Futricas Fortalezenses

Eis o Arquivo Nirez para seis de outubro, na História de Fortaleza:
  • 1814 - Nomeado o 19º Ouvidor Geral do Ceará, João Antônio Rodrigues de Carvalho, que era Juiz de Fora de Goyana.
  • 1834 - Inácio Corrêa de Vasconcelos passa as rédeas do Governo da Província ao padre José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), cearense de Barbalha, nomeado em 23 de agosto de 1833.
  • 1842 - José Vieira Rodrigues de Carvalho e Silva é o novo Chefe de Polícia. O quartel da Polícia funcionava no prédio da Intendência Municipal, mudando-a para prédio em frente, na diagonal, onde hoje fica o Palacete Ceará.
  • 1897 - Morre, em Canudos-BA, o cearense de Quixeramobim Antônio Vicente Mendes Maciel, nascido em 13 de março de 1828, conhecido por Antônio Conselheiro, líder religioso. Foi massacrado pelo Exército Brasileiro juntamente com centenas de adeptos.
  • 1897 - Constituída em Fortaleza a Sociedade Cearense de Amadores Fotográficos, que fundida ao Grêmio de Propaganda Fotográfica resultou na criação do Foto Clube Cearense. A reunião inaugural realizou-se na residência do fotógrafo Moura Quineau.
  • 1906 - Surge a revista literária, filosófica, científica e comercial "Fortaleza", dirigida por Joaquim Pimenta e Raul Uchoa, tendo com secretários Jaime Alencar e Mário Linhares, gerente, Eurico Matos e tesoureiro Genuíno de Castro.
  • 1906 - Morre, aos 66 anos de idade, em Fortaleza, João Eduardo Torres Câmara (João Câmara), jornalista, ex-vereador e ex-deputado. Foi o fundador e editor do "Almanaque do Ceará", que a partir desta data passa a ser editado por seu filho Sófocles Torres Câmara (Sófocles Câmara). Hoje é nome de rua na Vila União. Era nascido em Aquiraz, em 12 de dezembro de 1842.
  • 1916 - A Chefatura de Polícia muda-se, em seis de outubro de 1916, do Palacete Ceará para o Palacete Iracema na esquina da Rua General Bezerril com Rua Guilherme Rocha, fundos do Palacete Ceará.
  • 1941 - Desastre aviatório ocorrido em Fortaleza com um avião Calver Cadet, do Aero Clube do Ceará, em vôo de instrução cai em parafuso, matando o médico José Pestana Alves e o tenente José Bernardo Roma (Tenente Roma). José Pestana fotografara os jangadeiros que foram no raide ao Rio de Janeiro em 1941 e o tenente Roma hoje é nome de Rua na Aerolândia, em Fortaleza.
  • 1942 - Instituída pelo Governo Federal nova moeda, o Cruzeiro, como unidade monetária brasileira. A nova moeda substitui o mil réis. O Cruzeiro é dividido em centavos. O “mil réis” que se escrevia 1$000 passará a valer Cr$ 1,00 (um Cruzeiro). A reforma monetária havia sido prometida ainda na República Velha, por volta de 1924.
  • 1949 - Reinaugurado o Restaurante Popular do Serviço de Alimentação da Previdência Social - SAPS, no Jacarecanga.
  • 1971 - Com o corte da fita simbólica feito pela sra. Auta Machado Lemos, esposa do sr. Arnaldo de Azevedo Lemos, superintendente da Terra-Companhia de Crédito Imobiliário e pelo governador César Cals, são inauguradas as primeiras 250 casas da primeira etapa do conjunto habitacional Cidade 2.000. A bênção das primeiras unidades foi feita pelo padre José Olavo Rodrigues. José Quaresma de Moura, o primeiro classificado, recebeu do governador César Cals, as chaves de sua residência. O projeto urbanístico da Cidade 2.000 é de autoria do arquiteto pernambucano Paulo Barbosa Magalhães e as casas, do arquiteto gaúcho Rogério de Sousa Fróes.
  • 1972 - Falece, na Casa de Saúde São Raimundo, aos 58 anos o jornalista Tancredo de Castro Bezerra, diretor comercial da Gazeta de Notícias. Era engenheiro agrônomo. Nos idos de 1939 a 42 foi craque de futebol, popularizando-se em todo o Ceará, tendo como clube o Sport Club Maguari.
  • 1973 - O quadro da Associação Atlética Banco do Brasil-AABB sagra-se campeão cearense de Futebol de Salão (Futsal) de 1973, com a vitória sobre a equipe do Sumov, no Ginásio Paulo Sarasate.
  • 1977 - Morre o médico otorrinolaringologista Ciro Carneiro Leal, aos 71 anos de idade.
  • 1977 - Inaugurado, às 18 horas, em Parangaba, pelo prefeito Evandro Ayres de Moura, a primeira unidade de descentralização do Instituto José Frota, em terreno doado pela Fundação São Sebastião, criada por Maria José Barroso de Oliveira, chamando-se a casa de saúde, Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira.
  • 1978 - O governador José Waldemar Alcântara e Silva inaugura, às 17 horas, as novas instalações do Serviço de Processamento de Dados do Estado do Ceará-Seproce, na Avenida da Universidade, 3319.
  • 1980 - Chega em Fortaleza, em viagem cultural, o escritor Aurélio Buarque de Holanda, autor do famoso Dicionário Aurélio, convidado que foi por diversas agremiações culturais.
  • 1981 - Abertura do IX Congresso da Associação Brasileira de Juízes de Menores, no Centro de Convenções do Ceará, com a presença do governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora (Virgílio Távora).
  • 2000 - Inaugura-se, na Avenida Santos Dumont, 399, a Farmácia Unimed, visando comercializar medicamentos aos seus clientes a preço de custo. Não existe mais.
  • 2001 - Morre, pela manhã, aos 88 anos incompletos, o engenheiro agrônomo, advogado, escritor e orador Francisco Alves de Andrade e Castro, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).e da Academia Cearense de Letras-ACL. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte pela manhã. Era cearense de Mombaça, antiga Maria Pereira, onde nascera a 21 de novembro de 1913.
  • 2002 - Realizam-se em todo o País eleições para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente de República. Os candidatos à Presidência da República são Ciro Ferreira Gomes (PPS), que tem como vice Paulo Pereira da Silva (PTB); Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira (PSB), vice: José Antônio Figueiredo de Almeida Silva (PSB); José Serra (PSDB), vice: Rita de Cássia Paste Camata (PMDB); Luís Inácio Lula da Silva (PT) vice: José Alencar Gomes da Silva (PL), Rui Costa Pimenta (PCO) vice: Pedro Paulo de Abreu Pinheiro (Pepe) (PCO); e José Maria de Almeida (PSTU); vice: Dayse Oliveira Gomes de Almeida (PSTU). No Ceará os candidatos ao Governo do Estado são Cláudia Maria Menezes Brilhante (PTB) tendo como vice Jorge Francisco Brás (PTB); José Aírton Félix Cirilo da Silva (PT) vice: Mariano Araújo Freitas (PCdoB); Lúcio Gonçalo de Alcântara (PSDB) vice: Francisco de Queirós Maia Junior (PSDB); Pedro de Albuquerque Neto (PDT) vice: Raimundo José Arruda Bastos (PDT); José Sérgio de Oliveira Machado  (PMDB) vice: Carmen Ulisses Peixoto Esmeraldo (PFL); Raimundo Pereira de Castro-Raimundão (PSTU) vice: Nericilda Bezerra da Rocha; e José Wellington Landim (PSB) vice: Pedro Augusto de Sales Gurjão (PSB). Para o Senado são candidatos: Raimundo José Aguiar Ribeiro (PSTU), Eudoro Walter de Santana (PSB), Pastor Gelson Ferraz de Medeiros (PL), Mário Mamede Filho (PT), Paulo de Tarso Lustosa da Costa (PMDB), Paulo de Tarso Melo Lima (PHS), Patrícia Lúcia Saboya Ferreira Gomes (PPS) e Tasso Ribeiro Jereissati  (PSDB).
  • 2004 - Inaugurada a nova sede do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor - Decon em Fortaleza. O órgão ocupará um prédio de três andares da Rua Barão de Aratanha, 100, no Centro da cidade, onde funcionou um posto da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
  • 2007 - Morre, no Rio de Janeiro-RJ, onde estava radicado há mais de 60 anos o pianista concertista, pesquisador e compositor Aloysio de Alencar Pinto, fortalezense nascido em três de fevereiro de 1911. Era membro titular da Academia Brasileira de Música e da Academia Nacional de Música.
  • 2009 - Enterro, às 17 horas, no Cemitério Parque da Paz, dos restos mortais do estudante ativista e guerrilheiro Bérgson Gurjão Farias (foto), membro do PCdoB que participava da guerrilha do Araguaia e que foi barbaramente assassinado por paraquedistas do Exército em oito de maio de 1972, sendo pendurado de cabeça para baixo em uma árvore como exemplo. Foi enterrado no Cemitério de Xambioá. Seu corpo foi encontrado em 1996 pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal. Seu corpo recebeu a denominação de X-2. Sua família participou de um banco de DNA para identificação do corpo. Antes do sepultamento é inaugurado um memorial em sua homenagem na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará-UFC, com a participação do governador Cid Ferreira Gomes e da prefeita Luizianne Lins. Bérgson nascera em Fortaleza, a 17 de maio de 1947.
  • 2012 - Morre, o religioso, bacharel em Direito, sociólogo, pedagogo e orador Alberto Nepomuceno de Oliveira. Autor de seis importantes livros Nascera em PacatubaCeará, em 28 de outubro de 1921.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto