Arquivo Nirez para 21 de dezembro

Confira o 21 de dezembro na História de Fortaleza, segundo Arquivo Nirez:

1873 - A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará tem novo comando quando o capitão-tenente Achiles Lacombe substitui o capitão-tenente José da Cunha Moreira.

1878 - Criada, pela Lei Provincial 1790, a Escola Normal, que seis anos depois estaria em sede própria na Praça Marquez do Herval, hoje José de Alencar.

1894 - Assume a Capitania do Porto do Ceará e a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, interinamente, o 1º tenente Doutor João Guilherme Studart, pela saída do titular, capitão-tenente Eduardo Augusto Veríssimo de Matos.

1901 - Publicado em Fortaleza o primeiro número do jornal "Intransigente", redatoriado por José de Castro e Fernando da Costa Weyne (Fernando Weyne), “para os simples e para os bons e contra os maus”.

1905 - A Farmácia Pasteur, na Rua Major Facundo nº 16, depois 202 (antigos, atual nº 538), na Praça do Ferreira, com frente também para a Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco, 203 (antigo), é vendida, por Francisco Alves Linhares Filho, a Eduardo de Castro Bezerra.

1911 - Lançamento do nome do coronel Marcos Franco Rabelo como candidato à presidência do Estado do Ceará em substituição a Antônio Pinto Nogueira Accioly.

1921 - Morre, em Fortaleza, o advogado e professor Pompílio Cordeiro da Cruz (Pompílio Cruz), ex-deputado, cearense de Canindé nascido em seis de janeiro de 1861. Foi sepultado no Cemitério São João Batista.

1939 - A Guarda Cívica de Fortaleza passa a denominar-se Guarda Civil de Fortaleza.

1944 - Pracinhas (expedicionários) cearenses do 23º Batalhão de Caçadores - 23º BC e do 29º Batalhão de Caçadores - 29º BC, que vão para a guerra, desfilam pelas ruas centrais de Fortaleza, despedindo-se do povo e são vibrantemente aplaudidos.

1951 - Realiza-se, sob a presidência do desembargador José Pires de Carvalho, a última reunião do ano, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará-TJCE. Foram eleitos os novos dirigentes: desembargador João Damasceno Fontenele para a Presidência, desembargador Virgílio de Brito Firmeza (Virgílio Firmeza) para a vice-presidência, diretor do Fórum o desembargador Arnaud Ferreira Baltar (Arnaud Baltar). Por sorteio, escolhidos membros do Conselho Disciplinar da Magistratura os desembargadores Olívio Câmara e Arnauld Baltar.

1952 - Eleição da nova diretoria que regerá os destinos do Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU), no ano de 1953: Presidente - Cláudio Martins; vice dito - Orlando Mota; Secretário – José Stênio de Lucena Lopes (Stenio Lopes); Subsecretário - Hermenegildo de Sá Cavalcante; Tesoureiro - Ignácio Parente Filho; Sub-tesoureiro - Ivan de Castro Alves; Bibliotecário – Francisco Martins (Fran Martins); Oradores - Luciano Campos de Magalhães (Luciano Magalhães) e João Clímaco Bezerra. Conselho Deliberativo: Haroldo Gondim Juaçaba (Haroldo Juaçaba), Antônio Ferreira Braga, Carlos Pompeu Gurgel do Amaral, Cecil R. Salgado, Genésio Duarte, Jorge Moreira da Rocha e Newton Teófilo Gonçalves (Newton Gonçalves). Suplentes: Celso Augusto de Moura Nunes (Celso Nunes), Walter Borges Cabral, Sara Fiúza Leão, Antônio Albuquerque, Walter de Moura Cantídio (Walter Cantídio), Antônio Jorge de Queirós Jucá (Antônio Jucá) e Jorge Gentil Barbosa.

1980 - Morre, aos 72 anos de idade, o médico traumatologista João Estanislau Façanha, nascido no sítio Priaóca, no Aquiraz em seis de novembro de 1907.

1982 - Eleito, para a Cadeira 23, da Academia Cearense de Língua Portuguesa, o professor Genuíno Sales.

1988 - Suspensa a intervenção no Banco do Estado do Ceará (BEC), que volta a ser administrado pelo Governo Estadual, e o presidente João Batista Santos permanece.

1992 - Começam a funcionar, em caráter experimental os primeiros telefones públicos a cartão, sendo colocados aparelhos no North Shopping, na Avenida Bezerra de Menezes, no Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, na Avenida Deputado Oswaldo Studart e no Center Um, na Avenida Santos Dumont.

2000 - Divulgado os resultados parciais do Censo 2000 do IBGE em Fortaleza, apresentando um crescimento de 1,73% ao ano no período anterior (1980-1991), com uma população de 2.138.234 habitantes só na cidade e 2.974.915 habitantes em toda a Região Metropolitana de Fortaleza ( RMF).

2003 - Morre na madrugada, às 3h10, na Casa de Saúde São Raimundo, vítima de uma infecção, aos 89 anos de idade, José Cassiano da Silva (Muriçoca), figura popular, elegante, usando gravata borboleta, um dos mais conhecidos e queridos personagens que passaram pelo Teatro José de Alencar - TJA. Recebeu o apelido após comentário sobre o inseto em 1961. Em 1932, quando se alistou para servir nas Forças Provisórias, durante a Revolução de 30, veio do Crato para Fortaleza e teve o teatro como primeira casa na Capital, que funcionava como quartel na época. Foi cobrador da Sociedade dos Merceeiros; em 1965 ele passou a atuar no TJA, como contrarregra, por influência do diretor de teatro Domingo Gusmão de Lima. Em 1973 foi nomeado funcionário do teatro. Depois deixou de ser contrarregra e passou a recepcionista de espectadores e visitantes. Seu corpo é velado no Palácio da Abolição. Seu cortejo passa pelo Teatro José de Alencar, onde há uma homenagem e de lá seu corpo segue para o Cemitério São João Batista, localizado no Centro, em frente a casa onde ele sempre viveu ao lado da esposa, sendo sepultado no final da tarde.

2005 - o Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco) compra o Banco do Estado do Ceará (BEC) no leilão que ocorre sem medidas judiciais que levassem a sua suspensão após muita luta da ambos os lados, os que queriam e os que não queriam a privatização.

2018 - Morre, em Fortaleza, o ex-vereador Antônio Durval Ferraz Soares aos 70 anos. Estava acamado há três anos vítima de uma doença neurológica degenerativa, mas é acometido de pneumonia. Cumpriu quatro mandatos e criou a Comissão de Direitos Humanos da Casa. Foi destaque na luta pelas minorias e contra a violência praticada contra homossexuais. Durval foi também professor de Religião de escolas de Fortaleza e era adepto da chamada Teologia da Libertação. O velório ocorre no dia seguinte com enterro às 11 horas, no Cemitério Jardim Metropolitano, no município do Eusébio (RMF).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses