Futricas Fortalezenses

  • Confira o Arquivo Nirez para 27 de setembro, na História de Fortaleza:
  • 1832 - Fundada em Fortaleza a sociedade Philopatria, que funcionava na Casa do Conselho da Província, 34 da atual Praça Caio Prado (Praça da Sé). O presidente era José Mariano de Albuquerque Cavalcante.
  • 1894 - Criado o Centro Literário, que teve em seu seio nomes como Antônio Papi Júnior, Juvenal Galeno Teófilo da Costa e Silva, Raimundo de Farias Brito, Pedro Moniz, José Quintino da Cunha (Quintino Cunha), Temístocles Machado, Álvaro Dias Martins-Alvarins, Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart), José da Silva Bonfim Sobrinho, Frota Pessoa, Ulisses Sarmento, Francisco Alves Lima, José Pedro Soares Bulcão e José Albano.
  • 1898 - Morre em Fortaleza, aos 29 anos de idade, vítima de traumatismo moral, o jornalista Tibúrcio Rodrigues, que juntamente com seu irmão, mantinha o jornal político 'O Rebate', que foi empastelado pelo Governo. Hoje é nome de Rua no São João do Tauape. Era cearense de Ipu onde nascera a 11 de agosto de 1869.
  • 1907 - Realiza-se a compra, pela Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, do prédio da Fábrica de Curtumes, no Jacarecanga, na Avenida Philomeno Gomes, 30.
  • 1919 - Fundado, no aniversário de 83 anos de Juvenal Galeno, o Salão Juvenal Galeno, que depois seria a Casa de Juvenal Galeno - um dos principais redutos da intelectualidade cearense, em casa na Rua General Sampaio, 1128, no Centro de Fortaleza.
  • 1920 - Dentro das comemorações dos 84 anos do poeta Juvenal Galeno Teófilo da Costa e Silva, é inaugurada a Rua Juvenal Galeno, iniciando na Praça Paula Pessoa (São Sebastião) em direção ao poente. É hoje o início da Avenida Bezerra de Menezes. Existe no Benfica outra Rua Juvenal Galeno.
  • 1928 - Tomam posse, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), Carlos Studart Filho, Thomaz Pompeu de Sousa Brasil Sobrinho e Eusébio Néri Alves de Sousa.
  • 1934 - Assume o cargo de Chefe de Polícia do Estado, o capitão Alcides Teixeira de Araújo.
  • 1934 - Toma posse no comando do Corpo de Segurança Pública, o coronel do Exército, Custódio de Oliveira.
  • 1936 - Henriqueta Galeno, filha de Juvenal Galeno cria a Falange Feminina do Salão Juvenal Galeno, na Rua General Sampaio, 1128. Seria depois a Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno.
  • 1936 - Encerrado, no Campo do Prado, o Campeonato Cearense de Futebol daquele ano, com o jogo entre as equipes do Sport Club Maguari e o Penarol, saindo campeão o Sport Club Maguari que vence por 5x0.
  • 1940 - Morre o advogado Álvaro Teixeira de Sousa Mendes, ex-chefe de Polícia, ex-deputado federal. Era piauiense de Teresina, onde nascera a 25 de julho de 1863. Era membro da Academia Cearense de Letras-ACL.
  • 1942 - A Falange Feminina da Casa de Juvenal Galeno, no seu sexto aniversário é reorganizada, recebendo o nome de Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno, funcionando na Rua General Sampaio, 1128.
  • 1946 - Criada, pelo prefeito Romeu Coelho Martins, a Praça Fausto Barreto. É um semicírculo, cujo lado reto é a Avenida Pasteur e a rua curva é a Frei Teobaldo, sendo cortada transversalmente pela Avenida Francisco Sá, no Carlito Pamplona. Da praça nascem as Rua Assis Bezerra, Rua Conselheiro Gouveia, Rua Ana Facó e Rua Coelho Fonseca.
  • 1948 - O Diário Oficial do Município 4370 traz a Lei 71, do dia 21, batizando de Rua São Francisco a via ligando a Rua Liberato Barroso à Rua Sena Madureira, passando pela Praça dos Voluntários. Hoje chama-se Rua Perboyre e Silva.
  • 1950 - Assassinado, às 22 horas, aos 45 anos de idade, em um estabelecimento comercial na Rua Moacir Weyne, no bairro do Jardim América, o conhecido inspetor da Guarda Civil de Fortaleza, tenente João Apolinário da Silva (Inspetor Apolinário), por um carroceiro chamado Manuel Walter Lima, com golpes de faca, motivado por vingança; havia sido preso por Apolinário e na ocasião o filho deste lhe deu um tiro. Apolinário era pernambucano de nascimento. Seu corpo é sepultado no dia seguinte no Cemitério de São João Batista.
  • 1951 - O distrito de Antônio Bezerra, tem instalada sua sub-prefeitura, com a posse do bacharel Raimundo Delmino Evangelista no cargo de sub-prefeito. A solenidade de posse contou com a presença do prefeito Paulo Cabral de Araújo, dos vereadores Francisco Edward Pires (PTB), Luciano Campos Magalhães (Luciano Magalhães), Paula Holanda, José Martins, José Barros de Alencar (UDN), Sebastião Bayma (PSP) e Raimundo Tavares (PSP); de Plauto Benevides, José Hélio Pamplona e de Silvio Leal.
  • 1951 - O Diário Oficial do Município 5.238 publica a Lei 327, de 17 de setembro de 1951 que dá o nome de Rua Napoleão Laureano à então Rua Piauí, paralela à Rua Siqueira Campos, no Parque Ubirajara, hoje Bairro de Fátima. A proposição foi do vereador João César.
  • 1952 - Morre próximo a Taubaté, em desastre automobilístico, o cantor Francisco de Moraes Alves, cognominado “O Rei da Voz”, ou “Chico Viola”, conhecido popularmente por Chico Alves, estando no auge de sua fama, causando consternação em todo o País e Fortaleza não fugiu à regra. Ao contrário do que ocorre em outros países, seu nome hoje é totalmente esquecido.
  • 1956 - Instala-se, em Fortaleza, uma agência filial do Banco Mercantil de Minas Gerais, na Rua Edgar Borges, 20.
  • 1957 - Publicado no Diário Oficial do Município 1.154 a Lei 1.210, do dia anterior, denominando de Rua Jorge da Rocha uma via de Fortaleza, proposição do vereador José Diogo da Silveira.
  • 1967 - Inaugurado em Aquiraz o Museu de Arte Sacra São José de Ribamar.
  • 1972 - Inaugurado na Aerolândia o Centro Comunitário Presidente Médici, que depois passou a ser Centro Social Urbano Presidente Médici. 
  • 1978 - Lei 5.070, publicada no Diário Oficial do Município 6.507, de cinco de outubro de 1978, denomina o antigo Campo do Rio Branco, agora construído pela Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF no terreno que seria a Praça Manuel Vitorino, entre a Rua Pedro Melo, Rua Hugo Victor, Rua Tenente Queirós e Rua Manuel Nunes, no Antônio Bezerra, Estádio Deputado Antônio Costa Filho, na administração Lúcio Alcântara. Hoje é a Areninha Antony Costa (foto Governo do Ceará).
  • 1980 - Reaberto o Museu São José de Ribamar, de arte sacra, na Rua Cônego Araripe, 22, em Aquiraz.
  • 1984 - A Prefeitura Municipal de Fortaleza entrega à Casa de Juvenal Galeno, busto do poeta Juvenal Galeno, que fora retirado da Praça Clóvis Bevilacqua e recolhida ao depósito da Prefeitura. Hoje encontra-se no jardim interno daquela casa de cultura.
  • 1987 - Sai o Diário Oficial do Município 8655 trazendo a Lei 4196 de 27 de maio de 1987, que muda o nome da Rua Gameleira, no Mucuripe, para Rua Juvêncio Vasconcelos.
  • 1991 - Em festa no Ideal Clube recebem o Troféu Sereia de Ouro, o banqueiro Francisco Jaime Nogueira Pinheiro, o empresário Plínio Pompeu de Saboia Magalhães, o professor Roberto de Carvalho Rocha e o artista plástico Sérvulo Esmeraldo. 
  • 1996 - O Sistema Verdes Mares entrega, pela 26ª vez, em festa no Ideal Clube, o Troféu Sereia de Ouro, desta vez à artista plástica Fideralina Correia de Amora Maciel (Sinhá D’Amora); ao escritor Gerardo Melo Mourão; ao advogado e bibliófilo José Bonifácio da Silva Câmara; e ao advogado e industrial Luís Esteves Neto.
  • 1999 - A Coelce é incorporada à Distriluz Energia Elétrica S. A., adquirida que foi em leilão realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em dois de abril de 1998. Distriluz Energia Elétrica S. A., é formada pelas Companhias Enersis S. A., Chilectra S. A., Endesa de España S. A. e a Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro - Cerj.
  • 2000 - Morre, em Fortaleza, vítima de enfarto, o economista Manoel Teixeira Lima, que por muitos anos prestou serviços no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-Dnocs. Nascera em Pacatuba, em 1934.
  • 2001 - Morre, em Fortaleza, o engenheiro agrônomo e biólogo Rui Simões de Menezes, ex-diretor do Serviço de Piscicultura do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas-Dnocs e um dos maiores especialistas em piscicultura no Brasil. Nascera em Fortaleza em 10 de maio de 1917.
  • 2001 - Inaugurado o incinerador do Centro de Tratamento de Resíduos Perigosos (CTRP), da Prefeitura de Fortaleza, quatro anos depois de adquirido. A solenidade aconteceu às 8 horas, no antigo Aterro Sanitário do Jangurussu. No equipamento serão queimados o lixo hospitalar, resíduos de ambulatórios, animais mortos, dinheiro fora de circulação, drogas apreendidas e materiais perigosos como medicamentos vencidos. O equipamento tem capacidade para incinerar 15,3 toneladas por dia. No mês, 459 toneladas, informa Teodora Ximenes, presidente da Emlurb, a empresa municipal responsável pela coleta de lixo. O uso do incinerador foi terceirizado para a Contenur do Brasil.
  • 2002 - Um helicóptero Bel 206, prefixo PT-HVF, com cinco pessoas caiu no Parque Genibaú, em Fortaleza. A aeronave conduzia técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) ao Interior do Estado. Os quatro técnicos e o piloto ficaram feridos e foram transportados para o Instituto José Frota.
  • 2002 - Às 21 horas realiza-se no Ideal Clube, durante jantar, a entrega do Troféu Sereia de Ouro em sua 32ª edição, sendo agraciados a religiosa Maria José Bastos Silveira (Elisabeth Silveira); o teatrólogo Luís Haroldo Cavalcante Serra; o jornalista Luís Edgar de Andrade; e o professor Roberto Cláudio Frota Bezerra. 
  • 2004 - Morre em Brasília-DF, o radialista cearense Mário Miguel Nicola Garofalo, presidente da Brasília Super Rádio FM. Nascera em Fortaleza, em 16 de junho de 1920.
  • 2013 - Ocorre mais uma edição da entrega do Troféu Sereia de Ouro. Neste ano são agraciados o empresário Antenor Gomes Barros Leal Filho; médico Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Doutor Cabeto); a pesquisadora Maria Zélia Rouquayrol e o ministro Raul Araújo Filho, do Superior Tribunal de Justiça-STJ. A solenidade acontece no Theatro José de Alencar (TJA).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto