25 de novembro

O 25 DE NOVEMBRO na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

1789 - Provido o primeiro professor que teve Fortaleza, Manuel de Siqueira Braga.
1823 - Nomeado por Carta Imperial o tenente-coronel de engenheiros Pedro José da Costa Barros, primeiro presidente nomeado.
1837 - O presidente, padre José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), por motivo de doença, passa o Governo da Província ao vice-presidente major João Facundo de Castro Menezes (Major Facundo).
1885 - Sai a Lei provincial nº 2.097, que cria novamente a antiga Vila de Arronches com o nome de Vila de Porangaba, que só seria inaugurada em 1888.
1934 - Encerra-se o Campeonato Cearense de Futebol, promovido pela Associação Desportista Cearense - ADC, com o jogo entre as equipes do Fortaleza Esporte Clube e do América Futebol Clube, no Campo do Prado, vencida pelo Fortaleza Esporte Clube, que sagra-se Bicampeão.
1939 - São inauguradas as novas instalações do Quartel de Polícia Militar do Ceará, na Praça José Bonifácio.
1943 - Inaugurada 16h, em prédio na esquina da Rua João Moreira com Rua Barão do Rio Branco, o Instituto Brasil-Estados Unidos - IBEU. À noite, às 20h, é instalado em solenidade no Clube Iracema, sob a presidência de Edgar Cavalcante de Arruda (Edgar de Arruda).
1944 - Inaugurada em Fortaleza a Livraria Aéquitas, na Rua Guilherme Rocha nº 162, que posteriormente além de livros e papelaria tinha uma seção de discos.
1944 - Fundada em Fortaleza a Sociedade Beneficente dos Portadores de Câncer, por José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara), Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço), Walter de Moura Cantídio (Walter Cantídio), Haroldo Gondim Juaçaba (Haroldo Juaçaba), Antônio Jorge de Queirós Jucá (Antônio Jucá), Newton Teófilo Gonçalves (Newton Gonçalves), João Batista Saraiva Leão, Walter Frota de Magalhães Porto (Walter Porto), Livino Virgínio Pinheiro (Livino Pinheiro), Luís Gonzaga da Silveira, e o Padre Arquimedes da Silva Bruno (Arquimedes Bruno). Era um simples laboratório no prédio hoje ocupado pelo IPHAN, na esquina da Rua 24 de Maio com Rua Liberato Barroso. Hoje é o Hospital do Câncer, do Instituto do Câncer do Ceará, na Rua Papi Júnior nº 1222, no Porangabussu (Rodolfo Teófilo).
1945 - Chega a Fortaleza, via aérea, o líder comunista Luís Carlos Prestes, que veio fazer a campanha do candidato à Presidência da República, Yedo Fiuza, do Partido Comunista do Brasil - PCB, sendo recebido no aeroporto do Cocorote pelo Secretário de Polícia Raimundo Gomes de Matos.
1945 - Chega em Fortaleza o candidato à Presidência da República, general Eurico Gaspar Dutra (Eurico Dutra), hospedando-se, com sua comitiva, no palacete do banqueiro Antônio da Frota Gentil (Antônio Gentil), no Benfica. Faz comício à noite na Praça do Ferreira.
1953 - Funda-se em Fortaleza o Centro Acarauense.
1958 - Morre, aos 76 anos de idade, Raul Conrado Cabral, na cidade do Rio de Janeiro. Era comerciante, ex-presidente da Associação Comercial do Ceará e foi fundador do Ideal Clube. Nascera em Fortaleza, a 16/12/1885.
1961 - Cassado, na Assembleia Legislativa, o mandato do deputado Antônio de Oliveira Castro (Antônio Castro), que disparou 5 tiros no seu colega Edísio Meira Tejo.
1966 - Inaugura-se a Praça Narcísia Borges, no Papicu, em Conjunto Residencial da Prefeitura Municipal de Fortaleza - PMF, obra administrada pelo coronel Ednardo Rodrigues Weyne (Ednardo Weyne). É triangular e fica entre a Rua A, Rua B e Rua C.
1970 - O prefeito José Walter Barbosa Cavalcante inaugura a Praça Monsenhor Alfredo Furtado, no bairro Jardim das Oliveiras, entre a Rua Desembargador Feliciano de Ataíde, Rua Stênio Gomes e Rua Governador Faustino de Albuquerque.
1970 - O Conselho de Assistência Técnica aos Municípios - CATM, criado pela Lei Estadual nº 2.343 de 24/06/1954 e instalado em 02/01/1958, por emenda nº 1 à Constituição Estadual, passa a denominar-se Conselho de Conta dos Municípios - CCM, depois Tribunal de Contas dos Municípios - TCM.
1973 - Morre, no Rio de Janeiro, vítima de enfarte do miocárdio, o compositor e professor de música e violão, Gustavo Jorge de Sousa Araújo Chaves (Gustavo Araújo), aos 65 anos de idade. Era cearense de Crateús nascido em 12/02/1908.
1974 - Lançada a pedra fundamental do Edifício Raimundo Pessoa de Queirós do Sistema de Rádio e Televisão Uirapuru, canal 8, do Grupo José Pessoa de Araújo, na Avenida Desembargador Moreira nº 2055, na Estância (Dionísio Torres), às 17h. Monsenhor André Viana Camurça (André Camurça) de a bênção à pedra.
1974 - Instala-se solenemente o II Congresso Cearense de Escritores, às 20h, no Centro de Convenções de Fortaleza, patrocínio da Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social - Secult, iniciativa da Academia Cearense de Letras - ACL, do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e Casa de Juvenal Galeno, com cooperação do Departamento de Assuntos Culturais do Ministério de Educação e Cultura - MEC.
1975 - Anunciado o registro de mais de cem casos de leishmaniose em Fortaleza.
1977 - Os jornalistas Jader de Carvalho Nogueira e João Guilherme inauguram, no terraço do Palácio da Imprensa, Edifício Perboyre e Silva, sede da Associação Cearense de Imprensa - ACI, na esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Perboyre e Silva, o Bar Carinhoso, que atenderá à noite e terá apresentações artísticas.
1984 - Confrontam-se o Ceará Sporting Clube e o Guarany de Sobral, em partida no Estádio Plácido Castelo, “Castelão”, final do Campeonato Cearense de Futebol, que termina com o resultado de 2x0 para o Ceará Sporting Clube que recebe a faixa de Campeão.
1993 - Falecimento, em Fortaleza, do farmacêutico, instrumentista e compositor, professor José Arthur de Carvalho, cearense de Camocim nascido em 16/01/1921. Esteva à frente da Farmácia Artur de Carvalho, responsável pelas famosas “gotas amargas” Arthur de Carvalho. Fez parte da primeira formação do conjunto Vocalistas Tropicais. Foi Chefe do Serviço de Farmácia do IAPC; Presidente do Sindicato dos Farmacêuticos; Presidente do Conselho Regional de Farmácia; Professor de química da UFC; Presidente da Sociedade Musical Henrique Jorge. Publicou o livro “Retalhos do cotidiano”.
1999 - Toma posse às 20h, na Cadeira nº 28 da Academia Cearense de Retórica - ACR, o escritor e poeta José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho), saudado pelo presidente da Academia, médico Maurício Cabral Benevides (Maurício Benevides). A solenidade realizou-se na Academia Cearense de Letras - ACL, na Rua do Rosário nº 1, Centro, antigo Palácio da Luz.
2002 - Morre, no Rio de Janeiro, RJ, Evenor de Pontes Medeiros, um dos irmãos que formaram o conjunto Quatro Ases e Um Curinga. Nascera em Fortaleza no dia 08/12/1915. 2003 - Incêndio destrói, à tarde, cerca de três hectares de matas ciliares do Parque Ecológico do Cocó, nas proximidades da Cidade 2.000, em Fortaleza. Iniciadas por volta das 13h, as chamas só foram debeladas no final da tarde, após trabalho intenso de soldados do Corpo de Bombeiros e de um “banho de chuva” proporcionado pelo helicóptero Águia 2, do Centro Integrado de Operações Aéreas - Ciopaer.
2004 - No Auditório Antônio Fiúza Pequeno, no 2º andar do Palácio do Comércio, no Largo da Assembleia, acontece a outorga da Medalha Virgílio Távora, ao empresário Raimundo Cabral de Araújo e o político Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides).
2005 - Acompanhado dos ministros Ciro Ferreira Gomes (Ciro Gomes), da Integração Nacional, Dilma Rousseff, da Casa Civil, Alfredo Nascimento, dos Transportes, e Silas Rondon, das Minas e Energias, o presidente Luís Inácio Lula da Silva volta ao Ceará, para anunciar e ratificar um pacote de obras favorecendo o Estado e o Nordeste.
2005 - Assume cadeira no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor José Filomeno Moraes Filho, eleito em 05/10/2005, sendo saudade pelo consócio Marcelo Caracas Linhares (Marcelo Linhares).
2010 - Morre, o ex-deputado federal e ex-ministro da Viação e Obras Públicas do Governo João Goulart, engenheiro agrônomo Expedito Machado da Ponte, aos 91 anos, no Hospital Monte Klinikun, em Fortaleza, vítima de câncer. O político cearense era pai do ex-senador e atual presidente da Transpetro, Sérgio Machado. O ex-ministro deixou a carreira política em 1991, ao fim da legislatura na Câmara dos Deputados, se dedicando a atividades empresariais. O velório acontece no dia seguinte na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino, 2255. A missa às 14h30 e o sepultamento às 16h, no Cemitério Parque da Paz. Era cearense de Crateús, nascido em 15/06/1919.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses