleza, vi um homem chorar e uma universidade nascer’. Participamos de dezenas de solenidades como esta, mas cada colação de grau guarda uma emoção diferente, porque são histórias individuais de transformação de vida, de superação. Orgulha-nos muito dizer que já formamos mais de 110 mil pessoas que protagonizaram as mudanças de melhorias do nosso estado e da região nordeste, em especial”, disse.

Ela também aproveitou a oportunidade para agradecer a dedicação da reitora Fátima Veras, que, na ocasião, encerrou o mandato de 14 anos como reitora da instituição. “A professora Fátima esteve por 14 anos à frente da Reitoria e deixa conosco um legado de formação inclusive de muitos de nossos docentes”, disse.

Ao se dirigir aos alunos, a professora Fátima Veras lembrou os 45 anos de dedicação a Unifor. 

- Estou certa de que a Universidade de Fortaleza lhes deu a melhor formação, pois, nestes 45 anos em que aqui estive, como professora, diretora de centro, vice-reitora e, neste instante, estou como reitora, comprovei o mister de sua missão e participei de decisões que visavam sempre à excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, no objetivo basilar de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural da comunidade universitária e da sociedade em geral”.

Conquista coletiva-Escolhida para representar os alunos durante a cerimônia, Juliana Barros Freire, graduanda de Fisioterapia, destacou o percurso acadêmico até chegar a Coleção de Grau. 

- Agora, prestes a receber o tão sonhado diploma, que possamos entender que ele representa muito mais que um título ou um papel; representa um novo desafio que se inicia com infinitas possibilidades. Espero, daqui a um tempo, encontrar com vocês novamente e partilhar das maravilhas que aconteceram em suas vidas. Espero que sejamos felizes naquilo que escolhemos e que não tenhamos medo de recomeçar sempre que for preciso” declarou.

A jornalista e docente Kátia Lira Patrocínio, do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG), representou os professores durante a cerimônia. 

- Aos concludentes e futuros profissionais, digo que certamente o sonho que um dia tiveram agora deixou de ser sonho e se transformou em realidade”, pontuou.

Ao citar Paulo Freire, a professora frisou a potência transformadora da Educação e incentivou que os estudantes presentes continuem estudando. 

- A Educação transforma as pessoas. E são as pessoas que transformam o mundo. Então, transformem o mundo”, destacou.

Conheça os ganhadores da Bolsa Yolanda Queiroz
  • Centro de Ciências da Saúde-Curso de Psicologia: Ladyjane Alves Moreira Brasileiro
  • Centro de Ciências Tecnológicas-Curso de Arquitetura e Urbanismo: Isabela Aureli Pinto
  • Centro de Ciências da Comunicação e Gestão-Curso de Cinema e Audiovisual: Alan de Sousa Oliveira
  • Centro de Ciências Jurídicas-Curso de Direito: Juliana Sobreira Quintino dos Santos
  • Graduação Tecnológica-Curso de Design de Moda: Hayana Diniz Farias Feijó

DISCURSOS PROFERIDOS NA COLAÇÃO DE GRAU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses