Há sete anos morria Dedé de Castro

  •  Eis o 8 de fevereiro na História de Fortaleza, segundo o Arqui Nirez:
  • 1868 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o alferes adjunto Alexandre de Brito Paiva em substituição ao o tenente da Guarda Nacional, Iricleo Narbal Pamplona.
  • 1903 - Reinaugurada a Capela de Nossa Senhora da Conceição, na Pavuna, Pacatuba, após reconstrução.
  • 1904 - Funda-se o Centro Artístico Cearense na Rua Major Facundo, 141 (antigo), indo depois ocupar o prédio na esquina da Avenida Tristão Gonçalves, 1008 e Avenida Duque de Caxias, em 28/04/1912. Ali funcionou o Cine Centro e a Escola Pinto Machado, esta, que já vinha de prédio na Rua Major Facundo. O Centro Artístico na ocasião da fundação lançou manifesto à classe artística cearense, conclamando a luta contra os Aciolis.
  • 1904 - Assume, o novo Capitão do Porto do Ceará, capitão-tenente Joaquim d’Albuquerque Serejo, que substitui o também capitão-tenente Luís Lopes da Cruz, que foi destituído em virtude do morticínio por ele provocado no dia 03/01 durante a greve contra o alistamento na Marinha de Guerra.
  • 1907 - O Clube Iracema adquire, por compra ao Banco do Ceará, o prédio onde funciona há anos, na Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco, 1321), onde depois funcionaram a Faculdade de Farmácia e Odontologia, o Curso de Jornalismo da UFC e hoje é uma agência do Banco do Brasil.
  • 1923 - Chega ao Rio de Janeiro, o avião Sampaio Corrêa-II, com o aviador cearense Euclides Pinto Martins e o norte-americano Walter Hinton, que saíram de Nova Iorque em 17/08/1922. O primeiro Sampaio Corrêa sofreu um acidente sendo substituído.
  • 1925 - Abre-se a exposição do pintor Vicente Rosal Ferreira Leite (Vicente Leite) e do escultor José Rangel Sobrinho, na sede do Clube Iracema, no Palacete Ceará, na Praça do Ferreira, esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Guilherme Rocha.
  • 1927 - Chega em Fortaleza o jornalista e poeta Manuel Bandeira, que veio instalar uma sucursal da Agência Brasileira, agência telegráfica de notícias. Foi recepcionado na Associação Cearense de Imprensa-ACI, em sessão presidida por Gilberto Pessoa Torres Câmara (Gilberto Câmara) que o saudou.
  • 1938 - No local onde se iniciou a construção do Palácio do Comércio é desenterrada a pedra fundamental do primitivo Mercado Público (Mercado de Ferro), ali colocada em 18/04/1896.
  • 1941 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 100 anos de idade, o médico, ex-deputado Helvécio da Silva Monte, alagoano de Penedo que exerceu a presidência do Poder Legislativo do Ceará em 1881.
  • 1943 - Inaugura-se, em prédio na Rua Barão do Rio Branco, 1332, o Instituto Sant’Ana, dirigido pelas irmãs professoras Maria Alice Arruda Furtado, Livrau Arruda Furtado e Maria Adelina Arruda Furtado, com bênção pelo Arcebispo Dom Antônio de Almeida Lustosa.
  • 1944 - Pernoita em Fortaleza o compositor mineiro Ari Evangelista de Rezende Barroso, autor entre outros sucessos, de “Aquarela do Brasil”.
  • 1946 - Instala-se o Clube de Literatura e Arte-CLÃ, formado pelos expoentes do modernismo em Fortaleza, Francisco Martins (Fran Martins), Antônio Girão Barroso, José Stênio de Lucena Lopes (Stênio Lopes), Otacílio dos Santos Colares (Otacílio Colares), Aluísio Caldas Medeiros (Aluísio Medeiros), Joaquim Alves de Oliveira, Mozart Soriano Aderaldo, Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos), João Clímaco Bezerra, Artur Eduardo Benevides, Lúcia Fernandes Martins, José Maria Moreira Campos, Joaquim Braga Montenegro e outros. Sua base surgira ainda no I Congresso de Poesia em 1942.
  • 1948 - Primeiro dia de Carnaval, estreia, armado na Praça José Bonifácio, o Circo e Teatro Show.
  • 1952 - Nomeado para chefe do Serviço de Piscicultura em nosso Estado (hoje Diretoria de Pesca e Piscicultura do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-DNOCS), o engenheiro agrônomo Carlos Bastos Tigre, que vinha até então servindo no Serviço Agroindustrial.
  • 1953 - Constituição da nova diretoria do Sindicato dos Gráficos recentemente eleita para dirigir os destinos daquela entidade no decorrer do ano de 1953: Diretores - Carlos Jatahy Filho, Francisco Firmino e Vitor Alves de Sousa. Suplentes - Francisco Campos Pilcomar, Antônio Vieira de Sousa e José Egídio Pinheiro. Conselho fiscal - Joaquim de Paiva Peixoto, Salustiano de Melo e Tasso Hermes Monteiro. Suplentes - Carlos de Sousa, Geraldo Fernandes Costa e Manuel Cândido Dionísio.
  • 1956 - Preso em Russas o temido bandoleiro e pistoleiro conhecido por Catanã, logo transportado para Fortaleza, prestando depoimento na Polícia Central na Praça dos Voluntários.
  • 1962 - Em Fortaleza a cantora Ângela Maria, e a cantora portuguesa Nathercia Lins, que apresentam-se na TV Ceará Canal 2.
  • 1967 - Morre, às 19h40min, em Fortaleza, aos 99 anos incompletos, o bacharel em direito e poeta Júlio Barbosa Maciel (Júlio Maciel), cearense de Baturité onde nascera a 28/04/1888. Ocupou a Cadeira 28 da Academia Cearense de Letras - ACL. É hoje nome de rua no Jóquei Clube e Vila Manuel Sátiro.
  • 1969 - Coroados o Rei Momo Javeh I e Único (Javeh Arcoverde Alves) e a Rainha do Carnaval Sandra Mara.
  • 1979 - Pela manhã, morre, em Fortaleza, Weber Medeiros de Albuquerque, funcionário aposentado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBCT, aos 58 anos incompletos. Era cearense de Pacatuba, onde realiza-se seu sepultamento.
  • 1995 - Inicia suas atividades a Escola de 1º Grau Manuel Lima Soares, funcionando em prédio na Rua 130, 60, Tupã Mirim I, Parque Dois Irmãos, no Itaperi.
  • 2004 - O embaixador do Brasil em Portugal, Antônio Paes de Andrade, é agraciado com a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho da 7ª Região, no grau de Grã-Cruz. A solenidade, presidida pelo juiz Antônio Carlos Chaves Antero, aconteceu na sede do Tribunal Regional do Trabalho. A indicação para outorga da medalha foi da juíza Dulcina de Holanda Palhano. Em 05/12/2003, mais de 30 personalidades receberam a homenagem do TRT, concedida a cada dois anos. Na ocasião, Paes, não pôde comparecer ao evento por razão de compromissos em Portugal. A ordem Alencarina do Mérito Judiciário foi instituída em 19/05/1995 com o intuito de homenagear juristas, personalidades nacionais ou estrangeiras, servidores e entidades que se destaquem no Direito do Trabalho ou prestem relevantes serviços à Justiça.
  • 2015 - Morre em Fortaleza, aos 93 anos, vítima de causas naturais, o jornalista esquerdista José Edmundo de Castro (Dedé de Castro), que marcou época. Trabalhou em sua profissão em Fortaleza, em Teresina e em Brasília. Com sua capacidade jornalística aliada à sua veia boêmia, chegou a editor chefe do jornal Unitário, dos Diários Associados. Era um jornalista competente, respeitado e querido por todos os demais. Nascera em Itapipoca em 16/11/1921. Seu corpo é sepultado no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza. Trabalhou no Pixote, Diário do Nordeste e O Povo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto