Lançada 1ª Escola de Carnaval do Brasil


A Fundação Silvestre Gomes, localizada no Bairro Teófilo, em Fortaleza, é conhecida por seus esforços relacionados ao fomento da Arte e da Cultura. Com 20 anos de existência, se tornou uma referência em Fortaleza e agora lança a 1ª Escola de Carnaval do Brasil.
O projeto pioneiro tem o intuito de preencher uma lacuna no ciclo carnavalesco do Ceará e habilitar profissionais para conduzir todas as etapas da cadeia produtiva deste ciclo.
Os cursos da Escola de Carnaval tem como público prioritário pessoas ligadas às agremiações carnavalescas, no entanto, também podem interessar outros agentes do campo cultural relacionados aos ciclos festivos — como São João, Natal, Semana Santa — além de produtores culturais que desejam atuar nesta área.
Eliza Guinter, diretora da Fundação e coordenadora pedagógica da Escola de Carnaval do Ceará, afirma que há uma necessidade em fortalecer as agremiações carnavalescas.
- A Escola de Carnaval é um projeto pioneiro não apenas no Ceará, mas também no Brasil. Com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura, estamos nos empenhando em levar conteúdos completos para contribuir para o fortalecimento das agremiações carnavalescas capacitando-as em: planejamento estratégico, elaboração de projetos, produção de desfiles, prestação de contas, entre outros conhecimentos relacionados a gestão cultural para o ciclo momino. Os cursos, num segundo momento, serão voltados para a artesania do Carnaval, envolvendo todas as etapas criativas para a produção de um desfile. Os alunos terão aulas teóricas e práticas de produção de adereços, figurino e construção de carro alegórico", pontua.
A Escola de Carnaval foi contemplada com o II Edital Escolas Livres de Cultura e inicia as atividades nesta quinta-feira (3 de novembro de 2022). A Aula Magna será ministrada pela Professora e ex-secretária de Cultura do estado, Cláudia Leitão, tendo como tema: Carnaval, Identidade e Economia Criativa.
A Escola de Carnaval da Fudesg tem sua programação estruturada em 2 percursos:
1) Gestão Cultural Para Agremiações Carnavalescas;
2) Artesania para o Carnaval.
Ao todo são 6 cursos com 96 horas de duração em cada um deles, os cursos são independentes e podem ser feitos de forma livre. As inscrições estão abertas enquanto durarem as vagas e podem ser realizadas por meio do formulário disponibilizado pela Fundação Silvestre Gomes. São 40 vagas gratuitas para cada módulo.
Com informações da Assessoria de Imprensa-(85) 99244-1460 | Whatsapp

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses