No Sala de hoje

  1. SALA DE REDAÇÃO-AUDIÇÃO QUARTA-FEIRA, 30 DE MARÇO DE 2022, na Rádio Fortaleza FM 90.7, de quatro da tarde às seis da noite.
  2. MANCHETES FERNANDA BARROCAS.
  3. MANCHETES LEONARDO PEDREIRA.
  4. MANCHETES MIGUEL ANDERSON COSTA.
  5. MANCHETES CMFOR.
  6. Fortaleza acaba de ganhar uma excelente estrutura gastronômica para cearenses e turistas com um cenário maravilhoso: o Complexo Ecológico e Gastronômico de Sabiaguaba.
  7. O equipamento foi inaugurado com a presença do governador Camilo Santana (foto), vice-governadora, Izolda Cela, do prefeito de Fortaleza, José Sarto, do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e do titular da secretaria de Meio Ambiente, Artur Bruno.
  8. O governador Camilo Santana destacou a importância do equipamento para a preservação do meio ambiente e para a valorização do turismo sustentável em Fortaleza e no Ceará.
  9. CAMILO (1) TURISMO – tempo: 0:48
  10. No local, foram construídos 17 quiosques que vão oferecer o melhor da gastronomia cearense, com uma vista privilegiada para o Rio Cocó e as dunas da Sabiaguaba.
  11. Além da inauguração do equipamento, foi dado início ao Programa de Capacitação em Empreendedorismo e Gastronomia Social, para que os permissionários possam se preparar ainda mais a fiim de receber melhor o público e traçar estratégias para expandir seus negócios, como destacou o governador Camilo Santana.
  12. CAMILO (2) APOIO – tempo: 0:26
  13. A vice-governadora, Izolda Cela, exaltou a importância da obra para a cidade e para as pessoas do entorno que vão ser beneficiadas.
  14. IZOLDA (3) OBRA – tempo: 0:44
  15. A previsão de funcionamento pleno do Complexo é em julho de 2022, período de férias e elevada movimentação de turistas no Ceará. Mas até lá, as atividades já se iniciaram: a Secretaria de Meio Ambiente – Sema e o Instituto Dragão do Mar – IDM estão em constante diálogo com a comunidade para acompanhar a preparação dos quiosques para a abertura para o público, que será gradual e sustentável.
  16. O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, é um sonho da comunidade da Sabiaguaba que se realiza com a inauguração do Complexo Gastronômico.
  17. BRUNO (4) COMPLEXO – tempo: 0:56
  18. O Programa de Capacitação em Empreendedorismo e Gastronomia Social tem como parceiros para a realização dos cursos o Sebrae Ceará e a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará também gerido pelo IDM.
  19. O Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba faz parte do Parque Estadual do Cocó. É um equipamento público, administrado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Sema, em parceria com o Instituto Dragão do Mar e com a participação da comunidade da Sabiaguaba.
  20. O projeto promove o desenvolvimento sustentável da região através da valorização do patrimônio natural e cultural da Sabiaguaba. Como Complexo, ele se apoia em três grandes pilares: o Polo Gastronômico Tradicional, o Polo Cultural Memória e Natureza, e o Polo de Ecoturismo e Educação Ambiental.
  21. É, portanto, um local com vários atrativos para os visitantes e de oferta de serviços e atividades relevantes para a população cearense: lazer, gastronomia, arte, memória, fruição da beleza cênica local e, especialmente, preservação e educação ambiental.
  22. A gestão do Complexo será feita pela Sema e o IDM, sempre em diálogo com a comunidade local, o Conselho Gestor do Parque do Cocó, parceiros institucionais e os muitos amigos da Sabiaguaba. Estão previstas ações para gerar oportunidades de capacitação e renda para a população local, sobretudo nas áreas de gastronomia, educação patrimonial e ecoturismo.
  23. Com um investimento de pouco mais de R$ 11,5 milhões, o projeto teve como motivadores principais a adequação do espaço para os usos culturais e econômicos que já aconteciam tradicionalmente, de forma que também respeitassem o meio ambiente, diminuindo o impacto ambiental das atividades realizadas.
  24. O público tem ainda uma área de passeio no andar superior, com uma bela vista do mangue e do rio Cocó de um lado e das dunas da Sabiaguaba do outro.
  25. Na tradicional conversa virtual com os cearenses, o governador Camilo Santana assinou a lei, aprovada na Assembleia Legislativa do Ceará, que institui o Plano de Universalização do Tempo Integral na rede pública de ensino do Ceará até 2026.
  26. O governador destacou que a ação é fruto de uma política pública continuada que tem na universalização o seu fortalecimento.
  27. CAMILO (1) ESCOLA - tempo: 1:03
  28. Pelo plano, 326 unidades escolares de ensino médio serão reformadas ou construídas, num cronograma de expansão ano a ano entre 2022 e 2026.
  29. O governador Camilo Santana destacou a importância da iniciativa para o Ceará continuar avançando na educação.
  30. CAMILO (2) EDUCAÇÃO - tempo: 0:42
  31. Ao ser perguntado sobre previsão de convocação dos aprovados em cadastro de reserva do concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), o governador telefonou ao vivo para o superintendente do órgão, Maximiliano Quintino, que informou aos cearenses que 195 vagas serão criadas. A medida vai apoiar importantes programas desenvolvidos em todo o estado. A mensagem será encaminhada ainda nesta terça-feira para aprovação na AL-CE.
  32. Na oportunidade, o governador sancionou a lei, aprovada pela AL-CE, que cria a primeira Escola Pública de Trânsito do Ceará.
  33. CAMILO (3) TRÂNSITO - tempo: 0:42
  34. O governador também autorizou o reajuste na bolsa de transferência tecnológica do programa Agentes Rurais, que leva assistência aos agricultores familiares cearenses.
  35. CAMILO (4) AGENTES - tempo: 0:47.
  36. CAMILO ICAPUI-1
  37. CAMILO ICAPUI-2
  38. VEREADORES
  39. NOTICIÁRIO LEONARDO PEDREIRA.
  40. NOTICIÁRIO FERNANDA BARROCAS.
  41. NOTICIÁRIO RÁDIO JUSTIÇA.
  42. Mês da Mulher-Plenário aprovou no mês 14 projetos da pauta feminina-O Senado aprovou uma série de propostas indicadas pela Bancada Feminina no mês de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher. São projetos para garantir mais segurança às mulheres, inserção no mercado de trabalho, atendimento humanitário na hora do parto, entre outros. A senadora Zenaide Maia (PROS-RN) avalia que o mês foi produtivo, mas é preciso garantir que as propostas tenham andamento na Câmara dos Deputados. Marcella Cunha-2:26.
  43. BOLETIM LEG-5'24
  44. KILMER DE CAMPOS.
  45. LEONARDO LEAL.
  46. NBB FORTALEZA X FLAMENGO
  47. VOLEI MASCULINO SUPER LIGA B - REDE CUCA X MINAS-VAGA PARA SUPER LIGA A 2023-
  48. GIRO DE NOTÍCIAS ARW.2'09"
  49. SIMPLES ASSIM-18'43"-O Simples Assim desta semana traz duas canções de cabaré, interpretadas por Fernando Lélis e Luizito Gemma. O programa apresenta também os sucessos de duas grandes cantores românticas brasileiras: Wanderléa e Fafá de Belém.
  50. ENCERRAMENTO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto