Arquivo Nirez para 24 de janeiro

Arquivo Nirez para 24 de janeiro na História de Fortaleza:

  • 1786 -  Empossado o 12º Ouvidor Geral do Ceará, Manuel de Magalhães Pinto e Avelar de Barbedo.
  • 1831 -  Data da escritura de compra e venda do sobrado do português Francisco José Pacheco de Medeiros, o Pachecão à Câmara Municipal. Seria a Intendência Municipal.
  • 1883 -  Morre, em Fortaleza, na Santa Casa de Misericórdia, com a idade de 23 anos, o poeta Antônio Barbosa de Freitas, cearense da cidade de Jardim, onde nascera a 22 de janeiro de 1860. Hoje seu nome é rua que corta os bairros do Meireles e Dionísio Torres, em Fortaleza. 
  • 1901 -  Morre, em Fortaleza, o magistrado João Paulo Gomes de Matos, abolicionista, cearense de Icó nascido a 26 de junho de 1842. 
  • 1903 -  Toma posse, no comando do Batalhão de Segurança, o coronel do Exército João de Castro Pinheiro. 
  • 1912 -  Após muita confusão nas ruas de Fortaleza, quando da realização de passeata pró-candidatura Franco Rabelo, é deposto o então presidente do Estado, Comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli, sendo incendiadas, pela população, as casas do presidente Acioli, na esquina da Travessa Municipal (Rua Guilherme Rocha) com Rua 24 de Maio, e a do intendente coronel Guilherme César da Rocha (Guilherme Rocha), que fechava a Travessa Municipal na altura da hoje Praça Gustavo Barroso (Praça do Liceu). Também foi incendiada a Fábrica Progresso, do comendador Acioli. Substitui interinamente no governo, o coronel Antônio Frederico de Carvalho Mota, e na Intendência, João Marinho de Albuquerque Andrade. O Comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli nascera em 11 de outubro de 1840 no Icó-CE. Foi deputado e Senador do Império e da República. Governou o Ceará em três quadriênios. Guilherme César da Rocha nascera em Fortaleza, no dia 16 de agosto de 1846. Foi agente do Loide Brasileiro no Ceará e Intendente de Fortaleza deixando várias obras entre elas a primeira urbanização da Praça do Ferreira, Praça Marquês do Herval (atual Praça José de Alencar) e Praça Caio Prado (Praça da Sé).
  • 1912 -  O comandante do Batalhão de Segurança (Polícia Militar do Ceará-PMC), coronel Raimundo Augusto Borges entrega o cargo ao major João da Costa Pinheiro. 
  • 1921 -  Inaugurada na Avenida Duque de Caxias, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o monumento a Nossa Senhora da Paz, adquirido através de subscrição pública iniciada em 1912, por iniciativa de comissão chefiada por Milton Sousa Carvalho e Adolfo Gonçalves de Siqueira. Ficava no passeio, no meio da avenida. Depois foi transferida para o patamar da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. 
  • 1924 -  Grande incêndio destrói o prédio sede do Ceará Sporting Club, a mercearia de Rios & Companhia a Sapataria Catete e a Alfaiataria Cyrino, todos na Rua Senador Pompeu esquina com Rua São Paulo, 125, ficando a sede do Ceará Sporting Clube nos altos. 
  • 1927 -  Instala-se o Conselho Penitenciário do Estado do Ceará, criado pelo Decreto Federal 16.665, de 6 de novembro de 1924, que teve como primeiro presidente Francisco Gomes Parente. 
  • 1928 -  Inaugura-se a nova Ponte Metálica, agora denominada Viaduto Desembargador Moreira da Rocha, homenagem ao governador do Estado, que a inaugurou. O monsenhor Antônio Tabosa Braga (Monsenhor Tabosa) deu a bênção. Usou da palavra, o engenheiro construtor da obra, Francisco Saboia. A antiga ponte era de ferro com lastro de madeira, daí o nome de Ponte Metálica. Esta inaugurada, é de concreto armado, sob fiscalização do engenheiro Francisco Saboia de Albuquerque, da IFOCS (atual Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS). 
  • 1929 -  São lançados, pela firma Beleza & Garcez, os Cigarros Iole, com distribuição de cheques dentro das carteiras (maços), resgatáveis no Banco dos Merceeiros. 
  • 1930 -  O Colégio Nogueira, do professor Joaquim da Costa Nogueira, muda-se para prédio na Rua 24 de Maio, 139 (antigo). 
  • 1936 -  Quando estava de serviço, em sua mesa de trabalho, morre, de repente, o inspetor da Guarda Cívica, Ulisses Moreira. 
  • 1939 -  Morre, em Fortaleza, o coronel Leonel Jucá Bezerra, chefe da firma Jucá, Irmãos & Companhia. Era cearense de Boa Viagem nascido na Fazenda Inharé. 
  • 1945 -  Morre, em combate, próximo a Castelnuovo, na Itália, o soldado cearense de Assaré, Clóvis da Cunha Paes de Castro, quando participava de uma patrulha de reconhecimento. Foi sepultado pelos alemães em cova rasa, junto a outros companheiros. Depois foi transferido para o Cemitério Brasileiro de Pistóia, na Itália. Nascera em Assaré-CE em 1922. 
  • 1946 -  Federalizada a Faculdade de Direito do Ceará, de acordo com decreto assinado pelo Presidente José Linhares. 
  • 1951 -  O Instituto de Previdência do Estado-IPEC coloca à venda para os funcionários públicos estaduais terrenos nas Cajazeiras. É hoje a Cidade do Funcionário. 
  • 1954 -  Lançamento da pedra fundamental da Igreja de Nossa Senhora das Graças, na Vila Manuel Sátiro, em Parangaba, ato oficiado por dom Antônio de Almeida Lustosa.
  • 1954 -  Empossada a nova diretoria da Associação Beneficente de Monte Castelo: Presidente - José Martins Timbó; Vice-presidente - Bertoldo Perote de Sousa, 1º secretário - Gregório Guerreiro; 2º secretário - Francisco Bento de Sousa; 1º tesoureiro - Raimundo Saraiva Maciel; 2º tesoureiro - Osvaldo Farias; Orador oficial - Francisco de Assis Fernandes; Conselho fiscal - Francisco Lelis, Nilo Oliveira e José Afonso de Mesquita e Sá; Conselho de Honra - Paulo Cabral de Araújo, deputado Paulo Sarasate Ferreira Lopes, deputado Péricles Gomes de Araújo e professor Heleno Gomes de Matos. 
  • 1958 -  Morre, aos 88 anos de idade, advogado, professor, escritor poeta e jornalista, Francisco Alves Lima, piauiense de Pedro II, onde nascera no dia dois de janeiro de 1869. Hoje é nome de rua na Floresta, hoje Álvaro Weyne e Padre Andrade. 
  • 1960 -  Acontece, em Fortaleza, o I Congresso da União Nacional dos Estudantes. 
  • 1963 -  Entra novo comandante na 10ª Região Militar, o general Almério de Castro Neves, que substitui o general Nicolau Fico, que ficou apenas três meses e poucos dias.
  • 1963 -  Fundado em Fortaleza o Sindicato dos Empregados no Serviço de Telefonia do Ceará. 
  • 1964 -  Morre, em Fortaleza, a parteira diplomada Francisca das Chagas Rosa, desportista ardorosa, mãe do repórter fotográfico José Rosa de Araújo. 
  • 1975 -  Inaugurado o busto do poeta Catulo da Paixão Cearense, no jardim interno da Empresa Cearense de Turismo-Emcetur, em festa que contou com a presença do herdeiro da obra do poeta, Guimarães Martins, com apresentação do Coral dos Estado que interpretou músicas com versos do homenageado. Presente, o governador César Cals.

  • 1975 -  Escolhidos pela Comissão Organizadora do Carnaval de Fortaleza, o Rei Momo, que será o radialista Bezerra de Menezes (Bezerrão I), de 115 quilos e a Rainha do Carnaval, Suzana Maria Brás, representante da Sociedade Esportiva e Cultural Arco Íris - SECAI), localizado no bairro Nossa Senhora das Graças (Pirambu). Bezerra de Menezes substitui a Raimundo Narcílio de Andrade (foto), que renunciou. O Rei Momo integra a equipe esportiva da Rádio Dragão do Mar e é funcionário da ECT. 
  • 1980 -  Assume o novo secretário de Agricultura do Estado do Ceará, engenheiro agrônomo Francisco Ésio de Sousa.
  • 1981 -  Com o tema central Educação e Democracia inicia-se na Concha Acústica da UFC, o XIV Congresso Nacional de Professores. 
  • 1984 -  Toma posse no comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, o capitão de fragata Sérgio Oliveira de Araújo, em substituição a José Mauro de Vasconcelos Rocha. 
  • 1987 -  Morre, em Fortaleza, com a idade de 59 anos, vítima de câncer pulmonar, o jornalista Antônio Alves de Moraes Neto (Moraes Né). Nascera em Campos Sales-CE, a 26 de dezembro de 1927. 
  • 2003 -  Na Capitania dos Portos do Ceará, o capitão-de-mar-e-guerra João Luís de Queirós Carvalho Ferreira passa o comando para o o capitão-de-mar-e-guerra Antônio Fonteles Juaçaba, que não assume ainda o posto. Ele foi vítima de infarto e recupera-se de cirurgia de pontes de safena. No seu lugar, assume, interinamente, o capitão-de-fragata Jorge Antônio Fernandes Rocha Pitta. A solenidade realiza-se às 10h, na Escola de Aprendizes de Marinheiros - EAM, na Avenida Filomeno Gomes, no Jacarecanga, presidida pelo almirante Júlio Saboia de Araújo Jorge, comandante do 3° Distrito Naval.
  • 2003 -  O comando do 5º Esquadrão do 1º Grupo de Comunicações e Controle-GCC muda de comando oficialmente, no pátio em frente ao prédio do comando da Base Aérea de Fortaleza. A liderança passou do major-aviador Francisco Wilson Maia Guedes Filho para o comandante substituto major-aviador Marco Antônio da Costa. Atualmente, o 5º Esquadrão do 1º GCC opera com equipamentos italianos, sendo responsável pela operação do Controle de Aproximação de Fortaleza e das áreas condicionadas de treinamento. A unidade tem condições de efetuar o recolhimento de aproximação de precisão (Par) tanto para aeronaves militares como civis. 
  • 2015 -  Eleitos no Náutico Atlético Cearense o Rei, a Rainha e a Princesa do Carnaval cearense. André Gondim Lima Nunes é o Rei Momo, que tem como rainha Amanda Lopes Veloso e como Princesa Juliana Araújo Lima. 
  • 2019 -  Morre, em Fortaleza, aos 106 anos de idade, o advogado Raimundo Felício Neto, que apesar da idade mantinha ativa sua inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil-OAB-Ce. Fez parte da primeira turma de funcionários do antigo Conselho de Contas dos Municípios (CCM), depois transformado em Tribunal (TCM) e mais recentemente, extinto e absorvido pelo TCE. Foi gerente da Cooperativa Banco do Estado do Ceará onde este que vos escreve teve seu primeiro emprego. Seu corpo é velado na Funerária Ternura e sepultado no Cemitério São João Batista. Nascera em primeiro de março de 1912, no Ipu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Hidrogênio Verde