Arquivo Nirez para 25 de janeiro

 O Arquivo Nirez para 25 de janeiro na História de Fortaleza:

  • 1834 - O Presidente da Província, Inácio Corrêa de Vasconcelos, faz proposta à S. Majestade Imperial para iluminação de Fortaleza.
  • 1867 - Morre em Fortaleza, o padre José Ferreira Lima Sucupira, ex-deputado ao Congresso da República do Equador, político, jornalista. Cearense do Crato nascido a oito de setenbro de 1781.
  • 1890 - O governo federal julga sem efeito o decreto que nomeara Custódio Alves dos Santos Chefe de Polícia, assumindo em substituição José Carlos da Costa Ribeiro Júnior, interinamente.
  • 1921 - Morre o educador Odorico Castelo Branco, fundador do Instituto Miguel Borges, que após sua morte passou a chamar-se Colégio Castelo Branco, em sua homenagem. Nascera em 1876.
  • 1924 - Fundada em Fortaleza a Associação dos Chauffeurs do Ceará-ACC, que se instalaria em 19 de julho. Os fundadores foram Mozart Pinto Damasceno, Henrique Diniz, Mário Pinto de Mendonça, Mário Oton do Amaral Henriques, Raimundo Vieira, Antônio Barbosa, Raimundo Barbosa, Rodolfo Tomé da Cunha, Francisco Alexandre da Silva, Celso Lopes, Paulo Barros, Pedro Tabosa, Francisco Joaquim da Silva, Luís Gonzaga Nogueira, Antônio Santos Barreto, José Coelho, Renato Carneiro, Francisco Gomes do Nascimento e José Correia de Vasconcelos.
  • 1925 - Fundado, sob os auspícios da Associação dos Merceeiros, a sociedade cooperativa de responsabilidade limitada Crédito Auxiliar dos Merceeiros.
  • 1928 - Circula o primeiro número do jornal A Esquerda, do poeta, jornalista e político Jáder Moreira de Carvalho, como redator-secretário Torres de Melo e como gerente F. Carvalho de Holanda.
  • 1930 - Egberto de Paula Pessoa Rodrigues funda a Serraria Fortaleza, vendida posteriormente a Rodrigues & Carneiro Ltda. e depois a Francisco Soares Pinto. Ficava na Rua Senador Pompeu, 1575/79 mudando-se depois para o número 2508.
  • 1932 - Instala-se, em Fortaleza, a seção cearense do Clube três de Outubro.
  • 1932 - Chega a Fortaleza, onde fará uma exposição de seus trabalhos, o caricaturista Manuel Paraguassu.
  • 1937 - Morre, em Maranguape, onde fora vigário, aos 81 anos incompletos, o monsenhor Vicente Salazar da Cunha (Monsenhor Salazar), hoje nome de rua no São João do Tauape, em Fortaleza, ex-deputado estadual que se dedicou ao magistério. Era cearense de Fortaleza nascido 27 de março de 1855 sendo sepultado em Maranguape.
  • 1939 - Inaugurada, em prédio na Rua General Sampaio, 439, na Praça Castro Carreira, a Casa de Saúde e Maternidade São Raimundo, de Medeiros & Soares Ltda., firma formada pelos médicos Juvenil Hortêncio de Medeiros e A. Otoni Soares. Anos depois se transferiu para a esquina da Avenida Barão de Studart, 790, com Rua Pereira Filgueiras, passando depois sua entrada para a esquina da Rua Pereira Filgueiras com Rua José Lourenço, 777.
  • 1941 - Estreia, no Ceará Rádio Clube-PRE-9, o conjunto vocal-instrumental Bando Cearense, formado no Rio de Janeiro e em visita ao Ceará. O jornalista Demócrito Rocha, ao ouvir o conjunto e sabendo ser um dos componentes apelidado de Melé, sugeriu o nome de Quatro Ases e um Melé, que posteriormente, no Rio de Janeiro, passou a chamar-se Quatro Ases e um Coringa, em virtude de não ser lá conhecido o Melé, e sim Coringa. O grupo era formado por Permínio de Pontes Medeiros, José de Pontes Medeiros e Evenor de Pontes Medeiros (irmãos), Esdras Falcão Guimarães (Pijuca) e André Batista Vieira (Coringa ou Melé).
  • 1943 - Instala-se, em Fortaleza, a 10ª Região Militar, em prédio na Rua Pedro I, 462. Seu primeiro comandante foi o general de brigada Francisco Gil Castelo Branco, que por encontrar-se em Fernando de Noronha, só assumiu em março. Ficou sob o comando interino do coronel João Felipe Bandeira de Melo.
  • 1943 - Inaugura-se, às 19h30min, o quartel do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva-NPOR, em prédio construído por orientação do capitão Manuel Cordeiro Neto.
  • 1945 - Data em que Wilson Araújo fundou a primeira loja A Esquisita, de venda de calçados. Depois foram abertas outras lojas, entre elas A Esquisitinha, especializada em artigos infantis.
  • 1946 - Incêndio destrói a casa comercial A Juazeirense, de propriedade de Luís Laurindo de Sousa.
  • 1953 - Posse da nova diretoria da Associação Comercial do Ceará, que deverá reger os destinos da prestigiosa entidade no biênio 1953-54. Está assim constituída a nova diretoria: Presidente - Júlio Rodrigues; Vice-presidente - Diogo Vital de Siqueira; 1º secretário - Laerte Fernandes; 2º secretário - Adolfo Caminha; 1º tesoureiro - Manuel Gentil Porto (reeleito); 2º tesoureiro - Carlos Jereissati; Diretores - Expedito Machado da Ponte (reeleito), Raimundo Oliveira Filho e Danilo de Alencar Pinto. Conselho Fiscal - Francisco Paracampos, Pascoal de Castro Alves e Antônio Caminha Muniz.
  • 1953 - O Jogo do Bicho, organizado em nosso estado com a cumplicidade do Governo, passa a correr duas vezes por dia, ao invés de uma só como vinha ocorrendo. A iniciativa tem por fim aumentar a cota destinada ao oficialismo.
  • 1954 - Toma posse a nova diretoria do Gentilandia Atlético Clube, agremiação alvianil da Primeira Divisão do futebol cearense. Presidente - José Barros Pereira; 1ª Vice - Sérvulo Mendes Barroso; 2º Vice - Gerson Boaventura Bastos; Secretário geral - Homero Farias; 1º Secretário - Mozart Mamede Pinheiro; 2ª Secretário - José Cândido da Silveira Fontenele (Zecândido); Tesoureiro geral - Geraldo Campelo; 1º Tesoureiro - Péricles Castelo Branco; 2º Tesoureiro - Valter Araújo; Diretor de esportes - Airton Teixeira Monte (Airton Monte) e adjunto - Armando Vitoriano Pinheiro.
  • 1956 - Nomeado Delegado do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários-IAPC no Ceará, Aldenor Nunes Freire.
  • 1961 - Criada pelo Decreto 140 do Arcebispado, a Paróquia de Nossa Senhora da Paz a entrar em vigor em dois de fevereiro de 1961.
  • 1975 - São inaugurados os pontos de táxis no centro da Cidade, em caráter experimental. Inicialmente, são quatro que se irão ampliando à medida das necessidades dos usuários. O Detran inicia a pesquisa sobre a aceitação popular da medida. Os quatro postos estão localizados no centro nervoso da cidade - ao longo da Rua Barão do Rio Branco, nas esquinas da Rua Pedro Pereira, Rua Liberato Barroso, Rua Guilherme Rocha e Rua São Paulo - onde havia dificuldade de apanhar táxi, face à disputa dos passageiros e à intensidade do tráfego. Tem a primazia o carro que chega primeiro e a forma mais racional para evitar confusão é formar fila. Visa a economia de gasolina .Nunca deu certo táxis em Fortaleza, ainda hoje funcionam como antigamente, carros de aluguel, com pontos fixos e quem quiser tem que solicitar por telefone ou ir aos postos. A única coisa que mudou foi o uso de taxímetro.
  • 1978 - Eleito Rei Momo 1978 o publicitário Francisco Antônio Martins Nogueira, com o lema “Onde Martins anda todo mundo samba”.
  • 1979 - Abertura, na Galeria Gardem de artes plásticas, de exposição do artista plástico cearense radicado no Recife, PE, já falecido, Júlio Ferreira de Azevedo, promoção da Academia Cearense de Letras-ACL e Casa de Juvenal Galeno, com trabalhos em óleo e aquarela. Júlio Azevedo era irmão do também artista plástico Otacílio Ferreira de Azevedo. 
  • 1989 - Forte chuva (81.2 mm) cai sobre Fortaleza na madrugada e na manhã, causando transtornos principalmente na periferia, com desabamentos e inundações.
  • 1989 - Toma posse na Cadeira 35, da Academia Cearense de Letras-ACL, o médico e escritor Antônio Argos Ponte de Vasconcelos, sendo saudado por Manuel Eduardo Pinheiro Campos.
  • 1991 - O coronel aviador Cláudio Queiroz assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, em substituição a José Araken Leão dos Santos, do mesmo posto.
  • 1993 - Assume o cargo de Capitão dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Pelágio Pereira Brandão, substituindo Carlos Barbosa Faillace, do mesmo posto.
  • 1993 - Irrompe, às 18h30min, violento incêndio que devora em poucos minutos o Armazém Paraná, na Rua General Sampaio, na Praça José de Alencar, atingindo várias lojas na Rua Guilherme Rocha, entre elas Sapataria Sônia, Minna Discos, Micheline Baby e o magazine Calçados Populares. O fogo foi debelado após quatro horas de intenso trabalho do Corpo de Bombeiros.
  • 1998 - Eleitos Rei Momo: Djanir Pinheiro Landim; Rainha do Carnaval Francisca Izamar Gomes Vieira: no anfiteatro da Fundação Cultural de Fortaleza. É a quarta vez consecutiva que Djanir reina no carnaval.
  • 2001 - Muda de comando a Base Aérea de Fortaleza, assumindo às 16h30 o coronel aviador Gerson Nogueira Machado de Oliveira, em substituição ao também coronel aviador Carlos Alberto Vieira.
  • 2003 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF, inaugura, no Parque Genibaú, uma das áreas mais carentes de Fortaleza, onde centenas de crianças estão fora da sala de aula, a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Frederico Ferreira Gomes que vai atender 1.200 alunos da Educação Infantil até a 4ª série, que serão distribuídas em três turnos, e que foram remanejados de outras áreas da cidade. A escola possui salas de aula, refeitório, auditório, salas para laboratório e arte, informática e ciência, videoteca, biblioteca e outras dependências.
  • 2005 - Devido a realizações nos campos político, social, religioso e ao apego que ganhou dos cearenses, o cardeal emérito Aloísio Lorscheider recebe, pela manhã, no auditório central da Universidade Estadual do Ceará-Uece, o título de Doutor Honoris Causa concedido pela instituição. A homenagem abre as comemoração de 30 anos da Uece e acontece 10 anos depois de o cardeal ter deixado o Ceará, onde por 22 anos foi arcebispo de Fortaleza. Mesmo com a demora, o cardeal gracejou dizendo que os cearenses estão perdoados, pois jamais imaginou que amaria tanto o Ceará.
  • 2018 - Falecimento, em Fortaleza, aos 90 anos, de João Juarez Albuquerque, conhecido apenas por Juarez, proprietário de uma das mais tradicionais sorveterias de Fortaleza. Teve complicações após uma cirurgia de vesícula. Iniciou a fabricação de sorvetes em Parnaíba, Piauí, vindo para Fortaleza em 1970. Seu corpo é velado na Funerária Ethernus, na Rua Padre Valdivino e o enterro no Cemitério Parque da Paz.
  • 2019 - Morre em Fortaleza, a cantora, atriz, radio atriz, produtora e contrarregra Carlota Peixoto Castro (Karla Peixoto), funcionária da TV Ceará. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Karla era pernambucana nascida na cidade de Exu-PE em dez de setembro de 1938, tendo vindo para Fortaleza em 1956.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto