Futricas Fortalezenses

 Eis o Arquivo Nirez para 20 de janeiro em Fortaleza:

1612 - Chega, do Rio Grande do Norte, com seis soldados e um padre, o açoriano Martin Soares Moreno que reconstrói a fortificação que é denominada Forte São Sebastião. Tinha amizade com os indígenas do Jaguaribe e depois foi até Camocim.

1871 - Toma posse como 32º Presidente da Província, o bacharel José Fernandes da Costa Pereira Júnior.

1871 - Morre o coronel Manuel Félix de Azevedo e Sá, que foi Chefe de Polícia, diretor do Colégio dos Educandos, Tesoureiro da Fazenda, deputado, tesoureiro da Alfândega e Mordomo da Santa Casa. Era cearense de Caucaia. 

1872 - Às 17 horas são inaugurados os trabalhos da Estrada de Ferro de Baturité - EFB com a presença do comendador João Wilkens de Matos, presidente da Província e do seu antecessor, o conselheiro José Antônio de Calazans Rodrigues (Barão de Taquari) e autoridades civis e militares. Os trabalhos consistiam na preparação do terreno (nivelamento) e obras de arte na responsabilidade do engenheiro Jerônimo Luís Ribeiro. 

1880 - Toma posse, no cargo de Capitão do Porto, o capitão-tenente e capitão de fragata Antônio Severiano Nunes, em substituição a Francisco Forjes de Lacerda.

1894 - Surge em Fortaleza a revista artística, literária e científica, "Ceará Ilustrado", que saía duas vezes no mês, com gravuras feitas na Litografia Cearense dos irmãos Costa Sousa, dirigida por Antônio Papi Júnior, Pedro Moniz e José Olímpio. 

1920 - Morre, no Rio de Janeiro, Henrique C. Samico, benemérito cearense. 

1922 - Inaugura-se a Loja Centenário, de tecidos e miudezas, de Antero Coelho de Araújo, na Rua Major Facundo, 40 (antigo), na Praça do Ferreira. 

1923 - Morre, no Rio de Janeiro, em acidente na explosão de uma caldeira, aos 42 anos, o engenheiro, bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas, polígrafo, romancista, poeta, ensaísta, Carlos Carneiro Leão de Vasconcelos (Carlos Vasconcelos). Era cearense de Granja nascido em 11 de setembro de 1881. Em sua homenagem existe uma rua na Aldeota e Dionísio Torres. 

1928 - Fundado o Centro dos Retalhistas, ideia surgida nas mentes de Almir Rodrigues, Valdemiro Saraiva da Silva, Joaquim Costa Josino e José Martins de Castro. Sua primeira diretoria era assim formada: Presidente - Joaquim da Costa Josino; secretário - Alfredo de Sousa; tesoureiro - Alfredo Aguiar; Diretoria - Almir Rodrigues, Valdemiro Saraiva da Silva, Luís Francisco de Oliveira, José Martins, Oscar Bráulio e Garcia e Idelfonso Bezerra Monteiro. 

1932 - Inaugura-se, à noite, a iluminação a gás no Viaduto Desembargador Moreira da Rocha (Ponte Metálica). 

1933 - Na Praça do Ferreira um incêndio destrói o Café Art-Nouveau e o Restaurante Chic, danificando a Casa Mário Campos, A Gávea, a Casa Parente, a Sorveteria Nice e o restaurante A Gruta, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua Major Facundo, 486. 

1936 - Ao aproximar-se de Fortaleza o paquete Santos, do Loyd Brasileiro, desaparece de bordo, misteriosamente, o nosso conterrâneo Francisco Carneiro, ex-proprietário da “Tipografia Carneiro”. Curiosamente, ao fundear em nosso porto, o comandante do Santos, Antônio Garcia Barroso, suicida-se, com um tiro no ouvido. 

1941 - Acontece a bênção do guindaste Titan, recolocado na Ponta do Mucuripe, em cerimônia oficiada pelo cônego Joaquim Rosa. Havia sofrido um acidente em três de junho de 1940, caindo ao mar.

1941 - O 6º Corpo de Base Aérea se desvincula do Exército Brasileiro passando à subordinação do recém criado Ministério da Aeronáutica. 

1944 - Morre, em Fortaleza, o odontólogo e capitalista, coronel Manços Valente Cavalcanti. Nascera em Missão Velha, CE, em 25 de maio de 1852. 

1946 - Inaugurado o Restaurante do Serviço de Alimentação da Previdência Social - SAPS, na Avenida Francisco Sá, na Jacarecanga, tendo na direção, como delegado, Péricles Moreira da Rocha “Pekim”, com as presenças do general Onofre Muniz Gomes de Lima, comandante da 10ª Região Militar. 

1950 - Morre, aos 69 anos de idade, Júlia Carneiro Leão de Vasconcelos (Júlia Vasconcelos), primeira mulher a ingressar no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). É hoje nome de rua no São João do Tauape. Nascera em Granja a 07/09/1880. 

1954 - Circula o primeiro número de Silhueta, redatoriado por Antônio Neves Lima sob direção de Mário Lima Ferreira. 

1956 - Morre, em Fortaleza, aos 62 anos incompletos, o deputado Osvaldo Studart Filho, chefe da firma Studart & Companhia. Era cearense de Fortaleza nascido em 29 de março de 1894 e formado em engenharia. 

1960 - Fundado o bloco carnavalesco Maracatu Ás de Paus, sob a presidência de Antônio Barbosa da Silva. Em 1964 muda a diretoria e também o nome, para Maracatu Rei de Paus. 

1962 - São entregues oficialmente ao público, às 10 horas, a Avenida Luciano Carneiro, a estação de Passageiros do Aeroporto Pinto Martins e inicia-se a montagem do 2º abrigo da Praça José de Alencar, com a presença do vice-governador em exercício Wilson Gonçalves e o prefeito Manuel Cordeiro Neto. 

1968 - Inaugura-se o Centro de Recuperação da Associação Beneficente Cearense de Reabilitação-ABCR. 

1969 - Instalada a Fundação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará - FADEC, criada pela Lei  9.108-A, de 27 de julho de 1968, e foi reorganizada em 24 de novembro do mesmo ano. Seu primeiro presidente foi Newton Aderaldo Castelo. 

1972 - O Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) institui a Medalha Barão de Studart. 

1978 - Inaugurado, na Barra do Ceará, 15 horas, monumento ao colonizador Martin Soares Moreno, projeto do professor Rubens de Azevedo, iniciativa do Departamento de Cultura e Turismo da Secretaria Municipal de Educação por ocasião do 362º aniversário da Colonização do Ceará.

1979 - Fundada, em Fortaleza, a Academia Cearense de Farmácia, instalada exatamente um ano depois. 

1980 - Inaugurado o Polo de Lazer da Barra do Ceará, com uma praça ainda sem denominação. Depois, em 20 de maio de 1980, passou a denominar-se Praça Doutor Jurandir Picanço. Seus limites são: a Orla Marítima, a Rua Jurandir Picanço e a Rua Doutor José Sales.

1980 - Instalada, em Fortaleza, a Academia Cearense de Farmácia, presidida por João Ribeiro Ramos, funcionando em sede provisória na Avenida do Imperador, 852. Fora fundada há exato um ano. 

1983 - Morre o ator Antônio Mendes “Toinho”, que também era humorista e trabalhava na TV Ceará Canal 2. 

1985 - Fortaleza é inundada por grande chuva que deixou ao desabrigo mais de 600 famílias. 

1993 - Morre em Fortaleza, em sua residência, enquanto dormia após o almoço, aos 56 anos de idade, vítima de problemas cardíacos, o técnico e ex-jogador de futebol Moésio Araújo Gomes (foto), sendo seu corpo velado na Funerária Ternura Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e sepultado no dia seguinte no Cemitério de São João Batista. Era licenciado em História pela Faculdade de Filosofia. Foi professor de Educação física, jogador de futebol iniciando no Gentilândia Futebol Clube indo em 1951 para o Fortaleza Esporte Clube. Jogou também no Remo, do Pará e no Náutico de Pernambuco. Moésio era nascido em Fortaleza no dia sete de dezembro de 1934. 

1998 - Pelo Decreto 10.229, publicado no Diário Oficial do Município 11.277, é criada a Escola Fundamental Ambiental Herbert de Sousa, na Rua São José, 1599, Santa Cecília.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto