Arquivo Nirez para 28 de janeiro

  •  Confira o Arquivo Nirez para 28 de janeiro na História de Fortaleza:
  • 1865 - Israel Bezerra de Menezes apresenta-se como voluntário à Guerra do Paraguai, após tomar conhecimento da declaração de guerra publicada no "Jornal do Comércio", sendo o primeiro voluntário.
  • 1882 - A sociedade Reform Club muda-se e inaugura sua nova sede, às 20 horas, na Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco, 187), onde depois funcionou o Clube Iracema. 
  • 1883 - Chega a Fortaleza o telefone a manivela, com primeira experiência realizada nesta data.
  • 1923 - Assassinado a tiros, na Praça do Ferreira, o chefe político, coronel Gustavo Augusto de Lima, por Raimundo de Aquino.
  • 1936 - Morre, em Fortaleza, a senhorita Minerva Brígido (Loló Brígido), funcionária da IFOCS, neta e secretária do jornalista João Brígido.
  • 1937 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza entra em entendimento com a Rede de Viação Cearense-RVC para a transferência do depósito de lenha da Estação do Otávio Bonfim para o local denominado Damas.
  • 1938 - Criada, dentro do Parque da Independência, a Cidade da Criança, escola de ensino pré-primário sob direção da professora Zilda Martins Rodrigues. Instalou-se no dia 26 de maio. Hoje tem o nome de Escola Infantil Alba Frota e está no Parque Pajeú.
  • 1941 - Inaugurado às 17 horas o ramal ferroviário Mucuripe-Parangaba e o prédio da nova Estação de Parangaba, pelo interventor Menezes Pimentel. Na ocasião, também, volta à atividade o guindaste Titan, que sofrera um acidente em 1940. A velha estação que recebeu o primeiro trem fora destruída implacavelmente.
  • 1942 - O Governo Brasileiro rompe relações diplomáticas e comerciais com os países do Eixo Roma-Berlim Tóquio: Alemanha, a Itália e o Japão.
  • 1942 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão de corveta Alberto Jorge Carvalhal.
  • 1942 - Chega em Fortaleza o comandante da Escola Preparatória de Fortaleza, coronel Mário Travassos.
  • 1949 - Chega em Fortaleza o novo cônsul inglês no Ceará, Mister H. J. Chippendale, o qual vem substituir nestas funções, Mister G. Burt Andrews.
  • 1950 - Registrado, pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE, o Partido Socialista Brasileiro-PSB, cuja Comissão Executiva era formada por: presidente, Gerardo Carlos Lemos; secretário-geral, José Edmilson Barros de Oliveira; secretário, Cid Peixoto do Amaral; tesoureira, Maria Melo Cavalcante; secretário de finanças, Jaime Gaspar de Oliveira; secretário de arregimentação, Jeová M. de Sousa; secretário de propaganda, Antônio Girão Barroso; secretário sindical, José Alencar Furtado; secretário de educação e assistência, Mário Rocha, registro solicitado em 05/12/1949.
  • 1953 - Morre, em Fortaleza, o comerciante Joaquim Costa Sousa, que foi o primeiro Cônsul da Holanda no Ceará. Foi Secretário da Fazenda no governo de Franco Rabelo. Ex-deputado estadual.
  • 1954 - Falecimento, à zero hora, de Ivan Castelo Branco, funcionário da firma J. Torquato & Cia., desta praça, que durante muitos anos, trabalhou no jornal O Povo.
  • 1959 - O advogado e ex-deputado Gentil Barreira assume o cargo de Ministro do Tribunal de Contas do Estado.
  • 1967 - Fundado mais um bloco carnavalesco em Fortaleza, a Escola de Samba Batuque do Morro, sob a presidência de Mário Vito, que logo renuncia, assumindo José Durval Marinho. Em 1974 mudou o nome para Escola de Samba Unidos da Vila.
  • 1969 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense-RVC, o engenheiro José Rego Filho, substituindo o engenheiro Elzir de Alencar Araripe Cabral (Elzir Cabral).
  • 1973 - Em cerimônia tendo lugar o Salão Nobre do Palácio da Abolição, contando com a presença do ministro Jarbas Passarinho, da Educação e Cultura, realiza-se, a entrega da Medalha Justiniano de Serpa aos educadores cearenses que mais contribuíram para o desenvolvimento do Ensino no Ceará, sendo agraciados as personalidades Adélia Brasil Feijó, Agar Cals Pessoa de Melo, Amália Xavier de Oliveira, Antônio Filgueiras Lima (post-mortem), Antônio Martins Filho, Antônio Martins de Aguiar e Silva (Martinz de Aguiar), Antônio Urbano da Silva, Luís Mozart da Costa e Silva (Mozart Solon), Otávio Terceiro de Farias, Paulo Sarasate Ferreira Lopes (post-mortem) e Raimundo Valnir Cavalcante Chagas (Valnir Chagas).
  • 1975 - Inaugurada, pelo governador César Cals, na Avenida Dom Manuel, o Instituto de Ressocialização, destinado ao encaminhamento de ex-reclusos à sociedade, mediante assistência social e psicológica e da destinação ao mercado de emprego.
  • 1976 - Inaugura-se, às 17h30, na Rua Floriano Peixoto, 878, a Agência Metropolitana de Fortaleza do Banco do Nordeste do Brasil-BNB, com a presença do ministro do interior Rangel Reis, das comunicações Quandt de Oliveira , do governador José Adauto Bezerra de Menezes e do prefeito Evandro Ayres de Moura. Usou da palavra na ocasião o presidente do BNB Antônio Nilson Craveiro Holanda (Nilson Holanda).
  • 1976 - Morre em São Paulo, na casa do seu irmão Raimundo de Menezes, a pianista cearense Chiquita Menezes, que com sua irmã Aurélia foi professora da piano em Fortaleza.
  • 1978 - O prédio da Receita Federal, na Avenida Pessoa Anta, sofre um incêndio de grandes proporções, com início às 20h, provocado por um curto-circuito que destrói metade do segundo bloco. É o antigo prédio da Alfândega, aquele todo de pedra que hoje pertence a Caixa Econômica Federal. Em outubro do ano seguinte a Receita mudou-se.
  • 1978 - Inaugura-se, no Jardim Esperança, o Teatro de Picadeiro, do Grupo Independente de Teatro Amador - Grita.
  • 1982 - Inaugurado, na enseada do Mucuripe, o “Píer” petroleiro, com a presença dos ministros do Transporte, das Minas e Energia e da Marinha.
  • 1986 - O operário Francisco Pereira Ávila morre, quando as cordas que seguravam o andaime em que trabalhava, no 11º andar de um edifício em construção na Avenida Beira-Mar, rompem. Ele cai e outros dois companheiros que estavam com ele ficam pendurados por meia hora, sendo salvos por outros trabalhadores.
  • 1987 - O Banco Industrial e Comercial S. A/BIC muda-se de suas sedes uma na Rua Barão do Rio Branco, 771 e outra na Rua Major Facundo, 260, para sua nova sede na Rua Barão do Rio Branco nº 905, onde funcionou o Banco dos Proprietários, inaugurando-a com grande festa às 20 horas, com a presença do governador.
  • 1987 - Inaugurado, em Fortaleza, o serviço de Radiotáxi, com estação instalada no Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários.
  • 1988 - Chega a Fortaleza Ronaldo Caiado, para instalar a União Democrática Ruralista - UDR-Ce.
  • 1989 - Eleita Rainha do Carnaval, no Grêmio dos Ferroviários, Letícia Menescal, candidata da Sociedade Esportiva e Cultural Arco-Íiris. O Rei Momo é Paulo Sérgio, o Paulão I e Único.
  • 1992 - Abre-se o I Salão de Humor de Fortaleza (Nacional) na Associação Atlética Banco do Brasil-AABB.
  • 1994 - Morre o professor Romão Nogueira Filgueira Sampaio, aos 83 anos de idade. Fundou o Educandário Santo Antônio, o Instituto Valdemar Falcão, publicou as revistas Alvorada e Marajaig, fundou a Associação Cearense de Folclore e publicou vários livros didáticos. Era um educador na expressão da palavra. O autor destas linhas estudou todo o primário e fez o curso de admissão ao ginásio no Instituto Valdemar Falcão, de sua propriedade, que funcionava em prédio na esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro I, local hoje ocupado pela Praça General Murilo Borges, em frente ao prédio do BNB Cultural hoje ocupado pela Justiça. Nascera no Crato, em 18 de novembro de 1915. 
  • 1999 - Lançado no Ideal Clube o livro A Guerra dos Panfletos - Maloqueiros versus Cafinfins, de autoria do escritor  Professor Waldy Sombra.
  • 2004 - Eleito à tarde, para a Academia Cearense de Letras-ACL, o desembargador Napoleão Nunes Maia Filho, presidente do Tribunal Regional Federal-TRF - 5ª Região, com sede no Recife, ocupará a cadeira de nº 32 deixada pela escritora Rachel de Queirós, falecida em  quatro de novembro de 2003. Napoleão recebeu 34 votos dos 36 integrantes da casa presentes ao pleito.
  • 2015 - Morre em Fortaleza, pela manhã, aos 49 anos de idade, no Hospital São José onde estava interno a seis dias, vítima de uma crise de Histoplasmose, o diretor e professor de teatro Sidney Souto. Seu corpo é velado no pátio interno do Theatro José de Alencar, na Rua Liberato Barroso, 525. 
  • 2018 - Morre o jornalista José Mário Pinto, aos 83 anos. Estava internado desde quinta-feira, por conta de uma pneumonia. José Mário tinha 61 anos de profissão, dos quais 54 anos no jornal O Povo. Foi primeiro-tenente do Exército e com bons relacionamentos na área militar, o jornalista dedicou-se à cobertura de assuntos relacionados aos militares durante boa parte da sua vida profissional. Foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Abrajet, na década de 1980, da qual foi presidente. Também integrou o Conselho Estadual de Turismo no Governo Gonzaga Mota e foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Administração, na gestão do prefeito José Walter Cavalcante. O velório ocorre no Parque da Paz, a partir das 23 horas sendo sepultado no dia seguinte.
  • 2018 - A corte momesca do Carnaval de Fortaleza é definida durante concurso no Teatro Chico Anísio, no bairro Benfica. Foram nove candidatos inscritos em cada categoria. O servidor público André Luís de Oliveira, de 42 anos, é escolhido pela quinta vez o rei. A bailarina Renata Façanha, de 36 anos, é eleita a rainha e a empresária Flávia Silva, de 31 anos, a princesa. Os vencedores da corte mirim são a rainha Alice Maria Lima, 8 anos, o rei Isaac Vieira Dias, 10 anos, e a princesa Lauren Mariane, de 9 anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto