Futricas Fortalezenses

 Confira o Arquivo Nirez para dois de agosto na História de Fortaleza:

1847 - Assume a Presidência da Província o 1º vice-presidente João Crisóstomo de Oliveira.

1885 - Publica-se em Fortaleza o primeiro número do jornal Sentinela.

1899 - Sepultado, no Cemitério de São João Batista, o escritor e jornalista Artur Teófilo, que pertenceu à Padaria Espiritual, onde usava o pseudônimo de Lopo de Mendoza. Morrera a bordo do navio Cabral, quase chegando em Fortaleza.

1902 - Iinaugura-se, em Aquirás, a iluminação pública por gás acetileno, pelo intendente Coronel Francisco Ibiapina.

1906 - Embrião do atual Corpo de Bombeiros, nasce em Fortaleza a Seção de Bombeiros, criada pela Lei 850.

1919 - Abre-se a Relojoaria e Lunetaria Artur, depois Casa Artur de propriedade de Artur Scalera, na Rua Floriano Peixoto, 258 (antigo).

1926 - Chega a Fortaleza, a bordo do navio "Pará", o candidato a presidente da República Washington Luís Pereira de Souza, sendo recebido pelo presidente do Estado, desembargador José Moreira da Rocha e o prefeito Godofredo Maciel. É-lhe oferecido um banquete de 150 talheres, no Theatro José de Alencar.

1926 - Sai, em experiência, um auto-ônibus, adquirido pela Empresa Matadouro Modelo à firma Camilo & Companhia, representante dos carros Dodge. Faria a linha da Praça do Ferreira ao Matadouro Modelo. Foi a primeira linha de ônibus de Fortaleza.

1931 - Falecimento do ex-deputado estadual, professor e jornalista Armando Monteiro, gaúcho de Porto Alegre nascido em 1876. Hoje é nome de Rua na Vila União.

1940 - O violonista Isaías Sávio oferece um recital no Teatro José de Alencar sob o patrocínio da Sociedade de Cultura Artística.

1942 - Fundada, numa das dependências do Clube Iracema, no 2º andar do Palacete Iracema, na Rua General Bezerril nº 751, ao lado da Praça dos Voluntários, a Sociedade de Assistência aos Cegos, sob direção geral do médico Hélio Gois Ferreira, tendo como presidente o Padre Arquimedes da Silva Bruno (Arquimedes Bruno).

1943 - Acontece, às 16h30, no Salão Nobre da Associação Comercial do Ceará, no Palácio do Comércio, a primeira reunião dos que se dispõem fundar o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Instituto Brasil-Estados Unidos). À frente, Edmar Rebelo, gerente da Rubber Development Corporation.

1945 - O jornalista Alfeu Faria de Aboim é afastado da direção da Imprensa Oficial do Estado, sendo substituído pelo escritor Mozart Soriano Aderaldo.

1946 - Morre, em Fortaleza, o venerando capuchinho Frei Matias de Ponterânica.

1954 - O Partido Social Democrático-PSD e o Partido Social Progressista-PSP retiram a candidatura do engenheiro Plínio Pompeu de Saboia Magalhães e lançam, em substituição, a de Armando Ribeiro Severo Falcão (Armando Falcão).

1955 - Chegam em Fortaleza, em campanha política, os candidatos Juscelino Kubitschek de Oliveira e João Belchior Marques Goulart (João Goulart) à Presidência e vice-Presidência da República respectivamente. Faz parte da comitiva Ivete Vargas.

1956 - Inaugura-se o abrigo para passageiros dos ônibus para a Aldeota, na Rua Sena Madureira no paredão da Praça General Tibúrcio.

1960 - Encerra-se o Campeonato Brasileiro de Xadrez no Ceará, em que obtivemos duas vitórias, saindo campeão Rônald Câmara e vice-campeão, Luís Gentil.

1963 - Morre, em Fortaleza, aos 69 anos de idade, o comerciante Afonso Cavalcante de Oliveira, proprietário da Serraria Ponte.

1963 - A Assembleia Legislativa aprova, por 24 a 10 votos, o projeto de lei de autoria do deputado Themistocles de Castro e Silva, cassando o título de Cidadão Cearense concedido ao governador do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola (Leonel Brizola) em 14 de dezembro de 1961.

1973 - Início da demolição da casa onde residiu o jurista Raimundo Gomes de Matos “Gomez”, na Rua 24 de Maio, 692, para construção, no local, do Restaurante do Comerciário.

1979 - As instalações da Escola de Alfabetização Companheiro Leão João Germano da Ponte Neto recebe as bênçãos do padre José Maria Bezerra. Em 1991 a escola foi encampada pela Prefeitura e hoje chama-se Escola de 1º Grau João Germano Ponte Neto, funcionando em prédio na Rua Maísa, 549, no Conjunto Palmeiras.

1980 - Inaugura-se a Praça Amigos da Marinha, em frente à estação de embarque e desembarque do cais do porto, na Avenida Vicente de Castro, no Mucuripe.

1981 - Eleição na Associação Cearense de Imprensa-ACI, sendo reconduzido à Presidência o jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe), por mais dois anos.

1985 - O Supremo Tribunal Federal-STF, assegura a permanência de José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho) à frente da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

1991 - Aos 86 anos de idade, morre Dom Raimundo de Castro e Silva, bispo auxiliar de Fortaleza. Era cearense de Aracoiaba nascido em primeiro de maio de 1905.

1993 - Entra em vigor a nova moeda brasileira, o Cruzeiro Real, substituindo o Cruzeiro e extingue três zeros da velha moeda.

1993 - Morre, em Fortaleza, o comerciante Edgar Alves Damasceno (Edgar Damasceno), sócio proprietário de Damasceno Têxtil, Lojas Damasceno, Confecções Finas S.A. - Cofisa, J. D. Center e Hotel Praia Verde, ex-presidente do BEC, sendo velado e sepultado no dia seguinte às 10 horas no Cemitério Parque da Paz.

1994 - Morre, em Fortaleza, o professor e jornalista Osmírio de Oliveira Barreto (Osmírio Barreto), ex-diretor do Museu Histórico e Antropológico do Ceará (hoje Museu do Ceará). Formado em odontologia. Era cearense de Jaguaruana nascido em sete de julho de 1923. É hoje nome de Escola de 1º Grau em Mondubim e de rua nas Dunas.

2001 - Morre em Fortaleza, vítima de câncer no pâncreas, o advogado e professor Wagner Turbay Barreira, (Wagner Barreira), sendo sepultado à tarde do mesmo dia. Nascera em Fortaleza a nove de maio de 1915.

2009 - Morre o mais antigo atleta da galeria de ídolos do Ceará Sporting Club, aos 94 anos, de idade, vítima de infecção generalizada o ex-goleiro Adhemar Nunes Freire, o Pintado, ex-atleta alvinegro, sendo sepultado com a bandeira do clube, no fim da tarde, no cemitério São João Batista, no Centro. Era nascido no mesmo ano da fundação do Ceará Sporting Club (1914), Pintado defendeu o Vovô entre as décadas de 1930 e 1940, sendo campeão em 1931, 1932 e 1948. Se transferiu para o futebol carioca, onde defendeu Madureira e Botafogo - sagrou-se campeão carioca em 1935 pelo time de General Severiano. Professor de inglês, chegou a ocupar o cargo de diretor em algumas escolas de Fortaleza. Recentemente, lutava contra o câncer e há três anos passou a sofrer do mal de Alzheimer. Adhemar Nunes Freire foi também rádio amador, com o prefixo PY7-VJS. O filho de Pintado, Adhemar Nunes Freire Filho lançou um livro sobre o pai (foto Almanaque do Ferrão).

2011 - Morre, aos 98 anos de idade, no Hospital Cura D’Ars, o monsenhor André Viana Camurça (André Camurça), vítima de falência múltipla dos órgãos. Ultimamente esteve como capelão da Igreja de São Bernardo. Seu corpo é velado na Catedral Metropolitana de Fortaleza. Nascera em Fortaleza, em 11 de abril de 1913.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidrogênio Verde

Tidy Odonto