Futricas Fortalezenses

Confira o Arquivo Nirez para 28 de setembro na História de Fortaleza:

  • 1799 - Assume o primeiro governador do Ceará independente de Pernambuco, o chefe-de-esquadra Bernardo Manuel de Vasconcelos.
  • 1866 - Assume o novo Chefe de Polícia, advogado José Venceslau Marques da Cruz.
  • 1879 - No 8º aniversário da Lei do Ventre Livre, funda-se, em Fortaleza, na casa 100 da Rua Formosa, a Sociedade Perseverança e Porvir, de objetivos comerciais, mas que também visava à emancipação dos escravos. Mantinha fundo para alforrias de escravos e alimentava o objetivo de fundar outra entidade, que tomasse para si a empresa de arrebentar o ferro das algemas. Era composta de 10 membros: José Corrêa do Amaral (José do Amaral) (presidente), José Teodorico de Castro (vice-presidente), Alfredo da Rocha Salgado (Alfredo Salgado) (secretário), Joaquim José de Oliveira Filho (tesoureiro), Antônio Dias Martins Júnior (Antônio Martins), Antônio Cruz Saldanha, José Barros da Silva, Francisco Florêncio de Araújo, Antônio Soares Teixeira Júnior e Manuel Albano Filho. Foi assim que nasceu outra sociedade, em oito de dezembro de 1880, a Cearense Libertadora.
  • 1896 - Morre, vítima de uma intoxicação urêmica, o desembargador Américo Militão de Freitas Guimarães, aos 71 anos de idade. Governou o Ceará, na condição de vice-presidente, substituiu Caio Prado quando este faleceu. Era cearense de Quixeramobim, onde nascera a 10 de março de 1825.
  • 1904 - Morre, no Amazonas, aos 32 anos de idade, o compositor e poeta cearense de Uruburetama, João Quintino da Cunha, irmão do poeta José Quintino da Cunha (Quintino Cunha). Nascera em 11 de março de 1872.
  • 1916 - Instala-se o Quarto Grupo Escolar na Rua Sena Madureira, criado por ato de cinco de julho do mesmo ano.
  • 1918 - Chega ao Porto de Fortaleza (Ponte Metálica), procedente do Sul, o Vapor Ceará, do Lloyd Brasileiro, trazendo a influenza espanhola ou gripe epidêmica para o Ceará.
  • 1938 - Fundado em Messejana, o Estádio Bady Miguel Amed, hoje pertencente à municipalidade com o nome de Estádio Municipal General Murilo Borges.
  • 1940 - Lançada a pedra fundamental da Capela de Nossa Senhora Aparecida, na Pirocaia (hoje Montese).
  • 1942 - O coronel Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne) é nomeado para dirigir a Diretoria de Defesa Passiva Antiaérea, no Ceará.
  • 1945 - Fundado o Sindicato da Indústria de Tipografia de Fortaleza que tem como primeiro presidente Pergentino Carvalho Maia.
  • 1949 - Em Fortaleza, a maior autoridade brasileira em folclore, o professor potyguar Luís da Câmara Cascudo.
  • 1951 - Falecimento, aos 31 anos de idade, do advogado Ademar Azevedo Montenegro (Ademar Montenegro), filho de Paulo Pedro de Moura Montenegro, Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal e irmão de Abelardo Fernando Montenegro, vítima de um desastre de caminhão nas proximidades de Icó, quando se dirigia ao citado município, em viagem para tratar de assuntos advocacionais. O sepultamento realiza-se no dia seguinte, às 8h30, em Fortaleza, saindo o féretro da Rua Major Facundo, 1344, para o Cemitério São João Batista. Ademar Montenegro nascera em 11 de julho de 1920, em Fortaleza, formando-se em 1944 na Faculdade de Direito do Ceará.
  • 1956 - Iniciam-se as atividades do Clube do Advogado no primeiro andar do Edifício Granito, na Praça do Ferreira, na esquina da Rua Major Facundo com Rua Guilherme Rocha.
  • 1962 - Morre, em Fortaleza, aos 62 anos de idade, Luís Cândido da Costa Filho, antigo Rei Momo do Carnaval Cearense, o Luísão I e Único. Era cearense de Fortaleza nascido em 27 de novembro de 1899.
  • 1965 - Morre, em Fortaleza, o poeta, educador, jornalista, orador e escritor Antônio Filgueiras Lima, fundador do Colégio Lourenço Filho, membro da Academia Cearense de Letras-ACL e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera em Lavras da Mangabeira, em 21 de maio de 1909.
  • 1976 - A Lei 4147, de 23 de setembro de 1976 é publicada no Diário Oficial do Município 6003, concedendo o Título Honorário de Cidadão de Fortaleza ao professor Romão Nogueira Filgueira Sampaio, natural do Crato, proposição do vereador Antônio Ademar Arruda.
  • 1977 - O médico Walter de Moura Cantídio, ex-reitor da Universidade Federal do Ceará-UFC, recebe, em solenidade realizada no Paço Municipal, o título de Cidadão de Fortaleza.
  • 1979 - A Televisão Verdes Mares faz entrega do troféu Sereia de Ouro, durante jantar de gala realizado no Ideal Clube, a quatro personalidades: o presidente da Câmara Federal; deputado Flávio Portela Marcílio, o industrial Ivan de Castro Alves, a educadora Eunice Barroso Damasceno e o maestro Eleazar de Carvalho. O Troféu Sereia de Ouro foi criado por Edson Queiroz, sendo neste ano sua nona entrega.
  • 1979 - Às 10h30 grande explosão inicia incêndio na Renovadora de Pneus Batista, na Avenida Bezerra de Menezes, 340, matando dois empregados e deixando outros dois gravemente feridos.
  • 1981 - Morre, aos 72 anos de idade, no Prontocárdio, o capitão reformado do Exército e odontólogo Joaquim Citó Feitosa de Carvalho, chefe de gabinete do Instituto de Previdência do Estado do Ceará (IPEC).
  • 1984 - O médico Antônio Vandick de Andrade Ponte, o marechal do ar Casimiro Montenegro Filho, o industrial Ivens Dias Branco e o sanfoneiro, cantor e compositor Luís Gonzaga do Nascimento, recebem, em festa e jantar no Ideal Clube, o Troféu Sereia de Ouro, sendo esta a 14ª entrega.
  • 1985 - Entrega do Troféu Sereia de Ouro em 15º ano, ao político Mauro Benevides, artista plástico Guilherme Clidenor de Moura Capibaribe (Barrica), diplomata Dário Moreira de Castro Alves e Dom Raimundo de Castro e Silva em festa no Ideal Clube. Foi o 15º ano da promoção.
  • 1990 - À noite, em festa no Ideal Clube, é feita a entrega do Troféu Sereia de Ouro ao médico Aluysio Soriano Aderaldo, ao escritor Manuel Eduardo Pinheiro Campos, ao industrial Walter Ary e ao médico Francisco Waldo Pessoa de Almeida. Foi a 20ª entrega.
  • 1991 - Inaugurado no Montese o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em ato presidido pelo arcebispo metropolitano dom Aloísio Lorscheider.
  • 2000 - Morre, vítima de parada cárdio respiratória, no Hospital Antônio Prudente, aos 60 anos de idade, o radialista Samuel Benarrosh Benoliel (Samuel Bahia), também conhecido por Samuca. Era carioca.
  • 2001 - Realiza-se, à noite, no Ideal Clube, a entrega do Sereia de Ouro, sendo agraciados o advogado, professor e ex-senador Cid Saboia de Carvalho, o poeta popular Antônio Gonçalves da Silva (Patativa do Assaré), o ministro Vicente Leal de Araújo e o professor Plácido Cidade Nuvens. Pela primeira vez um agraciado recebe o troféu fora da festa, o poeta Patativa do Assaré (foto), que por motivo de saúde recebe em sua cidade natal, o Assaré. Em nome dos agraciados fala o professor Plácido Cidade Nuvens. A festa ocorre dentro dos festejos dos 50 anos do Grupo Edson Queiroz. É a 31ª edição do prêmio. Há 20 anos.
  • 2003 - O médico-cirurgião Abner Brígido Costa (Doutor Bié), falece no final da tarde, em Fortaleza, aos 92 anos de idade, vítima de Câncer. Foi diretor da antiga Assistência Municipal (hoje o Instituto José Frota-IJF), diretor do Hospital César Cals e foi responsável pela fundação da Casa de Saúde São Lucas. Na década de 1950, esteve à frente da Federação Cearense de Desportos-FCD. Por ser médico da Aeronáutica, o cirurgião também veio a residir nas cidades de Brasília e no Rio de Janeiro. Seu corpo é velado na Funerária Ternura Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e às 9 horas do dia 29 é celebrada missa de corpo presente e o sepultamento ocorre, às 10 horas, no Cemitério São João Batista. Nascera em Maracanaú em quatro de julho de 1911.
  • 2003 - Morre, pela manhã, em Fortaleza, o vereador Luciano Rodrigues Dias, aos 53 anos. O parlamentar estava internado no Hospital Regional da Unimed Fortaleza, quando se submeteu a uma cirurgia cardíaca para troca de válvula mitral. A Câmara Municipal de Fortaleza, a partir de hoje, cumpre um luto oficial de três dias. O corpo do vereador foi velado na sua residência, no bairro Cristo Redentor. No dia seguinte foi conduzido, pela manhã, para o prédio da Câmara Municipal de Fortaleza, sendo sepultado à tarde. Este era o primeiro mandato do vereador Luciano Dias, que antes de ser eleito atuava como líder comunitário no bairro Cristo Redentor. Nas últimas eleições, o parlamentar obteve 3.225 votos, sendo eleito pelo PHS onde permaneceu até 2002. Em março do ano passado, Luciano passou a integrar a bancada do Partido Liberal (PL).
  • 2007 - Com início às 21 horas, no La Maison Dunas, acontece a 37ª entrega do troféu Sereia de Ouro. Os escolhidos deste ano são o empresário Francisco Deusmar Queirós, o engenheiro Expedito José de Sá Parente, o ministro Napoleão Nunes Maia Filho e a atleta Shelda Kelly Bruno Bedê Nascimento.
  • 2012 - Entrega do Sereia de Ouro, no Theatro José de Alencar (TJA) às 21 horas, conferido neste ano ao ex-ministro Ciro Ferreira Gomes; o procurador Geral da República, Roberto Monteiro Gurgel Santos; o empresário Euvaldo Bringel Olinda; e o médico Alberto Lima de Souza.
  • 2018 - Entrega do Troféu Sereia de Ouro, a quatro personalidades, sendo esta o 47ª entrega. Recebem o administrador de empresas Jorge Alberto Vieira Studart Gomes (Beto Studart), presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará-Fiec; o pintor, desenhista, escultor e músico Descartes Gadelha, que tem retratado através de sua arte, vários setores do Ceará; a doutora em políticas públicas Kátia Magalhães Arruda (Kátia Arruda), ministra do Tribunal Superior do Trabalho; e o médico Manuel Odorico de Moraes Filho, professor de Farmacologia Química na Universidade Federal do Ceará-UFC. A entrega acontece às 21 horas, no TJA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses

II Festival Zepelim