Professor de Fisioterapia alerta para cuidados ao praticar Esporte


Com a presença dos brasileiros no pódio dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o interesse pelo Esporte cresceu e a busca por equipamentos registrou alta procura na Internet, é o que mostra a plataforma OLX, que destaca que a busca por pranchas de Surf aumentou em 40% após o ouro de Ítalo Ferreira. Já a conquista da medalha de prata pela Rayssa Leal no Skate fez crescer o interesse por esportes radicais. De acordo com dados publicados pelo GetNinjas, as buscas por aulas de skate aumentaram 165% em julho, em comparação com o mês anterior.
Entretanto, é preciso cuidados. 
- O principal ponto é respeitar os limites do seu corpo. Por exemplo, se a pessoa está sem realizar exercício físico a mais de 1 ano, ela não deve retornar à atividade com alta intensidade, pois isso pode favorecer o aparecimento de lesões musculoesqueléticas. Uma outra sugestão é que um cardiologista seja consultado nesse retorno para averiguar a condição do sistema cardiovascular. Também é preciso destacar a importância do aquecimento antes do início de alguma atividade física ou esportiva, pois ele é um elemento auxiliar na prevenção de lesões”, ressalta o docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Fametro (Unifametro),  Fleury Junior,.
De acordo com o profissional, a realização de um bom aquecimento começa devagar e vai gradualmente evoluindo na intensidade do esforço que está sendo realizado. Para ele, os principais benefícios da prática esportiva para o corpo são inúmeros. 
- Você tem uma melhora no tempo e na eficiência da resposta contrátil dos músculos, além disso, tem um benefício muito maior, que é o mental, que vem através de respostas biológicas e químicas, como a liberação de endorfina, além de outros hormônios e neurotransmissores”, destaca professor Fleury Júnior.
Diante deste cenário, o fisioterapeuta pontua que a prática esportiva consegue minimizar também dores crônicas de origem musculoesquelética. “Estaremos sempre à disposição para cuidar e devolver ao atleta a rotina dele, atuando em sua plena recuperação ou prevenindo lesões”, finaliza o Fleury Junior.
Sobre o Curso de Fisioterapia do Unifametro - O Curso de Fisioterapia do  Unifametro é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito 5 (nota máxima). Com o resultado, o curso é considerado um dos melhores do Brasil, segundo o MEC. 
O egresso do Curso de Graduação em Fisioterapia da Unifametro será capaz de aplicar os conhecimentos técnicos, científicos e metodológicos para atuação interdisciplinar em todos os níveis de atenção à Saúde, com enfoque na perspectiva biopsicossocial dos sujeitos e coletividades, bem como na gestão e administração de instituições públicas e privadas, consultoria, ensino e pesquisa.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses