Futricas Fortalezenses

 Eis o Arquivo Nirez para 19 DE OUTUBRO na História de Fortaleza:

  • 1845 - Instala-se, em casa pertencente a Odorico Segismundo de Arnaut, na esquina da Rua Dr. João Moreira com Rua Major Facundo, local hoje ocupado pelo prédio da Associação Comercial do Ceará, o Liceu do Ceará, criado pela Lei 304 de 15/07/1844.
  • 1846 - Iniciam-se, sobre o antigo quartel, as obras do Quartel da Tropa de Linha, por ordem do presidente tenente coronel Inácio Correia de Vasconcelos, sendo terminado em 1861.
  • 1878 - A Câmara Municipal de Fortaleza mudou o nome da Rua do Patrocínio para Rua 24 de Janeiro (hoje Rua Guilherme Rocha) e a Rua das Hortas muda para Rua Senador Alencar.
  • 1889 - Assume interinamente a direção da Estrada de Ferro de Baturité - EFB o engenheiro João Augusto César de Sousa.
  • 1895 - Morre em Fortaleza, onde residia ha pouco tempo, o chefe político de grande influência em Cascavel e Aquiraz, João Sigismundo Liberal, nascido em Cascavel em 11/11/1822.
  • 1900 - Publicada em Fortaleza, a Praça do Ferreira, revista literária, humorística, ilustrada, dirigida por Odorico de Moraes, secretariada por Paulo de Aguiar e gerenciada por Almir Madeira.
  • 1919 - Fundado em Fortaleza o Centro Cearense de Propagação Católica, que depois se transformaria na Liga dos Moços Católicos Cavalheiros de Cristo e posteriormente na União dos Moços Católicos.
  • 1925 - Morre, aos 79 anos de idade, pela manhã, em sua residência, o desembargador Antônio Sabino do Monte, professor de direito e Procurador Geral do Estado. Ex-presidente da Paraíba. Era cearense de Sobral nascido em 11/07/1846. Hoje é nome de rua no São João do Tauape.
  • 1926 - Morre, em Fortaleza, o coronel Teófilo Gurgel Valente, um dos fundadores da Usina Gurgel. Hoje é nome de rua no Monte Castelo e Farias Brito.
  • 1945 - Morre, em Iguape, aos 81 anos de idade, o farmacêutico Osvaldo Studart, irmão do Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart) e pai do engenheiro Osvaldo Studart Filho. Foi deputado estadual e federal.
  • 1951 - Lei Municipal 366, oriunda de proposição do vereador Enoch Furtado (PTB), que denomina Cidade do Funcionário o núcleo residencial a ser construído em Cajazeiras, denominando os logradouros ali existentes, Avenida Oliveira Paiva, homenagem ao abolicionista e escritor Manuel de Oliveira Paiva; Avenida Ulisses Bezerra, membro da Padaria Espiritual; Avenida Desembargador João Firmino, homenagem a João Firmino Dantas Ribeiro, primeiro presidente da Associação dos Funcionários Públicos; Avenida Júlio Lima; e Avenida Desembargador Gonzaga; homenagem ao desembargador Luís Gonzaga Alves Bezerra Rua Cezídio de Albuquerque, homenagem ao funcionário público Cezídio de Albuquerque Martins Pereira; Rua Melo César, - José Pedro de Melo César ex-funcionário da Fazenda; Rua Benjamin Moura - Benjamin Constâncio de Moura, funcionário da Fazenda; Rua Cônego Braveza - Antônio Nogueira Braveza, 1º secretário do Liceu do Ceará; Rua Antônio de Castro - Antônio de Castro Vidal Barbosa, da Padaria Espiritual; Rua João Leonel; Rua Escrivão Azevedo - Antônio Carneiro de Sousa Azevedo; Rua Trinte e Cinco - apelido do modesto funcionário Raimundo Rodrigues Filho, porteiro do Palácio da Luz; Rua Fiscal Perdigão - Francisco Perdigão foi fiscal da Secretaria da Fazenda; Rua Margarida de Queirós - professora primária; Rua Chico Lemos - Francisco do Rego Lemos, ex-diretor do Interior e Justiça; Rua Teofredo Goiana - ex-diretor do Interior e Justiça, Teofredo Cavalcante de Castro Goiana; Rua Vicente Lopes - antigo funcionário da Prefeitura; e Praça Nossa Senhora da Assunção, entre a Avenida Oliveira Paiva, Avenida Desembargador Gonzaga, Rua Júlio Lima e Rua Teofredo Goiana. Onde hoje fica a Igreja de Nossa Senhora da Glória.
  • 1952 - Aposição da placa que muda a denominação do bairro de Coqueirinho para Amadeu Furtado, localizado após São Gerardo, como homenagem de reconhecimento da população de nossa capital ao humanitário clínico há bem pouco falecido. Por ocasião da solenidade, usaram da palavra o prefeito Paulo Cabral de Araújo, o médico Raimundo Quixadá Felício, o acadêmico Francisco de Assis Silva Furtado, representando os alunos da Faculdade de Farmácia e Odontologia, e o acadêmico Aprígio Quixadá Furtado, que agradece em nome da família Amadeu Furtado. Posteriormente o nome do bairro foi mudado para Parquelândia e colocado seu nome em uma rua, prosseguimento da Rua Olavo Bilac.
  • 1952 - O capitalista Pergentino Ferreira, faz doação de um terreno de um hectare para construção de um templo com invocação à Nossa Senhora de Fátima. Hoje é o local onde se levanta a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, entre a Avenida 13 de Maio, Rua Osvaldo Studart, Rua Mário Mamede e Rua Paula Rodrigues.
  • 1953 - Chega a Fortaleza o Ministro do Trabalho, João Belchior Marques Goulart (João Goulart), sendo recepcionado pelas autoridades e trabalhadores.
  • 1953 - Nomeado presidente da Comissão de Abastecimento e Preços no Ceará - Coap, Lauro Pessoa Martins.
  • 1961 - O Diário Oficial do Município - Diom nº 2.327, publica o texto da Lei nº 1.814, do dia 16, que modifica a denominação da Rua Álvaro Fernandes, no Monte Castelo, para Rua Dr. Periguasi de Medeiros, projeto de Lei do vereador Mozart Gomes de Lima.
  • 1963 - Inaugurado o novo edifício do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários - IAPI, na Rua do Rosário entre a Rua Monsenhor Luís Rocha e a Rua Pedro Pereira, na Praça dos Voluntários, por trás da Prefeitura.
  • 1965 - Transferida, do Governo do Estado, para a Companhia Docas do Ceará - CDC, a concessão do Porto de Fortaleza (Porto do Mucuripe).
  • 1972 - Às 4 horas da manhã, morre o cronista social José Calazans Pires (Bayard), dos Diários Associados.
  • 1976 - Chega em Fortaleza o embaixador de Israel no Brasil, Moshe Ban Efraim.
  • 1976 - Morre, em Fortaleza, aos 53 anos incompletos, vítima de trombose, o sindicalista José Moreira Leitão, cearense de Paracuru nascido a 13/11/1923. Seu corpo foi velado na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado do Ceará, sendo depois levado para o Cemitério de Antônio Bezerra onde foi sepultado.
  • 1977 - Morre, em Fortaleza, às 17h50min, em sua residência, na Rua Capitão Tibúrcio da Frota nº 1459, aos 43 anos de idade, o médico Luciano José Freitas Torres de Melo, ex-presidente do IPEC. Era diretor do Hospital Myra y Lopez. Nascera em Fortaleza, no dia 12/03/1934. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz, no dia seguinte, após missa de corpo presente realizada na Igreja do Cristo-Rei.
  • 1978 - O governador José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara) inaugura as novas instalações (ampliação) do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - DAER (hoje DER)., na Rua da Assunção nº 1100. Hoje no local funciona o Ministério Público.
  • 1978 - Morre em Fortaleza, o advogado e professor José Maria Campos de Oliveira, que foi Inspetor Federal do MEC. Nascera em Fortaleza a 10/12/1915.
  • 1981 - Morre, aos 70 anos de idade, no Prontocárdio, às 11h15min, vítima de insuficiência hepática, o advogado, comerciante e industrial José Aragão e Albuquerque, Diretor vice-Presidente do Grupo J. Torquato, Presidente da Indústria Nordeste de Aço - Inasa e Presidente da Torquato Veículos. Era cearense de Sobral nascido em 30/09/1911.
  • 1981 - Instala-se o II Encontro de Profissionais e Estudantes de Comunicação Social, no Teatro da Emcetur.
  • 1983 - O popular poeta Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré), recebe o título honorário de Cidadão de Fortaleza, em sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza.
  • 1988 - A terra treme em Fortaleza, aos 30 minutos, durante poucos segundos, sendo sentido em vários locais, principalmente nos bairros de Fátima, Dionísio Torres, Praia do Futuro, Pio XII, Eusébio e também algumas localidades do interior do Estado.
  • 1989 - Toma posse, na Cadeira 1, da Academia Cearense de Letras-ACL, vaga com a morte de José Valdivino de Carvalho, o escritor Dimas Macedo, sendo saudado por Rafael Sânzio de Azevedo.
  • 1999 - Inauguram-se as novas instalações da Emergência do Hospital de Messejana, com a presença do governador Tasso Ribeiro Jereissati.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses