Futricas Fortalezenses

  Eis o Arquivo Nirez para 5 de agosto na História de Fortaleza:

  • 1856 - Criado em Fortaleza, pela Resolução Provincial 759, o Colégio dos Educandos Nica.
  • 1880 - Morre, aos 55 anos de idade, o conselheiro Caetano Estelita Cavalcante Pessoa (Conselheiro Estelita), que governou o Ceará de janeiro a outubro de 1877. Nascera em 1824 em Pernambuco. Hoje é nome de Rua no Jacarecanga, em Fortaleza.
  • 1914 - Sai a Lei 1.190, que muda a denominação de Intendente Municipal para Prefeito.
  • 1920 - Assume o novo Capitão dos Portos do Ceará, o 1º tenente Leonel de Magalhães Bastos, interinamente, pela segunda vez, substituindo o capitão de fragata Cyro Câmara Cardoso de Menezes.
  • 1921 - Morre, em Senador Pompeu, o poeta Temístocles Machado, que pertenceu à Padaria Espiritual e ao Centro Literário. Nascera em Limoeiro do Norte em 25 de agosto de 1874.
  • 1928 - Chega a Fortaleza a Caravana Democrática liderada por Assis Brasil para o lançamento da candidatura de Maurício Paiva de Lacerda (Maurício de Lacerda), composta por Assis Brasil, Maurício Paiva de Lacerda (Maurício de Lacerda), Nereu Ramos, David Doff Lessa, Dante Delmonte, Roberto Macedo e Ildefonso Simões Lopes Filho.
  • 1931 - Inaugurado, no palacete da Fênix Caixeiral, na Praça Marquês do Herval, atual Praça José de Alencar, o Cine-Teatro Fênix. O Grêmio Dramático Familiar estreou com sua belíssima burleta em 2 atos e 22 números de música, original do teatrólogo cearense Carlos Torres Câmara (Carlos Câmara), Alvorada. Serão apresentadas todas as peças de Carlos Câmara, aos sábados.
  • 1931 - São aprovados os estatutos da Legião Cearense do Trabalho, na sede da sociedade Artística Beneficente.
  • 1937 - Eleita Rainha da Imprensa, sua majestade Maria Margarida Holanda, no Ideal Clube, sendo coroada pelo jornalista João Perboyre e Silva, presidente da Associação Cearense de Imprensa-ACI, no dia 7. Maria Margarida Holanda era nascida, em 25 de abril de 1915, tendo na época 22 anos de idade.
  • 1945 - Sai o primeiro número do jornal O Democrata, dirigido por Olavo Oliveira, tendo como diretor técnico Alfeu Faria de Aboim (Alfeu Aboim); redator-chefe Stênio Gomes da Silva. A redação e as oficinas ficavam na Rua Senador Pompeu, 814, na casa onde nasceu Rachel de Queirós. Em 28 de fevereiro de 1946 foi vendido ao Partido Comunista, transformando-se no órgão oficial do PCB em Fortaleza.
  • 1946 - João Luciano da Mota Carneiro vence o Torneio Vitamínico de Xadrez, no Clube dos Diários. Depois foi jornalista e hoje é nome de Avenida em Fortaleza.
  • 1952 - Reassume a presidência do Fortaleza Esporte Clube, Arcelino Costa Leitão, que se encontrava no Rio Grande do Norte, de onde é natural. A reinvestidura dá-se na sede da Federação Cearense de Desportos.
  • 1953 - Morre em Fortaleza o advogado Edgar Miranda de Paula Pessoa, antigo magistrado.
  • 1955 - A notícia da morte da cantora e atriz Maria do Carmo Miranda da Cunha (Carmen Miranda) sacode os meios artísticos de Fortaleza. Ela faleceu em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos. Nascera em Canavezes, Portugal em 9 de fevereiro de 1909.
  • 1956 - Termina o IV Torneio da Amizade, certame enxadrista que reuniu os maiores valores no Náutico Atlético Cearense-NAC, sagrando-se campeão Luís Gentil, que realiza 10 pontos.
  • 1961 - Inaugurada a sede da Associação Cearense de Rádio-ACR, na Rua Barão do Rio Branco, 1110-Sala 2, com benzimento pelo padre Jairo, sendo a fita cortada por Francisco Ferreira do Vale, representante do prefeito Cordeiro Neto.
  • 1963 - Assume a direção geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-Dnocs, o engenheiro Manuel Martins Ataíde, em substituição a Genival Barbosa Guimarães.
  • 1966 - Inaugura-se, o trecho da Avenida Tristão Gonçalves, entre a Rua Domingos Olímpio e a Avenida 13 de Maio, que a partir do encontro com a Avenida do Imperador era uma Rua estreita. Chama-se Avenida Carapinima, que após a remodelação, passa a ter duas mãos independentes, após o encontro com a Avenida do Imperador.
  • 1973 - Fortaleza tem novo arcebispo, toma posse Dom Aloísio Lorscheider, que ficaria até 1996. Na ocasião dom Miguel Câmara ressalta as virtudes do bispo e monsenhor André Viana Camurça (André Camurça) lê a bula papal indicando dom Aloísio para o arcebispado. Em seu sermão, dom Aloísio ressalta a necessidade da união de todos, enfatizando o amor fraternal. Foi o 6º bispo e 4º arcebispo de Fortaleza. Inaugurou a atual Catedral de Fortaleza cuja construção iniciou-se em 1939 tendo sua bênção em 1978.
  • 1975 - Morre, aos 61 anos de idade, nos Estados Unidos, o médico Abner Carneiro Leão de Vasconcelos, cearense de Baturité. Hoje é nome de Rua na Água Fria, Sapiranga e Alagadiço Novo.
  • 1975 - Anastácio Martins Camelo, diretor da Imprensa Oficial do Ceará-Ioce, deixa o cargo.
  • 1976 - Inaugura-se, às 10 horas, em Messejana, na Praça da Matriz, a linha de ônibus Perimetral, que será explorada por nove empresas.
  • 1990 - Realiza-se XXII Regata Dragão do Mar, na qual classifica-se em 1º lugar o pescador Tomás Barros de Aquino, com a jangada “Lenira”. O 2º lugar coube ao pescador Eliseu Lima.
  • 1992 - Missa e traslado das cinzas do sopranista natural cearense Paulo Abel do Nascimento, em cerimônia no Cemitério Parque da Paz.
  • 2005 - Posse, no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, do bacharel em administração José Augusto Bezerra, como membro efetivo, eleito em 20 de junho de 2005, sendo saudado pelo consócio Caio Lóssio Botelho.
  • 2006 - Posse da nova diretoria da Associação Cearense de Jornalistas do Interior-Aceji: Presidente - Horácio Matoso; vice-presidente - Expedito Araújo.
  • 2019 - Morre no Hospital São Camilo, em Fortaleza, o escritor e pesquisador do Esporte Mundial, Brasileiro e Cearense, Aírton Silveira Fontenele, aos 92 anos de idade. Uma das maiores referências em Pesquisa sobre a Seleção Brasileira, Airton Fontenele sofreu complicações em uma Cirurgia e não resistiu, deixando três filhos e netos. Nasceu, em Viçosa do Ceará, era bancário aposentado do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e ficou marcado por ser uma das principais fontes da Imprensa Esportiva a respeito de Dados e Curiosidades da História do Futebol Cearense e da Seleção Brasileira. Escreveu 8 livros sobre a Seleção Brasileira, a partir de registros sobre Jogos e Campanhas Históricas, que fazia desde 1938. Na sua residência, idealizou e montou um Museu da Memória do Futebol Cearense, Brasileira e Mundial, sendo tocado hoje pela filha dele, a jornalista Beth Fontenelle (foto). Seu corpo é velado na Funerária Ethernus-Aldeota, e sepultado em seis de agosto de 2019, no Cemitério Parque da Paz.
  • Beth Fontenelle 5 de agosto de 2022 ! Eternas Saudades! 3 anos sem meu Anjo Pai @airtonfonteneleoficial ! Pai onde estiver, saiba do meu amor eterno. Acalenta a minha saudade é saber que o senhor está bem, ao lado de Deus. Você sempre foi o melhor Pai do Mundo em todos os aspectos: Anjo do bem, amoroso, extraordinário, visionário, genial e leal. Você é minha inspiração! Tanta admiração, tanto orgulho, tanto bem querer, tanto cuidado, tanto amor..  Hoje acredito em “Anjos da Guarda”, porque convivi com o melhor deles. Sigo, portanto por honrar a sua memória e legado. Brilha Pai, brilha muito aí no céu. Recebe o meu abraço apertado cheio de SAUDADES! Um privilégio ser sua filha e ter vivido tantos momentos felizes e especiais ao seu lado. Obrigada por tudo!  Que o nosso amor seja a mais linda lembrança. Te Amarei Infinito! Airton Fontenele, Amor Eterno! Sua filha e eterna fã @bethfonttenelle

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim