Futricas Fortalezenses


 Eis o Arquivo Nirez para 14 de dezembro na História de Fortaleza.
  • 1663 - Assume o governo da província do Ceará João de Melo Gusmão.
  • 1890 - Publicado, em Fortaleza, o primeiro número do periódico "O Patusco".
  • 1923 - A The London & River Plate Bank Ltd. incorpora o London & Brazilian Bank Ltd., fusão que resulta na mudança da razão social para Bank of London & South América Limited, que tinha agência em Fortaleza na esquina da Rua Barão do Rio Branco nº 84 (antigo, atual 726) com Rua Senador Alencar, no Palácio Guarany.
  • 1931 - Instalação, da seção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil. Hoje OAB-Ce.
  • 1931 - Transita por Fortaleza o novo arcebispo do Pará, Dom Antônio de Almeida Lustosa, que depois seria o arcebispo de Fortaleza.
  • 1940 - Morre, em Messejana, o antigo comerciante em Fortaleza, Luís Perdigão Bastos.
  • 1944 - Funda-se, em Fortaleza, a Associação dos Jornalistas Profissionais, presidida pelo jornalista Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira).
  • 1945 - O Tribunal de Contas, que fora extinto em 1939, é restaurado por decreto. Sua reinstalação ocorre em janeiro seguinte.
  • 1948 - Grande incêndio destrói, completamente, a Livraria Quinderé e os escritórios das Representações Omnia, na Rua Major Facundo nºs 407 e 411.
  • 1951 - Nomeado pelo governador Raul Barbosa, para a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, o major José Tito do Canto, permanecendo no cargo até 13/06/1953.
  • 1953 - De volta a Fortaleza, após peregrinação pelo País, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima durante a realização do Tríduo Nacional de Fátima, ficando exposta na Igreja de Nossa Senhora de Fátima ainda em construção durante os dias 14, 15 e 16.
  • 1957 - Funda-se e circula o primeiro número do jornal "Tribuna do Ceará", novo vespertino de Fortaleza que tem como superintendente José Afonso Sancho, como redator-chefe Augusto César Costa e secretários Pedro Malman e José Almir Costa Leite. Tribuna do Ceará apresenta-se com uma edição de 24 páginas.
  • 1958 - O Ceará Sporting Club recebe a faixa de Bicampeão, no Estádio Presidente Vargas, quando vence a partida contra o Ferroviário Atlético Cearense por 3x1, válida pelo Campeonato Cearense de Futebol.
  • 1963 - Recebe o título de Cidadão Cearense, o jornalista Capixaba João de Medeiros Calmon (João Calmon).
  • 1968 - As tropas federais entram em rigorosa prontidão, em virtude da edição, no dia anterior, em Brasília, do Ato Institucional nº 5 (AI-5) e do recesso do Congresso Nacional determinado pelos militares.
  • 1968 - Incêndio na Brasil Oiticica S. A., destruindo vários galpões, até ser debelado pela ação do Corpo de Bombeiros.
  • 1970 - Publicada no Diário Oficial do Município - Diom nº 4.363 a Lei nº 3.801 do dia 11 que instituiu a Medalha do Mérito Legislativo.
  • 1971 - Criadas, pela Lei nº 9.560, a Companhia de Guarda do Palácio e a Companhia de Guarda do Presídio.
  • 1971 - O Tribunal de Justiça elege seus novos dirigentes: desembargadores Agenor Monte Studart Gurgel (Agenor Studart Gurgel), presidente; e Pedro Pinheiro de Melo, vice-presidente; Diretor do Fórum, desembargador Abelmar Ribeiro da Cunha.
  • 1972 - Eleita a nova diretoria da Associação dos Cronistas Sociais e Carnavalescos do Ceará: Presidente - Aderbal Bezerra; 1º Vice-presidente - Carlos Alberto; 2º Vice - Manuel Simplício Alan de Barros Neto (Alan Neto); Secretário geral - Aurélio Brasil; 1º Secretário - José Maria Melo; 2º Secretário - Ribamar Mesquita; Tesoureiro – Francisco Almino Leite de Menezes (Almino Menezes); Adjunto de Tesoureiro - Gumercindo Gomes; Relações Públicas - Landri Pedrosa; Orador - José Edmundo de Castro; Diretor de Promoções - Sérgio Ponte; Diretores Sociais - Gerin Cavalcante, Edson Silva e Fernando Silveira.
  • 1972 - No Cartório Moraes Corrêa a Empresa O Povo Ltda. vende à Mesbla S/A. o edifício da Rua Senador Pompeu nº.1082. Assinaram a escritura José Raimundo de Albuquerque Costa (José Raimundo Costa), pela Empresa O Povo Ltda. e Joaquim Moreira pela Mesbla S/A.
  • 1998 - Lançado o jornal "Hoje", da Empresa Jornalística O Povo S. A., que tem como editor executivo Ivonilo Praciano.
  • 1999 - Lançamento da pedra fundamental da Igreja Presbiteriana da Graça, na Rua Juruá nº 100, na Barra do Ceará, iniciativa de Ivaldo de Menezes Moraes.
  • 1999 - Assume o comando da 10ª Região Militar o general de divisão Paulo Roberto Laranjeira Caldas, substituindo o general de divisão Théo Espíndola Basto.
  • 1999 - A Fundação da Criança da Cidade - Funci, é transformada em Fundação da Criança e da Família Cidadã - Funci, pela Lei nº 8.389 que ampliou a entidade. A Funci tem endereço na Rua Pedro I s/n, no Centro (Parque da Liberdade).
  • 2000 - Inaugura-se, às 20h, o Shopping Aldeota Open Mall, na Avenida Desembargador Moreira nº 1025, na Aldeota.
  • 2001 - A 26ª e última turma do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva - NPOR de Fortaleza se forma, no 10º Grupo de Artilharia de Campanha - GAC, com 20 aspirantes à carreira militar. A solenidade, contou com a presença de autoridades militares e formandos de 1971 e 1981, marcada pelo saudosismo, já que o 10º GAC será transferido para Boa Vista, Roraima.
  • 2001 - Morre, aos 32 anos de idade, no Hospital São Mateus, vítima de insuficiência renal ocasionada por lúpus, o jornalista Fernando Serpa, que foi velado no Pax Monte Moriá, na Rua Júlio Siqueira nº 854, no Dionísio Torres, e sepultado no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz.
  • 2003 - Inaugurado oficialmente, às 10 da manhã, com o descerramento da placa de inauguração com o monumento do fundador Gerardo Feijó, o Aeródromo Feijó, com pista de 700 metros de comprimento por 18 de largura, no bairro Siqueira, o qual vinha funcionando precariamente há cerca de um ano. A construção do campo de pouso foi iniciada em terreno particular pelo seu próprio dono, o amante da aviação e piloto Gerardo Feijó, que morrera em acidente aéreo em Sobral. A viúva Socorro Feijó concluiu o aeródromo, que já serve de suporte ao Aeroporto Internacional Pinto Martins para pouso e decolagem de bimotores, monomotores e helicópteros. A iniciativa da construção do Aeródromo Feijó, entidade homologada e vinculada ao Departamento de Aviação Civil - DAC, do comando da Aeronáutica, surgiu a partir da interdição, por medida de segurança, do espaço destinado aos praticantes do aeromodelismo dentro na Base Aérea.
  • 2006 - Às 17 horas, assaltantes invadem a Clínica do Instituto dos Cegos, na Avenida Bezerra de Menezes nº 267 e fazem seis pessoas reféns, entre funcionários, pacientes e duas crianças. O médico Francisco Waldo Pessoa de Almeida, que estava sozinho em seu consultório, é o último a ser rendido pela dupla. Os marginais roubam dinheiro, celulares, cheques e deixam tudo revirado. Na hora da fuga, o médico decide reagir: apanha seu revólver que deixava escondido dentro de uma caixa, sobre a prateleira, acerta o primeiro tiro no assaltante, ainda dentro da clínica. Marcas de bala ficam nas portas e vidraças. Insatisfeito, ele ainda persegue os ladrões até a calçada, mas o bandido baleado toma sua arma e o atinge com dois disparos à curta distância, no tórax e braço. O médico é socorrido e levado para o hospital, mas não resiste. O bandido baleado tomba morto no pátio de um posto - com um revólver na mão. Nascido em Quixadá, em 10/08/1937, o oftalmologista Waldo Pessoa mudou-se para Fortaleza em 1945, passando a residir ao lado do médico oftalmologista Hélio Góes Ferreira, na época, presidente do Associação dos Cegos, fundada em 1942, local onde Waldo Pessoa iniciou, desde 1967, seus trabalhos de assistência aos portadores de deficiência visual. Foi o 10º presidente do Instituto dos Cegos. Em 1990 recebeu o Troféu Sereia de Ouro, como reconhecimento pelo trabalho filantrópico desenvolvido em prol da Prevenção da Cegueira no Ceará e pela atuação na Associação dos Cegos.
  • 2009 - Morre o advogado Edival de Melo Távora (Edival Távora), ex-secretário de Justiça, ex-vereador e ex-diretor da Imprensa Oficial do Estado. Nascera em Iguatu, Ce, a 15/05/1922.
  • 2014 - Irrompe incêndio de médias proporções no Supermercado Pão de Açúcar, na Avenida da Abolição em frente ao Náutico Atlético Cearense. Os hidrantes não funcionaram e os bombeiros trabalharam por toda a madrugada. Não foram reveladas as causas do sinistro.
  • 2017 - Morre o economista, publicitário, produtor e agitador cultural Pedro Carlos Álvares e Silva (Pedro Álvares) figura muito querida da nossa Fortaleza. Foi diretor de publicidade do jornal O Povo, atuou na antiga CEFET, foi produtor no Arquivo Nirez e fez vários documentários sobre Fortaleza. Seu sepultamento ocorre às 14h no Cemitério Jardim Metropolitano.
  • 2018 - Falece o músico Vicente Ferreira da Silva, aos 96 anos, o último componente de uma das várias formações do grupo vocal Vocalistas Tropicais, Originalmente composto por seis integrantes, quando foi criado em 1941, em Fortaleza (CE).

Pode ser uma imagem de texto que diz "O DIA DE HOJE NA HISTÓRIA DE FORTALEZA"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses