Futricas Fortalezenses

 Confira o 18 de agosto na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1876 - Pela Lei Provincial 1.728 foi novamente criada a freguesia de Porangaba (Parangaba), 
  • 1888 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 46 anos de idade, o escritor João Franklin da Silveira Távora (Franklin Távora), cearense de Baturité nascido a 13 de janeiro de 1842 no Sítio Serrinha da Glória. Hoje é nome de Rua no centro de Fortaleza.
  • 1893 - Morre o marechal José Antônio Correia da Câmara (Visconde de Pelotas), veterano da Guerra do Paraguai, ex-senador do Império, ex-Ministro da Guerra, gaúcho nascido a 17 de fevereiro de 1824.
  • 1912 - Fundada em Fortaleza a Sociedade Deus e Mar, associação benemérita composta de homens do mar, que mereceu entre outras coisas, uma marca de cigarros. Seu primeiro presidente foi Cândido Elisiário da Cunha.
  • 1913 - Iniciada a construção do novo prédio da Fênix Caixeiral, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua 24 de Maio, local antes ocupado pela residência do ex-presidente Antônio Pinto Nogueira Acioli.
  • 1925 - Falece, em Limoeiro do Norte, aos 24 anos, o professor, jornalista, prosador e poeta, cônego Climério Chaves, vigário naquela localidade, um dos fundadores do Colégio Cearense. Nascera em Limoeiro do Norte a quatro de julho de 1875.
  • 1930 - Grande incêndio destrói, na Praça Capistrano de Abreu (atual Praça Waldemar Falcão), a Mercearia Guarani, de Ernesto Braga da Silva, Mercearia Aliança, de Sérgio de Castro e Mercearia Triunfo, de Demóstenes Gomes de Menezes. O sinistro iniciou-se na Mercearia Guarani.
  • 1942 - Acontece o chamado quebra-quebra, em represália ao afundamento de vários navios mercantes brasileiros na costa brasileira, torpedeados por submarinos italianos e alemães. Estabelecimentos de alemães, italianos e japoneses são depredados, assaltados e incendiados pelo povo revoltado. Até estrangeiros que nada tinham a ver com o “eixo” foram “punidos” por terem nomes complicados. Na voragem foram incendiadas as lojas A Pernambucana e Casa Veneza, a Casa Cunto e a firma Paschen & Companhia. A Padaria Italiana muda seu nome para Padaria Nordestina, durante a revolta popular. O Edificio Itália cobriu o nome Itália com papel. Estrangeiros astearam bandeiras brasileiras nas fachadas de suas casas. O movimento começou com uma missa na Igreja do Patrocínio, tudo acompanhado pelo então estudante de direito Thomás Pompeu Gomes de Matos que fotografou todo o movimento.
  • 1944 - Inaugura-se uma exposição de pinturas de Raimundo Brandão Cela (Raimundo Cela), promovida pela Revista Contemporânea.
  • 1951 - Inaugurada a Sorveteria Cabana, de Raimundo Nonato Damasceno Filho, na esquina da Rua Guilherme Rocha com Rua Barão do Rio Branco, baixos do Edifício Vitória, local hoje ocupado pela loja Esmeralda.
  • 1954 - Assume as funções de Inspetor da Alfândega de Fortaleza João Alves de Moura.
  • 1956 - O americano Davies Morgan, que pesca lagosta na costa nordestina, principalmente próxima à Fortaleza, é proibido de continuar pescando, pela Divisão de Caça e Pesca do Ministério da Agricultura.
  • 1956 - Morre, em Fortaleza, o técnico em refrigeração Luís Alves Maia, fortalezense nascido em oito de março de 1893. Hoje é nome de rua na Aldeota.
  • 1956 - Pela primeira vez no Ceará um clube social toma a iniciativa de instalar em sua sede um cinemascope. O empreendimento cabe ao Clube Líbano Brasileiro, que assina contrato com a S. A. Philips do Brasil para o fornecimento do equipamento cinematográfico, dotado da mais moderna técnica. Pela Philips do Brasil assinou o contrato o seu gerente local, Ebert Neves, cabendo a José Dummar, presidente do Clube Líbano Brasileiro, assiná-lo por sua entidade. Presentes à solenidade os srs. Aziz Ary, vice-cônsul do Líbano em Fortaleza; Jorge Ary, vice-presidente do Clube Líbano; Jamil Bachá, Tesoureiro; e os diretores Jorge Kaiate, Nagibe e Francisco Gazelli.
  • 1959 - Morre, no Rio de Janeiro como Ministro do Tribunal Superior do trabalho, o magistrado Joaquim Máximo de Carvalho Júnior, cearense de Granja, nascido em 22 de março de1895. Era membro da Academia Cearense de Letras - ACL. 
  • 1960 - Chega em Fortaleza o marechal Henrique Dufles Batista Teixeira Lott (Marechal Lott), candidato à Presidência da República e João Belchior Marques Goulart (João Goulart), candidato à vice-presidência e realizam comício na Praça José de Alencar.
  • 1975 - Morre em Fortaleza o médico Benedito Augusto de Carvalho Pereira, aos 47 anos de idade, pernambucano de Olinda onde nasceu a 14 de março de 1928.
  • 1976 - Morre, no Rio de Janeiro, com 42 anos incompletos, o escritor e jornalista Juarez Távora Barroso de Albuquerque Ferreira (Juarez Barroso), vítima de aneurisma da aorta. Era editor do Caderno B do Jornal do Brasil. Cearense de Pernambuquinho nascido em 1934. Autor do romance “Mundinha Pacheco e o resto do pessoal”. Foi sepultado às 9 horas do dia 20 no Cemitério de São João Batista, em Fortaleza. É hoje nome de avenida na Água Fria.
  • 1980 - Inaugura-se o segundo contra-fluxo de Fortaleza, na Avenida Antônio Sales. O primeiro foi na Avenida Francisco Sá, há quatro meses.
  • 1982 - A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará apresenta à Imprensa, a 2ª tenente Helena Amarante Rosa, a primeira mulher selecionada pela Marinha do Brasil para servir em Fortaleza.
  • 1989 - Chega a Fortaleza, em campanha para a presidência da República, o candidato Leonel de Moura Brizola (Leonel Brizola), do Partido Democrata Trabalhista-PDT.
  • 1996 - O Campeonato Cearense de Futebol é encerrado com a partida entre o Ceará Sporting Clube e o Ferroviário Atlético Cearense, realizada no Estádio Plácido Aderaldo Castelo, “Castelão”, na qual o Ferrim é derrotado pelo Vovô que sai Campeão.
  • 2000 - Iniciadas as obras de aterro da Praia de Iracema, no trecho entre a Rua João Cordeiro e a Avenida Rui Barbosa, pela embarcação de drenagem que retirará areia do fundo do oceano e trará para a praia, formando uma praia artificial.
  • 2000 - Estreia, às 20h30, na Avenida Rogaciano Leite, o Circo Vostok, de origem russa, que se diz ecológico, por não trazer animais, tendo como atração ginetes, trapezistas, palhaços e mágicos.
  • 2006 - Inaugurada em Fortaleza a Loja Mega Insinuante, na Avenida Washington Soares, 255.
  • 2006 - O promotor de Justiça Antônio Carlos Azevedo Costa é o novo secretário-executivo do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor-Decon, no Ceará. A nomeação é concedida pelo Procurador Geral de Justiça do Estado, Manuel Lima Soares Filho, na tarde de ontem, depois que o atual titular do órgão desde novembro de 2004, Ricardo Memória, pediu exoneração do cargo.
  • 2016 - Falecimento no Hospital Monte Klinikum. Vítima de falência múltipla dos órgãos, o professor José Teodoro Soares (foto), aos 75 anos de idade. Era deputado estadual e exerceu o cargo de reitor da Universidade Regional do Cariri-Urca e da Universidade Estadual Vale do Acaraú-Uva. Seu corpo foi velado na Assembleia Legislativa do Ceará depois seguindo para Sobral passando a ser velado nas dependências da Uva e o sepultamento dá-se em Reriutaba-Ceará, sua terra natal. Por ocasião de seu falecimento, era presidente da Universidade do Parlamento Cearense-Unipace e professor da Universidade Estadual do Ceará-Uece. Nascera a 28 de dezembro de 1940.
  • 2018 - Inaugurado, pelo prefeito Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, o Largo Dom Antônio de Almeida Lustosa, localizado na Rua São José, entre a Rua Sobral e a Rua Rufino de Alencar. O espaço integra o conjunto de intervenções que visam à requalificação do Centro da Capital. O trecho configura mais uma opção de lazer e de convivência para moradores e visitantes da região. Desenvolvida pela Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza, a iniciativa inclui, no local, a instalação de piso industrial, nova iluminação, sinalização podotátil, projeto paisagístico e mobiliários urbanos, além de implantação de paraciclos, balizadores, lixeiras seletivas, floreiras e gradis e também recebe, além de arbustos ornamentais, o plantio de mudas de árvores das espécies sibipiruna, ipê amarelo e ipê roxo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto