Futricas Fortalezenses

 Eis o Arquivo Nirez para 13 de novembro na História de Fortaleza:

  • 1873 - O bacharel Francisco Teixeira de Sá é o novo Presidente do Ceará. Foi 35º Presidente efetivo da Província.
  • 1899 - Observada, em Fortaleza, por Hildebrando Pompeu de Sousa Brasil, uma chuva meteorítica, dos restos do cometa de Biela, que se dividiu e desintegrou-se.
  • 1903 - Morre, na cidade do Rio de Janeiro, o servidor do Tesouro Nacional Luís de França de Almeida e Sá, que esteve em Fortaleza em 1895 e 1896, quando ocupou o cargo de Inspetor da Alfândega. Na época, fundou em Fortaleza o Grupo Espírita Fé e Caridade, primeira sociedade espírita do Ceará. Era carioca nascido em 11 de novembro de 1847.
  • 1925 - Chega a Fortaleza, em visita, o poeta paulista Guilherme de Almeida.
  • 1945 - Registrado o Diretório Estadual do Partido de Representação Popular - PRP, formado por José de Pontes Medeiros; presidente; Pedro de Menezes Cruz, vice-presidente; Elpídio Lima, secretário; Ubirajara Coelho de Negreiros (Ubirajara Negreiros), consultor jurídico.
  • 1945 - Registrado no Tribunal Regional Eleitoral - TRE, o Diretório Executivo Estadual da União Democrática Nacional - UDN, com Manuel do Nascimento Fernandes Távora na presidência; José Saboia de Albuquerque na 1ª vice-presidência; Plínio Pompeu de Saboia Magalhães na 2ª vice-presidência; Edgar Cavalcante de Arruda (Edgar de Arruda) na 3ª vice-presidência; Miguel Santiago Gurgel do Amaral na secretaria geral; Paulo Sarasate Ferreira Lopes na 1ª secretaria; Agapito dos Santos Sátiro (Agapito Sátiro) na 2ª secretaria; e José Ramos Torres de Melo na tesouraria.
  • 1945 - Registrado, pelo Tribunal Regional Eleitoral - TRE, o Partido Popular Sindicalista, cujo Diretório Estadual era formado por Olavo Oliveira, presidente; Raimundo Gomes de Matos, 1º vice-presidente; Joaquim Bastos Gonçalves, 2º vice-presidente; Stênio Gomes da Silva, secretário geral; e João Nogueira Adeodato, tesoureiro.
  • 1946 - Sai o primeiro número da revista "Ceará Social", “quinzenário ilustrado independente”, dirigido por Francisco Orlando Tavares de Melo (Orlando Melo) e gerenciado por Leonam Martins Gomes (Leonam Gomes). Tinha redação na Rua Floriano Peixoto nº 909 e era impressa nas oficinas do Almanaque da Parnaíba, na Rua Major Facundo nº 54. No seu 2º número mudou o nome para "Ceará Magazine".
  • 1946 - O desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa afasta-se dos Tribunais de Apelação e Eleitoral, em virtude de sua candidatura.
  • 1948 - Na madrugada é observado, em Fortaleza, o cometa 1948-L, pelo astrônomo Rubens de Azevedo, no seu Observatório Popular Flamarion, na Rua Jaime Benévolo, 757.
  • 1949 - Assassinado, no dia seguinte ao seu 38º aniversário, em sua própria casa, no Porangabussu, o professor de violão e cantor, Moacir Weyne do Nascimento, por João Adriano de Holanda Borges (João Capadócio). Nascera em Fortaleza no dia 12/11/1911.
  • 1951 - Realizadas, na Sede do Sindicato dos Bancários, à Rua Barão do Rio Branco nº 1028 (altos da Loja de Variedades) as eleições do primeiro Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará instituído de acordo com o Decreto Lei nº 7.955 de 13/9/1945. São convocados para o referido pleito os médicos inscritos. Para Membros Efetivos: Licínio Nunes de Miranda, José Joaquim de Almeida, Walder Bezerra de Sá (Walder Sá), Adalberto Rodrigues de Albuquerque e Aristeu Cajati Filho; Para Membros Suplentes: João Valente de Miranda Leão (João Miranda Leão), Lauro Marciolino Soalheiro, Antônio Bello da Mota, Manuel Odorico de Moraes e Luís Gonzaga da Silveira.
  • 1951 - Morre o político Godofredo Maciel, ex-prefeito de Fortaleza por duas vezes.
  • 1951 - Inaugura-se a agência da Real S. A. Transportes Aéreos em Fortaleza, na Rua Guilherme Rocha nº 338, no Edifício Santa Elisa. Usou da palavra na ocasião o agente da empresa Edgard Albuquerque.
  • 1957 - Toma posse na Academia Cearense de Letras - ACL, na Cadeira de nº 40, que tem como Patrono Visconde de Saboia, o bacharel em Direito e em Letras e poeta Artur Eduardo Benevides, em salão no Palácio do Comércio, sendo saudado por Joaquim Braga Montenegro.
  • 1961 - Morre, em Fortaleza, na Santa Casa de Misericórdia, aos 66 anos de idade, o Padre Josefino Cabral, mineiro de Taguaruçu onde nascera a 04/02/1895. Foi professor no Seminário de Fortaleza.
  • 1971 - Grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez), o poeta, pintor, fotógrafo, jornalista e escritor Otacílio Ferreira de Azevedo (Otacílio de Azevedo), em sua residência na Rua Jaime Benévolo nº 757, no José Bonifácio.
  • 1975 - Fecha definitivamente suas portas o gabinete de beleza Tarcísio Magazim, que funcionava nos baixos do Edifício Arara (IAPC), na Rua Pedro Pereira, próximo à esquina com a Rua Major Facundo.
  • 1980 - Procedente do Piauí, chega em Fortaleza o Presidente da República, João Batista Figueiredo, em companhia do Ministro do Interior Mário David Andreazza (Mário Andreazza) e do Ministro da Agricultura Amaury Stabile.
  • 1981 - Inaugurada, na Avenida Carapinima nº 2608, a nova sede da Associação Nacional dos Veteranos da FEB - ANVFEB - Seção Regional do Ceará, na gestão do presidente José Francisco Cadete. A construção fora iniciada em 02/02/1979.
  • 1983 - Pela segunda vez consecutiva, o Fortaleza Esporte Clube é Campeão, ao derrotar por 2x0 o Ferroviário Atlético Cearense, em partida pelo Campeonato Cearense de Futebol, realizada no Estádio Plácido Aderaldo Castelo “Castelão”.
  • 1987 - Morre, aos 79 anos de idade, o general Raimundo Teles Pinheiro, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense do Crato nascido a 20/03/1908.
  • 1997 - Morre, em Fortaleza, aos 87 anos de idade, o ex-deputado, constituinte de 1947, exator estadual, Raimundo de Queirós Ferreira (Raimundinho Queirós), cearense de Beberibe nascido em 28/05/1910.
  • 1997 - Assume cadeira no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o advogado, político e historiador José Aroldo Cavalcante Mota (Aroldo Mota).
  • 2000 - A Empresa Técnica de Transporte Urbano S.A. - Ettusa muda seu setor de multas que funcionava na Avenida Jovita Feitosa para prédio na Avenida Antônio Sales, 1740.
  • 2002 - Lançamento do livro Foi Assim!, sobre o movimento estudantil no Ceará de 1928 a 1968, do comunicador e professor universitário Bráulio Eduardo Pessoa Ramalho (Bráulio Ramalho), na Livraria Livro Técnico no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura.
  • 2008 - O governador Cid Ferreira Gomes (PSB) recebe o título de cidadão de Fortaleza na Câmara Municipal e na ocasião anuncia que serão abertas as propostas da licitação para a construção do Pavilhão de Feiras do Estado e licitação do projeto de revitalização do rio Maranguapinho, que deverá beneficiar mais de 300 mil pessoas e dar um fim a áreas de risco que se formam em Maracanaú, Fortaleza e Caucaia. A cerimônia de entrega do título a Cid, que é paulista, reúne autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Gomes de Aguiar Filho (Domingos Filho) (PMDB), o presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador Rômulo de Deus, o vice-governador Francisco Pinheiro, o senador Inácio Arruda (PCdoB), boa parte do secretariado, lideranças empresariais, vereadores e parlamentares de vários partidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses