Pular para o conteúdo principal

Futricas Fortalezenses

 Confira o Arquivo Nirez para dois de agosto na História de Fortaleza:

1847 - Assume a Presidência da Província o 1º vice-presidente João Crisóstomo de Oliveira.

1885 - Publica-se em Fortaleza o primeiro número do jornal Sentinela.

1899 - Sepultado, no Cemitério de São João Batista, o escritor e jornalista Artur Teófilo, que pertenceu à Padaria Espiritual, onde usava o pseudônimo de Lopo de Mendoza. Morrera a bordo do navio Cabral, quase chegando em Fortaleza.

1902 - Iinaugura-se, em Aquirás, a iluminação pública por gás acetileno, pelo intendente Coronel Francisco Ibiapina.

1906 - Embrião do atual Corpo de Bombeiros, nasce em Fortaleza a Seção de Bombeiros, criada pela Lei 850.

1919 - Abre-se a Relojoaria e Lunetaria Artur, depois Casa Artur de propriedade de Artur Scalera, na Rua Floriano Peixoto, 258 (antigo).

1926 - Chega a Fortaleza, a bordo do navio "Pará", o candidato a presidente da República Washington Luís Pereira de Souza, sendo recebido pelo presidente do Estado, desembargador José Moreira da Rocha e o prefeito Godofredo Maciel. É-lhe oferecido um banquete de 150 talheres, no Theatro José de Alencar.

1926 - Sai, em experiência, um auto-ônibus, adquirido pela Empresa Matadouro Modelo à firma Camilo & Companhia, representante dos carros Dodge. Faria a linha da Praça do Ferreira ao Matadouro Modelo. Foi a primeira linha de ônibus de Fortaleza.

1931 - Falecimento do ex-deputado estadual, professor e jornalista Armando Monteiro, gaúcho de Porto Alegre nascido em 1876. Hoje é nome de Rua na Vila União.

1940 - O violonista Isaías Sávio oferece um recital no Teatro José de Alencar sob o patrocínio da Sociedade de Cultura Artística.

1942 - Fundada, numa das dependências do Clube Iracema, no 2º andar do Palacete Iracema, na Rua General Bezerril nº 751, ao lado da Praça dos Voluntários, a Sociedade de Assistência aos Cegos, sob direção geral do médico Hélio Gois Ferreira, tendo como presidente o Padre Arquimedes da Silva Bruno (Arquimedes Bruno).

1943 - Acontece, às 16h30, no Salão Nobre da Associação Comercial do Ceará, no Palácio do Comércio, a primeira reunião dos que se dispõem fundar o Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Instituto Brasil-Estados Unidos). À frente, Edmar Rebelo, gerente da Rubber Development Corporation.

1945 - O jornalista Alfeu Faria de Aboim é afastado da direção da Imprensa Oficial do Estado, sendo substituído pelo escritor Mozart Soriano Aderaldo.

1946 - Morre, em Fortaleza, o venerando capuchinho Frei Matias de Ponterânica.

1954 - O Partido Social Democrático-PSD e o Partido Social Progressista-PSP retiram a candidatura do engenheiro Plínio Pompeu de Saboia Magalhães e lançam, em substituição, a de Armando Ribeiro Severo Falcão (Armando Falcão).

1955 - Chegam em Fortaleza, em campanha política, os candidatos Juscelino Kubitschek de Oliveira e João Belchior Marques Goulart (João Goulart) à Presidência e vice-Presidência da República respectivamente. Faz parte da comitiva Ivete Vargas.

1956 - Inaugura-se o abrigo para passageiros dos ônibus para a Aldeota, na Rua Sena Madureira no paredão da Praça General Tibúrcio.

1960 - Encerra-se o Campeonato Brasileiro de Xadrez no Ceará, em que obtivemos duas vitórias, saindo campeão Rônald Câmara e vice-campeão, Luís Gentil.

1963 - Morre, em Fortaleza, aos 69 anos de idade, o comerciante Afonso Cavalcante de Oliveira, proprietário da Serraria Ponte.

1963 - A Assembleia Legislativa aprova, por 24 a 10 votos, o projeto de lei de autoria do deputado Themistocles de Castro e Silva, cassando o título de Cidadão Cearense concedido ao governador do Rio Grande do Sul, Leonel de Moura Brizola (Leonel Brizola) em 14 de dezembro de 1961.

1973 - Início da demolição da casa onde residiu o jurista Raimundo Gomes de Matos “Gomez”, na Rua 24 de Maio, 692, para construção, no local, do Restaurante do Comerciário.

1979 - As instalações da Escola de Alfabetização Companheiro Leão João Germano da Ponte Neto recebe as bênçãos do padre José Maria Bezerra. Em 1991 a escola foi encampada pela Prefeitura e hoje chama-se Escola de 1º Grau João Germano Ponte Neto, funcionando em prédio na Rua Maísa, 549, no Conjunto Palmeiras.

1980 - Inaugura-se a Praça Amigos da Marinha, em frente à estação de embarque e desembarque do cais do porto, na Avenida Vicente de Castro, no Mucuripe.

1981 - Eleição na Associação Cearense de Imprensa-ACI, sendo reconduzido à Presidência o jornalista José Caminha de Alencar Araripe (J. C. Alencar Araripe), por mais dois anos.

1985 - O Supremo Tribunal Federal-STF, assegura a permanência de José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho) à frente da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

1991 - Aos 86 anos de idade, morre Dom Raimundo de Castro e Silva, bispo auxiliar de Fortaleza. Era cearense de Aracoiaba nascido em primeiro de maio de 1905.

1993 - Entra em vigor a nova moeda brasileira, o Cruzeiro Real, substituindo o Cruzeiro e extingue três zeros da velha moeda.

1993 - Morre, em Fortaleza, o comerciante Edgar Alves Damasceno (Edgar Damasceno), sócio proprietário de Damasceno Têxtil, Lojas Damasceno, Confecções Finas S.A. - Cofisa, J. D. Center e Hotel Praia Verde, ex-presidente do BEC, sendo velado e sepultado no dia seguinte às 10 horas no Cemitério Parque da Paz.

1994 - Morre, em Fortaleza, o professor e jornalista Osmírio de Oliveira Barreto (Osmírio Barreto), ex-diretor do Museu Histórico e Antropológico do Ceará (hoje Museu do Ceará). Formado em odontologia. Era cearense de Jaguaruana nascido em sete de julho de 1923. É hoje nome de Escola de 1º Grau em Mondubim e de rua nas Dunas.

2001 - Morre em Fortaleza, vítima de câncer no pâncreas, o advogado e professor Wagner Turbay Barreira, (Wagner Barreira), sendo sepultado à tarde do mesmo dia. Nascera em Fortaleza a nove de maio de 1915.

2009 - Morre o mais antigo atleta da galeria de ídolos do Ceará Sporting Club, aos 94 anos, de idade, vítima de infecção generalizada o ex-goleiro Adhemar Nunes Freire, o Pintado, ex-atleta alvinegro, sendo sepultado com a bandeira do clube, no fim da tarde, no cemitério São João Batista, no Centro. Era nascido no mesmo ano da fundação do Ceará Sporting Club (1914), Pintado defendeu o Vovô entre as décadas de 1930 e 1940, sendo campeão em 1931, 1932 e 1948. Se transferiu para o futebol carioca, onde defendeu Madureira e Botafogo - sagrou-se campeão carioca em 1935 pelo time de General Severiano. Professor de inglês, chegou a ocupar o cargo de diretor em algumas escolas de Fortaleza. Recentemente, lutava contra o câncer e há três anos passou a sofrer do mal de Alzheimer. Adhemar Nunes Freire foi também rádio amador, com o prefixo PY7-VJS. O filho de Pintado, Adhemar Nunes Freire Filho lançou um livro sobre o pai (foto Almanaque do Ferrão).

2011 - Morre, aos 98 anos de idade, no Hospital Cura D’Ars, o monsenhor André Viana Camurça (André Camurça), vítima de falência múltipla dos órgãos. Ultimamente esteve como capelão da Igreja de São Bernardo. Seu corpo é velado na Catedral Metropolitana de Fortaleza. Nascera em Fortaleza, em 11 de abril de 1913.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Fortalezenses

Publicado no Diário Oficial do Município de Fortaleza, o edital de convocação do primeiro chamamento do Concurso da Câmara de Fortaleza contempla 39 profissionais. O processo para a posse dos novos servidores inicia com a entrega de documentação entre os dias 7 e 14 de abril, seguindo para comparecimento à junta médica entre os dias 22 a 25 de abril. O anuncio da convocação foi realizado pelo presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB). O concurso com oferta de 78 vagas efetivas na Casa, sendo 30 cargos para nível médio e outros 48 cargos para nível superior, foi realizado em abril de 2024. 🔹 A entrega de documentação segue o seguinte cronograma: Nos dias 7, 8 e 9/4: Agente Administrativo, Analista de Gestão de Pessoas, Contador, Engenheiro Civil. Nos dias 10, 11 e 14/4: Advogado, Analista de Informática, Analista de Comunicação Social, Pedagogo, Analista de Redação, Analista de Revisão, Consultor Legislativo (todas as áreas). 🔹 O comparecimento junta médica segue o seguinte ...

Futricas Culturais

 

Futricas Fortalezenses

A Rádio Fortaleza FM 90,7 apresentou de sexta-feira (28) a domingo (30/3/3035), a Série de três Reportagens 'Além do Hobbie: a Trajetória de Mulheres, que abraçaram o Esporte'. A Série fala de personagens femininas inseridas no Mundo Esportivo. Bruna Braga Corrida, Natação em Águas Abertas e Triathlon. Essas modalidades mudaram a vida das entrevistadas na Série.  Augusta Barbosa A contadora Augusta Barbosa, a pesquisadora Lívia Barreto e a empreendedora Bruna Braga têm algo em comum: a paixão pelo Esporte, que escolheram para a vida e que vai muito além de um Hobbie.  Livia Barreto Para a diretora da Rádio Fortaleza FM, Jocasta Pimental, a Série 'Além do Hobby', tem a proposta de mostrar mulheres, que têm três profissões diferentes.  Uma contadora, uma pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empreendedora são mulheres, que encontraram no Esporte mais do que uma diversão, mais do que um Entretenimento. - O Esporte transformou a vida dessas mulheres. E c...