Unifametro oferece atendimento odontológico gratuito para pacientes com Câncer da Cabeça e Pescoço


O Centro Universitário Fametro (Unifametro), por meio do Complexo Odontológico, disponibiliza atendimento gratuito a pacientes com câncer. Segundo o coordenador do Curso de Odontologia da Unifametro, professor Paulo André Carvalho, esse serviço faz parte do Projeto de Atendimento Odontológico ao paciente do Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio), que possui convênio assinado com o curso de odontologia da Instituição desde 2019.
A criação do projeto aconteceu através da coordenação do curso, juntamente com as alunas Livia Rayane e Marcia Luz, que procuraram o Crio para oferecer o tratamento. 
- Criamos um canal de atendimento às terças e quartas-feiras, com o objetivo de atender os pacientes com Câncer na região da Cabeça e Pescoço que serão submetidos à radioterapia para tratamento dos tumores. Ressaltamos que o projeto além do caráter educativo é muito importante em termos de responsabilidade social. É um ambulatório especializado que tem o propósito de atender à comunidade externa, mas que precisa ter uma limitação do número de atendimentos diários para melhor organização e assim oferecer um serviço de qualidade a cada paciente”, destaca Paulo André. O ambulatório conta com o apoio dos professores João Eudes e Aline Benevides, além da aluna do nono semestre, Jeniffer Ribeiro.

Entre os serviços prestados, estão: 
  • Preparo de boca para iniciar a radioterapia e acompanhamento durante o processo.
  • Tratamento da mucosite oral com ambulatório de aplicação de laser de baixa potência.
  • Acompanhamento pós-radioterapia e confecção de prótese bucomaxilofacial. 
- Já foram atendidos cerca de 50 pacientes. Inclusive, durante a pandemia, nosso curso ajudou a Associação Nossa Casa, organização sem fins lucrativos apoiadora de pessoas portadoras de Câncer e em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, finaliza o coordenador do curso de Odontologia da Unifametro.
Sobre o Curso de Odontologia da Unifametro - O Curso de Odontologia da Unifametro é reconhecido com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC) e figura entre os melhores do Brasil. Possui uma infraestrutura exclusiva, composta de laboratórios e um Complexo Odontológico moderno para realização de aulas práticas e atendimento gratuito à população.
O cirurgião dentista formado pela Unifametro será um profissional generalista, com possibilidades de aprofundamento em áreas específicas, consciente de suas responsabilidades no processo saúde/doença, com sólida formação técnico-científica, humanística e ética. Será orientado para a promoção, proteção e recuperação da saúde, com ênfase à prevenção das doenças bucais prevalentes na região, atendendo às exigências e peculiaridades da população do contexto da vida social do Ceará e do Brasil.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses