Arquivo Nirez para 6 de março

Arquivo Nirez para 6 de março na História de Fortaleza:
  • 1863 - Toma posse, no posto de Capitão do Porto do Ceará, o capitão de fragata Achiles Lacombe, em substituição a Antônio José Ferreira, que foi o primeiro a ocupar o cargo.
  • 1906 - Morre Joaquim da Silva Porto, um dos sócios da firma Novis Porto & Companhia, administradora da Estrada de Ferro de Baturité - EFB, que muda a razão social para Novis & Porto, conforme decreto nº 5.912.
  • 1914 - Morre, em Fortaleza, o 1º tenente honorário da Armada, Francisco José do Nascimento, o popular Chico da Matilde, ou Dragão do Mar, prático-mor, aos 75 anos incompletos, abolicionista, membro da Cearense Libertadora. É hoje homenageado com seu nome em uma rua da Praia de Iracema, no Centro Cultural do Estado, em duas emissoras de rádio e em uma corrida tradicional de jangadas. Era cearense de Canoa Quebrada, Aracati, nascido a 15  de abril de 1839.
  • 1921 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará o capitão-tenente Mário Emílio de Carvalho, substituindo o também capitão-tenente César Augusto Machado da Fonseca.
  • 1921 - Reinaugura-se, na Praça do Ferreira, agora em prédio de alvenaria, o Café Java, sob orientação de Edilberto Silva.
  • 1924 - Às 20h, fundou-se em Fortaleza, no prédio da Repartição Geral do Telégrafo - RGT, o Instituto Politécnico do Ceará, como sociedade cooperativa de responsabilidade limitada, que posteriormente criou a Escola Politécnica, cujo primeiro presidente foi Vitoriano Borges de Melo.
  • 1927 - Fundado, em Fortaleza, às 13 horas, o Partido da Mocidade, na sede da Escola de Agronomia, na Praça Marquês do Herval, atual Praça José de Alencar. O Conselho diretor era formado por Eduardo Pessoa Câmara (Eduardo Câmara), Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga), Moésia Rolim, Valdo Vasconcelos, Lauro Reis Vidal (Lauro Vidal), Sócrates Bonfim, Walter Pompeu, Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), Djacir Menezes, Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), Clínio Porto Mendonça, Geógrafo Amora, Josias Santiago, Luís Sampaio, J. Batista Cavalcante, José Perales, Antônio Soares, Josa Luz, José Augusto Lopes, José Sales Lopes, João Monteiro, Desidério Costa, Pedro Jerônimo de Sousa (Pedro de Sousa), Constantino Camelo, Artur Castelo Benevides, Rodolfo Ribas, Orlando Marinho, Alfeu Faria de Aboim (Alfeu Aboim), Demócrito Rocha, João Ribeiro Ramos, Valdir Osório, Antônio Gouveia Filho, Luís de Castro e Silva e Oscar Leite.
  • 1930 - Começa a funcionar o Ginásio São João sob a direção do professor César de Adolfo Campelo, na avenida Santos Dumont, 1169, no bairro Santos Dumont (Aldeota) na antiga Vila Quixadá, casa construída por Adolfo Quixadá e que foi usada como residência dos presidentes de Estado. Em dois de fevereiro de 1943 passou a ser Colégio São João. Em 1976, foi vendido para a Organização Farias Brito, mudando o nome para Farias Brito-Aldeota/1. Hoje no local existe um Supermercado Pão de Açúcar.
  • 1937 - Em Maranguape, inaugura-se o Balneário Pirapora, da organização comercial de F. Saboia, José Moacir Bezerra e Robert Braquehais.
  • 1950 - Assume a direção da Faculdade de Medicina do Ceará o professor Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço).
  • 1953 - Encontra-se em Fortaleza e apresenta-se no Ceará Rádio Clube o violinista russo Dajos Bela, de fama mundial que na realidade chamava-se Leon Golzmann.
  • 1959 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel PM Markan de Matos Dourado, daquela corporação, substituindo o coronel PM Guilherme Ferreira Lima.
  • 1963 - Toma posse o capitão de fragata Audísio de Oliveira Pombo, no comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, em substituição ao também capitão de fragata Newton Braga de Farias.
  • 1965 - Pela primeira vez os padres deixam a batina e passam a usar clergyman, abrindo polêmica no seio das famílias católicas e no dia seguinte é rezada a primeira missa em português. Hoje já não são usados clergyman, andando os padres completamente à paisana e as missas transformaram-se em festas profanas com direito a dança.
  • 1969 - Na Era da Comunicação, o Estado do Ceará é ligado ao mundo inteiro por satélite.
  • 1969 - Fundado, por iniciativa do poeta e tabelião Cláudio Martins, o Rotary Club de Fortaleza-Alagadiço, em área desmembrada do Rotary Club de Fortaleza-Oeste, tendo como primeiro presidente Itamar Barreto de Medeiros.
  • 1974 - Inaugurado, pelo governador César Cals de Oliveira Filho, o novo prédio do Comando Geral da Polícia Militar, na Avenida Aguanambi, projeto do arquiteto Marrocos Aragão.
  • 1974 - Grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez), o violonista e compositor Euclides Lemos, na residência do professor Francisco de Miranda Golignac, na Rua Redenção, 35, no Benfica.
  • 1974 - Morre, aos 61 anos, o professor José Sobreira de Amorim, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense nascido no Crato a 14 de maio de 1912.

  • 1975 - Inaugurado o Restaurante do Comerciário, na Rua 24 de Maio, 692, iniciativa do Serviço Social do Comércio-SESC, com a presença do senador José Pinto Freire, presidente da Confederação Nacional do Comércio.
  • 1983 - Realizado o segundo plebiscito para separação de Maracanaú de Maranguape havendo desta vez quorum, vencendo o sim, separando Maracanaú de Maranguape.
  • 1984 - Morre, aos 63 anos de idade, o jornalista editorialista e bacharel em direito Odalves Lima, cearense de Redenção nascido em 16 de abril de 1927.
  • 1985 - O tenente-coronel da Polícia Militar, Manuel Portela Mena Barreto, é empossado no comando da Academia de Polícia Militar Edgar Facó.
  • 1989 - Assume, pela segunda vez, a Presidência do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o escritor Mozart Soriano Aderaldo, substituindo o professor Antônio Martins Filho.
  • 2004 - O prefeito Juraci Vieira Magalhães (Juraci Magalhães) e a titular da Secretaria Executiva Regional-V (Grande Mondubim), Nelba Aparecida Arraes Maia Fortaleza (Nelba Fortaleza), inauguram, às 8 horas, na Rua Juvêncio Sales, s/n, no Aracapé, o Centro de Cidadania Professor João Hildo de Carvalho Furtado composto de escola municipal, Centro de Educação Infantil, creche e Unidade Básica de Assistência à Saúde da Família-UBASF, beneficiando as comunidades do Conjunto Esperança, Mondubim, Parque Presidente Vargas, Parque Jardim Fluminense e Parque Santa Rosa.
  • 2011 - Morre, no Hospital Monte Klinicum, o contabilista Jaime Avelino Chagas. Era nascido em dois de fevereiro de 1911.
  • 2018 - Morre, em Fortaleza, às 17h30, vítima de leucemia, aos 73 anos de idade, no Instituto do Câncer do Ceará-ICC, onde estava internado, o repórter policial Landri Pedrosa. É velado na Funerária Ethernus, na Rua Padre Vadivino, 1688, jornal O Povo e o sepultamento no Parque da Paz. Nascera em Catarina, em 20 de março de 1944.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde