Arquivo Nirez

  • Aqruivo Nirez para 28 DE DEZEMBRO na História de Fortaleza:
  • 1890 - Inauguração da Igreja de São João Batista, em Messejana, que foi reformada e aumentada por iniciativa do vigário padre Luís Barbosa Moreira, que oficiou a bênção e sagração.
  • 1893 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 52 anos, o general José Clarindo de Queirós, ex-governador do Ceará. Nascera em Fortaleza a 22/01/1841. Existe no Centro de Fortaleza uma rua em sua homenagem.
  • 1914 - O Batalhão Militar passa a denominar-se Regimento Militar do Estado. Hoje é a Polícia Militar do Ceará.
  • 1926 - Morre, com a idade de 62 anos, em Guaiuba, o médico, compositor, poeta, músico, teatrólogo, jornalista e pintor Carlos Severo de Sousa Pereira, sendo ali sepultado. Nascera a 04/11/1864 em Fortaleza. Hoje é nome de rua no bairro Farias Brito.
  • 1928 - O bairro do Outeiro passa a chamar-se Santos Dumont (atual Aldeota) e a Rua da Trindade muda para Rua Solon Pinheiro.
  • 1931 - Grande incêndio devora a Casa Maranguape de Agapito Sales e a Casa Simpatia, de Elias Áfora.
  • 1934 - O Corpo de Segurança Pública do Ceará passa a denominar-se Força Pública do Ceará. Hoje é a Polícia Militar do Ceará.
  • 1939 - Dada a uma rua da Aldeota, o nome do ex-prefeito Coronel Manuel Tubúrcio Cavalcante. Rua Tibúrcio Cavalcante.
  • 1945 - A Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS muda a denominação para Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS.. Também é criado o Serviço de Piscicultura, oriundo da Comissão Técnica de Piscicultura, funcionando em casa na Rua Rodolfo Teófilo 198 (atual Waldery Uchoa), na Gentilândia.
  • 1947 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF inaugura, na Praça dos Libertadores, no Otávio Bonfim, a Herma do Almirante Tamandaré, homenagem ao almirante Joaquim Marques Lisboa, Visconde de Tamandaré, uma das glórias da Marinha de Guerra do Brasil. A herma encontra-se hoje na Praça Amigos da Marinha, no Mucuripe.
  • 1948 - Fundado, no escritório de advocacia do professor Aderbal Nunes Freire (Aderbal Freire), o Clube de Cinema de Fortaleza, por Darcy Costa, Antônio Girão Barroso, Aderbal Nunes Freire (Aderbal Freire), Aluísio Caldas Medeiros (Aluísio Medeiros), Heitor Costa Lima e João Maria Siqueira, instalando-se na Rua Liberato Barroso nº 14, altos. O primeiro presidente foi Darcy Costa.
  • 1951 - Solenidade de posse da nova diretoria da União Popular da Aldeota, sociedade beneficente sediada à Rua Gonçalves Lêdo nº 401, eleita no dia 2 de dezembro último, formada por: Presidente - José Batista Barbosa, Vice-presidente - Ary Pereira Miranda, 1º Secretário - Raimundo Bandeira do Vale, 2º Secretário - Edmilson Alves Diniz, 1º Tesoureiro - Otávio Eliziário Ribeiro, 2º Tesoureiro - Valdivino Gomes de Araújo; Comissão de Finanças: Manoel de Menezes Pinheiro, Henrique Augusto Brasil e Oscar Guimarães de Almeida; Comissão de Sindicâncias: Bruno Correia Barbosa, José Hercílio de Farias Oliveira e Raimundo Furtado Filho; Comissão de Propaganda: João Carão Filho, José Miguel Louredo e José Edmundo de Sousa, Suplentes: Nilo Dantas, Sebastião de Menezes Pinheiro, Olavo Rabelo Martins, Martinho Nunes da Costa e Aluísio Louredo.
  • 1952 - Lançamento da pedra fundamental da Igreja de Nossa Senhora de Fátima com a presença de várias autoridades, em missa campal celebrada por Dom Antônio de Almeida Lustosa, em terreno doado pelo coronel Pergentino Ferreira e sua esposa Albertina Maia Ferreira, na Avenida 13 de Maio.
  • 1960 - Falece o coronel João Alves Granjeiro, reformado do Exército, membro de diversas irmandades religiosas de Fortaleza.
  • 1969 - Inaugurado o Minimuseu Firmeza, na Linha Férrea, Km 13, nº 259, no distrito de Mondubim. Foi mantido por Maria de Castro Firmeza (Nice) e Nilo de Brito Firmeza (Estrigas), casados seus proprietários, até o falecimento de ambos. Continua funcionando nas mãos de herdeiros.
  • 1971 - Com a presença do governador César Cals de Oliveira Filho, o presidente Evandro Ayres de Moura lança a pedra fundamental da nova sede do Banco do Estado do Ceará - BEC, que ficará na esquina da Rua Pedro Pereira com Rua Barão do Rio Branco.
  • 1973 - Com a presença do Governador César Cals; do coronel Breno Vitoriano, presidente da Federação Cearense de Futebol; do jornalista Antônio Pontes Tavares, presidente da Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva do Estado do Ceará - APCDEC; da Diretoria do Ceará Sporting Clube, tendo à frente o médico Fernando Façanha, é entregue o troféu O Clube Mais Querido do Estado, ao Ceará Sporting Clube, conquistado em concurso da revista Placar. 1974 - Inaugura-se, às 10h, a 1ª etapa do 4º Anel Viário de Fortaleza, ligando a BR-116, na altura de Cajazeiras, à Avenida Perimetral, nas Seis Bocas, ou seja na Avenida Oliveira Paiva.
  • 1974 - Iniciada a demolição da centenária Igreja de São Benedito, na Avenida do Imperador, para construção de uma escola de 1º grau. O templo já estava desativado desde a inauguração da nova igreja na Rua Clarindo de Queirós, na mesma quadra, ainda inconclusa. Essa igreja foi construída pelo abolicionista José Joaquim Telles Marrocos, para que os "pretos" tivessem assistência religiosa. Ela deve ter sido construída entre 1881 e 1882.
  • 1978 - Instala-se em Fortaleza o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Ceará - 15ª Região, em reunião realizada no Palácio do Comércio, no auditório José Ramos Torres de Melo da Facic, ocasião em que foi empossada a primeira diretoria provisória, com a composição: Presidente, Célio Perdigão Di Cavalcanti; Secretário, Helano Studart Montenegro; Tesoureiro, Luís Viana da Silveira.
  • 1981 - Morre, vítima de colisão automobilística, o médico ginecologista e pastor evangélico da Assembleia de Deus Ademir Siqueira Gonçalves. Nascera em São Luís do Curu em 18/12/1950.
  • 1983 - O Diário Oficial do Município 7.796 publica a Lei que dá à antiga Praça Artur Bernardes, o nome de Praça Fausto Arruda, quando era prefeito César Cals de Oliveira Neto. Hoje a praça está parcialmente ocupada.
  • 1988 - Morre, aos 71 anos de idade, o agrônomo Gustavo Augusto Lima, ex-prefeito de Lavras da Mangabeira, foi suplente de deputado estadual e exerceu o cargo de sub-assistente da Secretaria de Agricultura, além de servidor do Tribunal de Contas de Ceará. Nascera a 05/01/1917 em Lavras da Mangabeira.
  • 1992 - Inaugurado pelo prefeito Juraci Vieira Magalhães (foto), o viaduto da Avenida Santana Júnior, sobre a Avenida Santos Dumont, obra do engenheiro Marcelo Torres de Melo.
  • 1994 - Instalada em Fortaleza, a Companhia Feminina da Polícia Militar - PM, pelo coronel Manuel Damasceno, composta por um oficial, 19 sargentos, 20 cabos e 88 soldados.
  • 2000 - São lançados, às 19 horas, no Mercado das Artes dos Pinhões, na Praça Visconde de Pelotas, lado da Rua Gonçalves Ledo, a revista literária Arraia Pajé Urbe e o livro Praças, Parques e Monumentos do Centro Antigo de Fortaleza, de autoria dos arquitetos José Capelo Filho e Lígia Sarmiento, pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo de Fortaleza (antiga Fundação Cultural).
  • 2002 - Lançamento, às 17h, no jardim do Teatro José de Alencar, do livro Teatro José de Alencar - O Teatro da Cidade, obra sob coordenação editorial de Patrícia Veloso.
  • 2012 - Morre, pela manhã um dos criadores da Rede Iracemista de Emissoras de Rádio (Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Maranguape e Iguatu), Flávio Barreto Parente, que deixa viúva, filhos e netos. Nascera em Camocim, no extremo norte do Estado do Ceará, em 13/10/1923. Seu corpo é cremado à tarde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses