Futricas Fortalezenses

  • Confira o Arquivo Nirez para 23 de setembro na História de Fortaleza:
  • 1621 - Martim Soares Moreno toma posse e reconstrói o fortim de São Tiago, mas por falta de recursos, termina por abandonar o forte e em 1631 estava em Pernambuco, para expulsar os holandeses. No local deixado por Martim, ficou apenas uma pequena aldeia formada por casas de taipa, uma igrejinha e o fortim com quartel e armazém com um total de 30 pessoas, entre soldados e civis.
  • 1822 - Assume a gestão administrativa de Fortaleza, em função de sua qualidade de Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Lopes de Abreu que fica no cargo até três de fevereiro de 1823.
  • 1868 - Assume a Chefia de Polícia em Fortaleza, o desembargador Esmerino Gomes Parente.
  • 1910 - Estreia artística do Theatro José de Alencar (TJA) a Companhia Dramática Lucília Peres, com a peça “O Dote”, de Artur Azevedo, escrita especialmente para esta Companhia, pelo elenco da atriz Lucília Peres.
  • 1930 - Virgílio Gomes de Oliveira, assassino do jornalista Antônio Luís de Drumond Miranda é condenado pelo Júri de Fortaleza, a 29 anos e nove meses de prisão. Morreria antes de cumprir a pena.
  • 1931 - O médico Francisco Moreira de Souza é nomeado para o cargo de Diretor da Instrução Pública do Estado.
  • 1931 - Funda-se o Centro Odontológico Cearense, em prédio na Rua Barão do Rio Branco, 832, iniciativa dos odontólogos Pedro Veríssimo, Raimundo Gomes e Raimundo Cirino.
  • 1933 - Oficializada a Escola de Comércio Padre Champagnat, anexa ao Colégio Cearense do Sagrado Coração. Fora fundada em seis de junho de 1917 como Curso Comercial do Colégio Cearense. Em 1940 passou a ser dirigida pelo professor Antônio Martins Filho que novamente mudou o nome do estabelecimento para Academia Comercial Padre Champagnat em 1941. Em 1946 a direção passa ao professor Oscar Costa de Sousa (Oscar Costa Sousa) que em 1971 entrega a Miguel Elpídio Dantas Silveira e José Geovani Gomes.
  • 1945 - Lançada a pedra fundamental da Casa dos Cegos, na Avenida Bezerra de Menezes, hoje Instituto dos Cegos (foto).
  • 1945 - Chegam mais 61 expedicionários (pracinhas) cearenses vindos da frente de batalha, da Segunda Guerra Mundial, sendo recebidos sob aplausos.
  • 1953 - Morre, no Rio de Janeiro, o médico e literato Adolfo Frederico Luna Freire (Adolfo Luna Freire), membro da Academia Cearense de Letras-ACL. Era pernambucano do Recife-PE, onde nascera em 29 de agosto de 1864.
  • 1954 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, o capitão de fragata Raul Leonardos do Rego Barros, que veio substituir o também capitão de fragata Ernesto de Mourão Sá, que quando ocupou o cargo era capitão de corveta, sendo promovido durante seu mandato.
  • 1956 - Às 10h30 é inaugurada a agência de Fortaleza do Banco de Crédito da Amazônia, em prédio da Rua Major Facundo, 190, sob a presidência de Leite Fernandes. Dentre outras personalidades, o governador Paulo Sarasate Ferreira Lopes, desembargador Daniel Augusto Lopes, presidente do Tribunal de Justiça, deputados Ernesto Gurgel Valente e Ésio Pinheiro. Pela Assembleia Legislativa do Estado: Monsenhor André Camurça, representando Dom Antônio de Almeida Lustosa; prefeito Acrísio Moreira da Rocha; e Raul Barbosa, presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
  • 1956 - Lançamento da pedra fundamental do Hospital Evangélico de Fortaleza, da Sociedade Beneficente Filantrópica Evangélica.
  • 1965 - Sai o Diário Oficial do Município 3.277 com o texto da Lei 3.013 do dia 17, que muda a denominação do bairro da Floresta para Álvaro Weyne, atendendo projeto do vereador René de Paiva Dreifuss.
  • 1966 - Morre, em Fortaleza, o gráfico Manuel Aquino dos Santos (Manuel dos Santos), proprietário da Tipografia Santos e antigo líder classista. Sua tipografia ficava na Rua Floriano Peixoto no local hoje ocupado pelo edifício Perboyre e Silva, da Associação Cearense de Imprensa-ACI.
  • 1971 - Chega a Fortaleza o maestro Eleazar de Carvalho, para receber a Medalha da Abolição, a Medalha do Mérito Cultural da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Medalha do Mérito Municipal e para participar da inauguração do Ginásio Coberto Senador Paulo Sarasate.
  • 1973 - Fundada, em casa na Rua Gonçalves Ledo, 307, a Escola de Samba Unidos do Pajeú, dirigida por Mário Gualberto.
  • 1973 - Inaugurado o primeiro prédio próprio do Banco do Estado do Ceará-BEC, Agência Central e Direção Geral, na Rua Barão do Rio Branco esquina com Rua Pedro Pereira. Foi quando começou a se formar o conglomerado BEC, com a instalação da carteira de Câmbio, da BEC Distribuidora, da carteira de Open Market e da BEC Corretora de Seguros. No local hoje funciona uma agência do Bradesco.
  • 1973 - Morre, aos 96 anos de idade, em Fortaleza, o farmacêutico, médico, jornalista e político Manuel do Nascimento Fernandes Távora. Diplomou-se, em 1901, em Farmácia pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1913, foi eleito deputado estadual pelo Partido Democrata (rabelista). Em 1916, inaugura consultório, em Fortaleza, na Farmácia Teófilo e, posteriormente, na Farmácia Francesa. Em 1917, foi eleito, pela segunda vez, deputado estadual, e pelo Partido Democrata, à 3ª Constituinte. Fundou, em 1921, o jornal ''A Tribuna'', órgão do Partido Republicano Cearense. Chefiou no Ceará, a Reação Republicana Nilo Peçanha e Seabra. Ingressou na Academia Cearense de Letras em 1922, ocupando a cadeira que tem como patrono Domingos Olímpio. Em 1926, ameaçado de prisão como revolucionário, fugiu para o Rio Grande do Norte e daí para o Recife e de lá para a França. Em 1927, foi eleito deputado federal. Nesse mesmo ano, fundou o Partido Democrático Cearense. Em 1930, conspirou ativamente com os ''Tenentes'' e foi preso pelo governador José Carlos de Matos Peixoto. Retirado da prisão pelo povo, foi aclamado Chefe do 1º Governo Revolucionário. Vitoriosa a Revolução, foi nomeado Interventor Federal pelo presidente Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas. Por julgá-lo divorciado dos ideais que nortearam a Revolução de 1930, em 1935 rompeu, juntamente com seu partido, com o presidente Getúlio Vargas. Em 1947, foi eleito senador pelo Ceará, sendo reeleito em 1954. A partir de 1955, representou o Brasil na Conferência Interparlamentar de Helsinque. Em 1963, retirou-se da vida pública, no término de seu mandato no Senado. Era pai de Virgílio Távora, ex-governador e ex-senador do Ceará e irmão do marechal Juarez Távora., Jaguaribe. Era membro da Academia Cearense de Letras-ACL e do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Era cearense de Jaguaribe-Mirim, no distrito de Feiticeiro, onde nascera na Fazenda Embargo a 21/03/1877. Hoje é nome de avenida no Jóquei Clube.
  • 1974 - Fundada a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira-FEB-ANVFEB - Seção Regional do Ceará. Hoje fica na Avenida Carapinima, 2608, no Benfica, inaugurada em 1981.
  • 1974 - Publicado no Diário Oficial do Município 5510, com o teor da Lei 4411, de oito de setembro de 1974, que concede o Título Honorário de Cidadão de Fortaleza ao jornalista, historiador e escritor Mozart Soriano Aderaldo, nascido em Brejo, Maranhão, proposição do vereador Antônio Costa Filho (Antony Costa).
  • 1975 - Eleito Operário Padrão do Ceará em 1975, o operário Francisco Antão de Oliveira.
  • 1984 - Funda-se a Academia Cearense de Odontologia, tendo como primeiro presidente o odontólogo Francisco Wilson de Vasconcelos Dias.
  • 1985 - Morre, aos 43 anos de idade, José Pinto Teixeira Filho, o Jet Ring, vítima de acidente quando realizava testes com um motor de um girocóptero que montava em sua própria casa.
  • 1987 - Incêndio irrompe, às 21h15, na fábrica Esmaltec, na Avenida Francisco Sá, 5955.
  • 1989 - Pousa no Aeroporto de Fortaleza um pequeno monomotor pilotado pela enfermeira australiana Gabrielle Kennard, que empreende uma volta ao mundo solitariamente em homenagem à aviadora norte-americana Amelia Earhart, que pretendia o feito mas desapareceu após passar por Fortaleza em 1937.
  • 1999 - Inaugura-se, na Praça da Imprensa, o busto do jornalista e educador João de Medeiros Calmon, que falecera no dia 11 de janeiro do mesmo ano.
  • 1999 - Paulo Cabral de Araújo recebe, no Palácio João Brígido (Paço Municipal), a Comenda Nossa. Senhora da Assunção, outorgada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza e entregue pelo prefeito Juracy Vieira Magalhães (Juracy Magalhães).
  • 2007 - Morre, em Fortaleza, o advogado José Mílton Gaspar Brígido, que pertenceu à Ação Inptegralista Brasileira e depois fundou a facção Águia Branca. Foi delegado de polícia e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará). Nascera em Fortaleza, em seis de março de 1928.
  • 2009 - Morre, no Hospital Antônio Prudente, o poeta popular, xilógrafo e escultor, Alberto Porfírio da Silva, aos 83 anos de idade, vitima de insuficiência respiratória ocasionada por silicose. Seu corpo é velado na Casa do Cantador, que ele dirigiu, e enterrado no dia seguinte, às 8h30, no Cemitério de Parangaba. Porfírio, nascera em Quixadá, no dia 23 de dezembro de 1926.
  • 2009 - Falece no Rio de Janeiro, aos 88 anos de idade, o engenheiro, professor Theóphilo Benedicto Ottoni Netto (Teófilo Otoni). Consultor de renome nacional e internacional, o professor Theóphilo Ottoni foi, especialmente, contratado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), para oferecer parecer técnico, econômico e ambiental sobre o EIA/Rima da barragem do Castanhão, no Estado do Ceará. Era professor Titular e Chefe do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Era cearense, nascido em Parangaba-Ceará.
  • 2010 - Morre, em Fortaleza, o capitão reformado do Exército e historiador Miguel Edgy Távora Arruda, que foi prefeito de Baturité por duas legislaturas, fundador e presidente da Fundação Comendador Ananias Arruda, Diretor do Museu Comendador Ananias Arruda e diretor do jornal “A Verdade”, de Baturité. Seu corpo é velado no dia seguinte na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante, onde realiza-se missa de corpo presente às 15 horas e em seguida é sepultado no Cemitério São João Batista. Era cearense de Baturité.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses