Futricas Fortalezenses

Eis o Arquivo Nirez para 9 DE DEZEMBRO na História de Fortaleza:

1875 - Morre, na Corte, o brigadeiro José Maria da Silva Bittencourt, que governou o Ceará em 1843.
1894 - Morre, em Fortaleza, aos 43 anos de idade, Fausto Domingues da Silva, ex-diretor da Biblioteca Pública e um dos fundadores do Gabinete Cearense de Leitura.
1899 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho "Careca", impresso na Tipografia Gutemberg. Dizia-se “órgão dos pelados contra os cabeleiras”.
1901 - Instalada a Sociedade Protetora Cearense, seguradora de pecúlios para brasileiros e estrangeiros que fora fundada em 13 de junho.
1927 - Pela primeira vez, um avião pousa em Fortaleza, o 118 da Latecoere, 2, pilotado por Paulo Vachet e que desceu na Praia de Iracema. A viagem era de estudos para estabelecimento de uma linha postal entre Buenos Ayres e Belém do Pará. Prosseguiu viagem no dia seguinte. O avião era um aparelho com motor de 300 HP, três lugares e velocidade média de 150 km/h.
1931 - Em Fortaleza o violonista brasileiro Peri Machado, conhecido em todo o sul do País e ultrapassando as fronteiras pátrias, projetando-se nos círculos artísticos da Argentina, do Uruguai e também da Europa.
1934 - Inauguração do Seminário Seráfico Nossa Senhora do Brasil, em Messejana, com bênção do arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes.
1934 - Morre, em Fortaleza, o comerciante e industrial Tibúrcio Targino, fabricante de instrumentos musicais.
1935 - Morre, aos 46 anos de idade, o advogado, professor, orador, Manuel Leiria de Andrade, ex-deputado estadual. Era membro da Academia Cearense de Letras - ACL. Foi o primeiro professor da Faculdade de Direito mediante concurso. Nascera em Fortaleza no dia 21/03/1889.
1939 - Morre em Fortaleza o industrial Carlos Jatahy.
1941 - A Federação Cearense de Desporto - FCD proclama como Campeão Cearense de Futebol de 1941, o Ceará Sporting.
1952 - Eleita a nova diretoria do Centro Massapeense (antiga Liga Massapeense) de Fortaleza, a qual está assim constituída: Presidente - Francisco de Melo Arruda; Vice-dito - Manoelito Rodrigues Dias; 1º Secretário - Expedito Marinho da Silva; 2º dito - Severino Rodrigues de Araújo; 1º Tesoureiro - José Oderres Figueiredo; Adjunto Tesoureiro - José Isaac Pontes Filho e Oradores - Francisco Osmundo Pontes, Osiris Pontes, Edival de Melo Távora (Edival Távora), Francisco Vasconcelos de Arruda e José Carneiro de Araújo. Diretores - Raimundo Vasconcelos de Arruda, Francisco Lorda Filho, Joaquim Altamir Oquendo, Wilson Rodrigues Dias, José Osvaldo Figueiredo, José Osvaldo Dias, Celina Pontes Dias, Ivan Ribeiro Paraíba (Ivan Paraíba), Edgard Vasconcelos de Arruda (Edgard Arruda), José Vitorino Menezes, Antônio Ademar Arruda, Jasson Vasconcelos, Francisco Andrade Dias, Ruth Frota Aguiar e Antônio Cândido Aguiar. Sua sede própria seria inaugurada em novembro de 1954.
1957 - O jornal "Gazeta de Notícias" muda-se para sua nova sede, o porão do prédio da Rádio Uirapuru, na esquina da Rua Clarindo de Queirós com Rua General Sampaio na antiga Praça da Bandeira (atual Praça Clóvis Bevilacqua).
1957 - Reaberto o Excelsior Hotel, fechado desde 1953. Na reinauguração, o proprietário do Hotel recepciona autoridades, comerciantes e jornalistas com coquetel. Os primeiros hóspedes registrados no livro da portaria são os senhores Vicente Magidaro, Fábio Rafael Felice e a senhora Naura Silvia Felice. No livro antigo do Hotel, estava registrado o último hóspede, que deixou o hotel em 1953, o viajante Jaime Gomes Pereira.
1966 - Toma posse Raimundo Girão, no cargo de primeiro Secretário de Cultura, ocasião em que se instala aquela secretaria hoje denominada Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social - Secult.
1972 - Diretores da Sisal - Imobiliária Santo Afonso S.A. e do Grupo Esplanada Hotel S.A., assinam contrato, na Empresa Brasileira de Turismo - Embratur, para construção, em Fortaleza, do Esplanada Hotel, que terá 238 apartamentos e todas as instalações equivalentes aos padrões internacionais. Pela Sisal assinam Luís de Castro Dodsworth Martins, Renato Bastos, Visco Vic Hockensmith; pelo Grupo Esplanada Hotel, Carlos Francisco Jereissati e Nelson Otoch. Presentes Nei Pereira Tinoco e Fábio Stanling de Carvalho, diretores da Embratur.
1974 - Falecem, na Casa de Saúde São Raimundo, os médicos João Simões de Menezes, 63 anos, especialista em Clínica Geral, considerado um dos melhores de todo o Ceará, nascido em Fortaleza a 04/08/1911 e Carlos Ribeiro Pamplona, também com 63 anos, pediatra dos mais conceituados, pintor premiado e grande estudioso da Astronomia, sendo presidente da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia - SBAA e membro do Observatório Einstein, tendo obtido a medalha Rubens Azevedo da SBAA. Ambos tiveram sepultamento no Cemitério São João Batista.
1977 - Recebe a Medalha José de Alencar o chanceler Antônio Martins Filho e o advogado Ernando Uchoa Lima, em solenidade presidida pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes no Salão Nobre do Palácio da Abolição.
1984 - Morre o comerciante Pedro Alves da Silva, o Pedão da Bananada, vulto popular que apareceu na sorveteria “Cabana” e depois no tempo do Abrigo Central, onde tinha uma casa de merendas e era líder da torcida do Ceará Sporting Clube.
1987 - O empresário Guilherme Lilienfeld, diretor-superintendente do Grupo Lundgren Tecidos S. A., recebe o Troféu Empresário de Visão-87.
1992 - Inaugura-se, na Rua Vicente de Castro nº 6074, no Mucuripe, a Escola de 1º Grau Professor Álvaro da Costa.
1992 - Às 17h57min inicia-se um eclipse total da lua, mas só passa a ser visível em Fortaleza às 19h, atingindo a totalidade às 20h08min, sendo observado pelo observatório do Instituto Christus, dirigido por Denis Weaver e no da UECe dirigido pelo astrônomo Cláudio Benevides Pamplona (Cláudio Pamplona).
1992 - Resolução de um impasse. O Campeonato Cearense de Futebol de 1992 foi complicado, sendo a primeira vez que uma competição tem quatro vencedores. Em virtude de um processo impetrado pelo Tiradentes no Primeiro Turno e o certame ter prosseguido sem o devido julgamento, no final foi dado ganho de causa ao reclamante dando-lhe o primeiro turno e tudo se complicou, pois os jogos realizados seriam outros se houvesse saído o julgamento a tempo. Resultado: a Federação Cearense de Futebol resolveu dar o Campeonato aos quatro times finalistas. Assim os Campeões do ano de 1992 foram: Ceará Sporting Clube, Fortaleza Esporte Clube, Icasa e Tiradentes. Como no ano anterior o Campeão tinha sido o Fortaleza, dos quatro era o único Bi-Campeão. José Amaro Sobrinho, o popular Bodinho interrogava: “Quem são os quatro vices?”
2003 - O professor e advogado Paulo de Melo Jorge Filho (Paulo Petrola), secretário de Educação do Município, recebe o título de Cidadão de Fortaleza, que lhe foi outorgado à noite pela Câmara de Vereadores, atendendo à solicitação da vereadora Germana Soares.
2003 - Inauguradas em Fortaleza duas lojas Zenir Móveis, uma na Rua General Sampaio nº 822 e outra na Rua Barão do rio Branco nº 1172.
2004 - Lançamento, às 9h, do livro História de Nossa Gente, editado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará - Inesp, no auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa, na Avenida Desembargador Moreira.
2005 - Mais de 400 processos que apuram crimes de assassinato são destruídos, pela manhã, durante um incêndio de grandes proporções no Fórum Clóvis Beviláqua, na Avenida Desembargador Floriano Benevides nº 220, na Água Fria. O fogo começou por volta das 6 horas, na Divisão de Apoio ao Judiciário - DAJ, local onde ficam policiais civis e militares durante o expediente normal. A DAJ fica situada no 1º andar do Fórum, ao lado de um posto dos Correios e uma sala onde funciona a OAB Criminal, também destruídos pelo fogo. Ao todo, cerca de 200 metros quadrados foram atingidos. Os Bombeiros levaram cerca de 40 minutos para controlar as chamas. Depois de uma hora do início do incêndio o fogo é debelado.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses