Fortalezenses representam Brasil em Olimpíada Internacional de Matemática

O Brasil está entre os quase 60 países que vão participar da XI European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO), a Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas, a ser realizada de 6 a 12 de abril na cidade de Eger, na Hungria.
Das quatro estudantes convocadas para integrar a Seleção Brasileira, três são alunas do Sistema Farias Brito (SFB) no Ceará.
Cecília Mileskide Paula, Endy Lumy Okamura Miyashita e Gabriella Santana Morgado cursam o Ensino Médio no Colégio Farias Brito e já estão acostumadas com esse tipo de torneio.
As três chegam a EGMO com o histórico de terem participado de competições anteriores, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Os torneios são amplamente incentivados pelas escolas do sistema e com foco no desenvolvimento de habilidades dos alunos.
- As escolas do Sistema Farias Brito em geral, são entusiastas das olímpiadas de conhecimento em diversas áreas. Esta é a quinta vez que estudantes do Colégio Farias Brito participam da EGMO e vivenciam a experiência de conhecer novos horizontes, novas colegas e avaliarem seus conhecimentos. Quando falamos de gênero, o perfil dos alunos em competições de matemática é majoritariamente masculino, por isso a importância de eventos como esses para ampliarmos a participação cada vez mais", afirma a gerente de serviços educacionais Sistema Farias Brito, Ana Paula de Souza,
Às vésperas da competição, as alunas devem fazer um intensivo preparatório na primeira semana de abril, com o objetivo de revisão temática dos temas que costumam cair nas provas. O curso será aplicado pela organização da OBM, em Fortaleza (CE).
Além do Brasil, outros três países representam a América Latina na competição, sendo Bolívia, Costa Rica e Equador. As participantes brasileiras sonham em trazer a medalha de ouro para casa e repetir o feito da gaúcha Mariana Bigolin Groff, a primeira brasileira a levar ouro na Olimpíada Europeia de Matemática para Meninas, na competição de 2019, na cidade de Kiev, na Ucrânia. O objetivo da EGMO é abrir espaço e estimular a participação feminina na Matemática.





Sobre o Sistema Farias Brito

O Sistema Farias Brito, presente em mais de 300 instituições de ensino pelo país, é um método pedagógico originário da união de dois grandes grupos educacionais brasileiros: a Editora Moderna e a Organização Educacional Farias Brito, reconhecida por ser a que mais aprova nos exames de admissão para as universidades brasileiras, assim como lidera em número de alunos brasileiros que conseguem chegar e ganhar medalhas em olimpíadas internacionais de conhecimento. Nos últimos três anos, o Farias Brito teve finalistas nas olimpíadas de Matemática, Física, Química, Robótica, Informática e até Filosofia.

O Farias Brito também é líder nacional há quatro anos no Enem, com 4 notas máximas em Matemática no ENEM 2020. As escolas do grupo também lideraram os vestibulares da USP, Unicamp, Unesp, Colégio Naval, entre outros. A taxa de aprovação dos alunos do FB está entre as maiores do país.

O sistema foi desenvolvido por uma equipe pedagógica especializada em combinar teoria e prática de forma criativa e eficiente. A seleção dos conteúdos e ferramentas digitais com abordagens na medida certa para cada disciplina e nível de ensino, contribui para uma aprendizagem mais efetiva.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim