Aeris Energy Caucaia lança Relatório de Sustentabilidade 2021


A Aeris Energy, líder na fabricação de pás eólicas na América Latina e uma das maiores produtoras no mercado mundial, apresenta seu Relatório de Sustentabilidade 2021. 
Em sua sexta edição, o material da Companhia apresenta a toda a sociedade, aos colaboradores e aos investidores um panorama do desempenho econômico, social, ambiental e de governança corporativa ao longo do último ano.
A partir de sua operação, a Aeris Energy produziu em 2021 mais de 2,2 mil pás, com 17 linhas de produção ativas, sendo 11 maduras e seis linhas em processo de amadurecimento -- em operação há menos de um ano. O total de pás produzidas é capaz de equipar cerca de 760 aerogeradores.
No pilar ambiental, a Companhia realizou a destinação correta para mais de 18,3 mil toneladas de resíduos, direcionando-os para reciclagem e coprocessamento em cimenteiras, onde podem ser utilizados como substitutos de combustíveis fósseis, gerando menor impacto ao meio ambiente. Em 2021, o volume de resíduos não recicláveis destinados para coprocessamento cresceu cerca de 228%, no comparativo com o ano anterior.
- Desde 2020, contamos com um projeto para ampliar a destinação de não recicláveis para coprocessamento em indústria cimenteira. Para intensificar esta implementação, temos investido ainda mais na triagem, preparação, aumento da capacidade de armazenamento e na otimização da logística de transporte para os resíduos”, afirma o gerente executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Aeris Energy,  Marcos Valenzi Rabello.
Orientada pelos 10 princípios de desenvolvimento do Pacto Global, a qual é signatária desde 2016, a Companhia deu início ao trabalho de aplicação das recomendações do Guia de Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em sua estratégia corporativa. A partir de um amplo diagnóstico, foram definidos os ODS prioritários para o negócio.
- Considerando os desafios atuais e futuros da Companhia e da região onde estamos inseridos, elaboramos um estudo que contemplou 16 indicadores e 14 metas globais. Para 2022, vamos direcionar esforços para integrar ainda mais os ODS à nossa estratégia de atuação, além de comunicar nossos compromissos com esta agenda junto aos nossos stakeholders”, destaca  Marcos Valenzi Rabello.
No período, a Companhia iniciou, ainda, a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e Tratamento de Efluentes (ETE), que aumentará a capacidade de reutilização em até 60%, além de criar o Comitê para Redução de Água e Energia, que conta com um grupo multidisciplinar que envolve as áreas de Meio Ambiente, Manutenção Elétrica e Utilidades, para ampliar as iniciativas com foco na redução e tratamento de água e efluentes.
Atualmente, a Aeris Energy realiza o tratamento de todos os efluentes gerados em suas operações e não faz lançamento em corpo hídrico, tornando-os utilizáveis para irrigação de áreas verdes. Como resultado deste trabalho, em 2021, a Companhia registrou redução de 1,2% no volume total de efluentes descartados, em comparação com o ano anterior.
A Aeris Energy priorizou também a compra de energia elétrica proveniente de fontes renováveis, certificada via I-REC (International REC Standard). Com isso, a empresa atestou que 48,6 MWh utilizados foram provenientes de energia limpa, o que representa mais que 95% da energia elétrica consumida. A Companhia alcançou, ainda, cerca de 3.053 MW de energia gerada a partir da operação de parques eólicos que usam as pás produzidas pela Companhia, o que representa um aumento de cerca de 1,5% em comparação ao ano anterior.
Por meio de seu Comitê de Inteligência Social, a Aeris Energy beneficiou mais de 37,2 mil pessoas, com o trabalho de apoio e desenvolvimento de iniciativas sociais. Ao longo do ano, foram 8 projetos realizados, em 12 comunidades dos municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Fortaleza. Para estimular o desenvolvimento de ações sociais no entorno, a Aeris Energy destinou apoio financeiro para estes projetos, além de contribuir com doações diretas para as comunidades locais.
Para saber mais sobre a atuação e iniciativas da Aeris Energy, acesse o Relatório de Sustentabilidade 2021. O documento está disponível na íntegra, no site: Link
Sobre a Aeris Energy - Com fábricas localizadas estrategicamente em uma das melhores regiões para a geração de energia eólica no mundo, no Ceará, a Aeris Energy é líder na fabricação de pás para aerogeradores na América Latina, e uma das maiores produtoras no mercado mundial. Fundada em 2010, a empresa foi idealizada por um grupo de engenheiros oriundos do setor de aeronáutica, que vislumbraram o potencial de crescimento da energia eólica na matriz energética brasileira e a demanda cada vez maior por soluções sustentáveis no mercado de energia.
A Companhia possui atualmente mais de 5 mil funcionários, que atuam na sede administrativa e em duas plantas localizadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante e Caucaia-Ceará. Sua localização estratégica facilita não apenas o recebimento de insumos, mas amplia a competitividade nas exportações, que em 2021 foram responsáveis por cerca de 25% de toda a receita líquida da empresa. Com um portfólio que inclui grandes empresas multinacionais fabricantes de aerogeradores, a Aeris Energy atua sob o conceito Built-to-spec - produção voltada a atender as necessidades técnicas específicas de seus clientes-, desenvolvendo o estado da arte em processos de produção. Por meio da divisão Aeris Service, a empresa também presta serviços de manutenção e reparo para todos os modelos de pás e torres eólicas no Brasil e nos Estados Unidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde