Há dez anos morria Lúcio Sátiro

Confira o Arquivo Nirez para 5 de dezembro na História de Fortaleza:

  • 1848 - Assume a Chefia de Polícia, o juiz de direito Antônio José Machado.
  • 1924 - Surge em Fortaleza a Refinaria Portinho, torrefação de café, refinaria de açúcar, beneficiamento de cereais, estivas e miudezas, da firma Viúva José da Silva Porto & Companhia, de Rosita Pereira Campos Porto e Antônio de Pádua Bezerra, na Rua General Sampaio, 41/45, na Praça Castro Carreira.
  • 1930 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Valdemar Cromwel do Rego Falcão, que fora eleito no dia cinco de dezembro.
  • 1930 - Assume o comando da Força Pública do Estado (atual Polícia Militar do Ceará), o coronel do Exército Brasileiro, Nelson Pinheiro.
  • 1935 - O Sindicato Condor Ltda. (depois Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul), inicia suas linhas até Fortaleza, amerissando seus aviões na Barra do Ceará, no Aeroporto Condor. Na ocasião, quando chegou o primeiro avião da Condor, um JU-52, de nome Taquary, pilotado pelo comandante Wachsmuth, que pousou nas águas do Rio Ceará. Estiveram presentes vários alemães residentes em Fortaleza, além do interventor Francisco de Menezes Pimentel, do agente da Condor Fritz Ulrichs e do Sr. Hans Kurt Stadtha, diretor de publicidade da Condor. Esta linha chegou a Fortaleza graças aos esforços de Friedrich Wilhelm Ferdinand Ernst Paschen (Ernesto Paschen), com o apoio do interventor federal Francisco de Menezes Pimentel.
  • 1946 - Nomeado José Rolim da Nóbrega, para diretor da Imprensa Oficial do Estado, substituindo Antônio Perilo de Sousa Teixeira (Perilo Teixeira).
  • 1951 - Inaugurada a Praça Dr. José Acioli, em Antônio Bezerra, entre a Rua Cândido Maia e Rua José Aurélio. É a praça onde fica a Estação Ferroviária de Antônio Bezerra.
  • 1953 - Instala-se, em Fortaleza, a X Semana Odontológica Brasileira, com participantes de delegações de vários Estados.
  • 1967 - O Diário Oficial do Município 3.815 trouxe o texto da Lei 3.480, do dia anterior, que modifica para Demócrito Rocha a denominação do antigo bairro da Marupiara, no distrito de Antônio Bezerra.
  • 1968 - Lançado o livro “Strip-tease” da Cidade”, do jornalista e radialista José César Coelho de Sena, na Livraria Renascença, de Luís de Carvalho Maia (Luís Maia), na Rua Major Facundo, 746.
  • 1969 - A luz de Paulo Afonso é inaugurada no distrito de Jubaia, município de Maranguape.
  • 1971 - Com a presença do vice-governador Francisco Humberto Bezerra de Menezes, do comandante da 10ª R.M., general Oscar Jansen Barroso, e do prefeito Vicente Cavalcante Fialho (Vicente Fialho), é inaugurada na Esplanada do Mucuripe, a Base de Provimento da Petrobras, composta de tanques de gasolina, de óleo diesel e de querosene, e duas plataformas, uma rodoviária e outra ferroviária.
  • 1974 - Entrega do título de Cidadão de Fortaleza, ao general Almir Macedo de Mesquita, na Câmara Municipal.
  • 1975 - Dado o nome de Largo da Assembleia, ao espaço existente entre os prédios do Museu do Ceará e o Palácio do Comércio e Rua Floriano Peixoto e Rua General Bezerril; e Largo do Mercado, ao trecho entre os Correios e o Banco do Brasil, e Rua General Bezerril e Rua Floriano Peixoto, na administração do prefeito Evandro Ayres de Moura.
  • 1976 - Instala-se, no Centro de Convenções, o VIII Seminário Brasileiro de Teleducação, promovido pela Associação Brasileira de Teleducação e Fundação Konrad Adenauer.
  • 1980 - Com a presença da primeira dama do Estado, Luísa Távora, abre-se a Exposição de Artesanato Nordestino - VI Exanor, no Centro de Convenções.
  • 1981 - A advogada Gislene Marques Bezerra, desquitada, 41 anos, é assassinada com três tiros de revólver, próximo ao 5º Distrito Policial de Parangaba.
  • 1985 - A Lei 6.038 extingue o Departamento de Vigilância Municipal e cria a Guarda Municipal de Fortaleza, de funções similares.
  • 1987 - Morre, aos 66 anos de idade, vítima de virada de sua F-1000, no caminho de Quixadá, o comerciante Francisco Eudes Ximenes, pioneiro com cadeia de mercados em Fortaleza (Mercantil São José).
  • 1988 - Morre, aos 59 anos de idade, o médico Cândido Ribeiro da Nóbrega, cearense de Quixadá.
  • 1992 - Morre, em Fortaleza, aos 84 anos de idade, o comerciante, industrial, educador, ex-deputado e ex-governador Franklin Gondim Chaves (Franklin Chaves), cearense de Fortaleza, nascido no Sítio Bom Futuro, nas Damas, em 10 de fevereiro de 1908, que foi presidente da Assembleia Legislativa em 1966-1967. Era filho de Dulcinéa Gondim.
  • 1994 - Toma posse no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o escritor, historiador e ex-deputado, Marcelo Caracas Linhares (Marcelo Linhares).
  • 1998 - Anunciada a extinção da Companhia Feminina da Polícia Militar. O Relações Públicas da PM, na época, coronel Maciel Soares, garantia a continuidade da realização dos concursos para as mulheres.
  • 2000 - Irrompe um incêndio que destrói o almoxarifado do Hospital Geral de Fortaleza-HGF.
  • 2000 - Inaugura-se mais um Hiper Mercado Bom Preço, no local antes ocupado pela Usina Gurgel, na esquina da Avenida José Bastos (hoje Avenida José Jatahy) com Avenida Bezerra de Menezes. Já existia um no planalto do Papicu. O grupo hoje pertence ao Grupo Holandês, Royal Ahold,
  • 2003 - Trinta e cinco personalidades recebem, às 17 horas, a Medalha da Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho, em solenidade no pátio do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. A cerimônia, que acontece a cada dois anos, agracia os cearenses Ministro Ives Gandra (TST); Desembargador João de Deus Barros Bringel (TJ-CE); Desembargador Fernando Ximenes (TRE-CE); juiz de direito Aziz Jereissati; Sylviane Fontenele Santos (secretário geral da presidência do TRT-7ª Região); Desembargador José Cláudio Nogueira (TJ-CE); desembargadora Gisela Costa; empresário Jaime Tomás de Aquino (Jaime Aquino); Juiz Francisco Martins (TRT-7ª); Maria Ivonete Ximenes; Ministra Cristina Peduzzi (TST); Juíza Flávia Simões (TRT-10ª); procuradora de Justiça Maria Iracema do Vale Holanda (Iracema Holanda); promotor de Justiça Teodoro Silva Santos; David Lopes de Oliveira; Ministro Vantuil Abdala (TST); Ministro Milton de Moura França (TST); Juiz Luís Philippe Vieira de Melo (TRT-3ª Região); procuradora Diana Isis Costa (TST); Juiz Jorge Luís Barreto (Federal); escritor Frei Betto; Wagner Barreira Filho (procurador Geral do Estado); advogado Marcos Roberto Monte e Silva; Ana Cecília Alcântara (TRT-7ª); Ana Maria Freire Pitta (TRT-7ª); ministro Álvaro Ribeiro da Costa (advogado Geral da União); juíza federal Maria de Fátima Paula Pessoa; Deputado Federal Eunício Oliveira; Jornalista Wilson Ibiapina; Hilda Leopoldina Barreto (procuradora regional do Trabalho- 7ª); José Antônio Parente da Silva (procurador Regional do Trabalho- 7ª); jornalista José Carneiro Rangel (José Rangel); empresária Elisa Gradhvoll; e João Cirino Gurgel (servidor do TRT-7ª). A Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho foi instituída em 19 de maio de 1995, com o objetivo de homenagear pessoas que se destacam no Direito do Trabalho ou prestam relevantes serviços à Justiça do Trabalho no país. Antônio Paes de Andrade, embaixador do Brasil em Portugal; não pôde comparecer à solenidade, adiando seu recebimento.
  • 2011 - Morre o radialista Lúcio Sátiro, locutor que iniciou a carreira na Rádio Uirapuru. Ele era nascido em Fortaleza, no dia 9 de agosto de 1943. Na foto com a filha jornalista Marina Sátiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses