Futricas Fortalezenses

 Eis o Arquivo Nirez para este 26 de julho na História de Fortaleza:

1819 - Iniciada a obra de construção do Lazareto de Jacarecanga, em terrenos pertencentes ao brigadeiro Francisco Xavier Torres, mandado construir por ordem da Junta de Fazenda, de 29 de abril do mesmo ano, para abrigar os variolosos. Ficava onde hoje é o bairro de Carlito Pamplona, aproximadamente no encontro da Rua Dom Hélio Campos com Rua Frei Orlando. Ficou pronto no dia 27 de maio de 1820.

1869 - Assume o cargo de Presidente da Província o desembargador João Antônio de Araújo Freitas Henriques em substituição ao coronel Joaquim da Cunha Freire.

1869 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o jurista Henrique Pereira de Lucena, substituindo a Esmerino Gomes Parente.

1889 - Instala-se, nesta Capital, o Centro Republicano, formado pelo capitão Alfredo Barbosa, Honório Moreira, Henrique Cals, Antônio Sales, Jovino Guedes Alcoforado, João Lopes, Antônio Cruz, Luís Felix Sá (Luís Sá), João Freire, tenente Floriano Florambel, João Cordeiro, Gonçalo de Lagos Fernandes Bastos, Joaquim de Oliveira Catunda (Senador Catunda), capitão R. Amorim Figueira, Antônio Papi Júnior e José Corrêa do Amaral (José do Amaral), fora fundado no dia primeiro. 

1893 - Instala-se em Fortaleza a Caixa Filial de Fortaleza do Banco de Pernambuco, sob a gerência de F. H. Harding. 

1896 - Publicado em Fortaleza o jornalzinho O Garoto, dizendo-se “órgão das moças e jacobino até a gata miar”.

1904 - A Biblioteca Pública é anexada à Faculdade Livre de Direito, funcionando no andar térreo da Assembleia Legislativa, na Rua São Paulo com frente para a Rua General Bezerril.

1904 - Fundada em Fortaleza, a Liga Feminista Cearense, primeira manifestação pública em defesa da mulher cearense.

1911 - Inicia-se, indo até 30 de julho, a Reunião dos Excelentíssimos Reverendíssimos Bispos do Norte do Brasil, com sede em Fortaleza, com a presença de oito bispos, um prelado, um vigário um arcebispo e um primaz.

1930 - Coroada Rainha dos Estudantes Cearenses a escritora Rachel de Queirós, recebendo a coroa das mãos da Rainha anterior Stela Bezerra. Ficaram como Princesas as senhoritas Esther Fiúza, Letícia Ferreira Lima e Neyde Paula Lima Verde. 

1931 - Em solenidade realizada, no edifício da antiga Assembleia Legislativa do Ceará, na rua São Paulo, instala-se o Instituto dos Advogados do Ceará. A mesa dos trabalhos é composta pelo desembargador Paulo da Silva Moura, presidente do Tribunal de Justiça; Eduardo Henrique Girão (Eduardo Girão), presidente eleito do Instituto; Raimundo Gomes de Matos “Gómez”, Orador Oficial; e José Martins Rodrigues, 1º Secretário. Encerrada a solenidade fala o Interventor federal interino major João Leal. 

1938 - Chega mais uma vez em Fortaleza, a cantora lírica brasileira Balduína de Moreira Salão (Bidu Sayão), que dá recital no dia 29, no Theatro José de Alencar (TJA), reinaugurando aquela casa após reforma. 

1943 - Na Avenida Francisco Sá um incêndio destrói a Fábrica de Óleos Saboia e Albuquerque Ltda., no Jacarecanga, vizinha à Brasil Oiticica. 

1944 - Morre, em Fortaleza, aos 50 anos de idade, o desembargador João Jorge de Pontes Vieira, bacharel em direito, professor, promotor, juiz e escritor. Pertencia a Academia Cearense de Letras-ACL. Hoje é nome de Avenida em Fortaleza no Joaquim Távora, São João do Tauape e Dionísio Torres. Nascera em Maranguape, em 14 de junho de 1894. A antiga agência do Banco do Estado do Ceará (BEC) na Avenida Pontes Vieira tinha também seu nome.

1944 - Morre, aos 84 anos de idade, no Rio de Janeiro-RJ, na época, Capital Federal,  vítima de colapso cardíaco, o jurista Clóvis Bevilacqua. Era cearense de Viçosa do Ceará onde nascera a quatro de outubro de 1859 e hoje é nome de Praça no Centro de Fortaleza. 

1947 - Instala-se, na cidade de Fortaleza, a I Exposição de Arte Fotográfica.

1956 - Reconhecimento do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará como entidade de classe. Recentemente, a Associação dos Jornalistas do Ceará mandou ao Rio de Janeiro o jornalista Antônio de Pádua Campos, seu tesoureiro, para que obtivesse a Carta Sindical, transformando-se assim a entidade em sindicato, sendo a missão bem sucedida. O ministro do Trabalho, o cearense Parsifal Barroso, assina a Carta Sindical reconhecendo o Sindicato como órgão representativo da respectiva categoria profissional. 

1957 - O Diário Oficial do Município 1.127 publica a Lei 1.187, do dia 18, denominando de Rua Santa Cruz a uma travessa do Alto da Balança. Proposta do vereador Agamenon Frota Leitão. 

1959 - Surge o Frigorífico Industrial de Fortaleza S/A (Frifort) que foi construído ao lado da via férrea Fortaleza-Sobral. 

1961 - Começa em Fortaleza a XXIII Reunião Anual dos Dermatologistas Brasileiros.

1962 - Dia do Motorista, lançamento da pedra fundamental do Hospital São Cristóvão, no Alto da Paz, Bairro de Fátima, em frente à Praça dos Motoristas. 

1963 - Morre em Fortaleza, aos 57 anos de idade, o advogado trabalhista Mário dos Martins Coelho, cearense de Cascavel nascido em quatro de dezembro de 1905. 

1972 - O torneiro Albani Camelo Sampaio, 34 anos, da Petrobras, é escolhido como Operário Padrão do Ceará de 1972.

1980 - Lançado o órgão oficial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará, “Jornalivre”.

1991 - Morre o médico neurologista, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará-UFC, Adalberto Studart Filho. Era cearense de Fortaleza nascido a 29 de maio de 1921.

1992 - Inaugura-se, às 9 horas, as novas instalações da Casa de Saúde e Maternidade São Raimundo, na esquina da Avenida Barão de Studart com Rua Pereira Filgueira, dirigida pelos médicos A. Otoni Soares e Murilo Hortêncio de Medeiros.

1993 - Morre, em Fortaleza, com 66 anos incompletos, o advogado e pastor da Assembleia de Deus, Luiz Bezerra da Costa, que foi deputado estadual em duas legislaturas. Nascera em Quixeramobim, no dia 31 de julho de 1927.

1995 - Morre o coronel do Exército Edílson Moreira da Rocha, que foi Secretário de Segurança por duas vezes. Nascera em Caucaia-CE, em 15 de agosto de 1925. 

1997 - Reinaugurado o Parque da Liberdade, agora abrigando o centro de planejamento e coordenação das atividades dos Centros de Defesa e Assistência à Criança e ao Adolescente. 

2000 - Lançado, o livro A Seara de Santiago no Brasil, de autoria do escritor Adauto Leitão, na Livraria Livro Técnico do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Rua Dragão do Mar, 81.

2000 - Morre o empresário Eloy Saboia Fontenele, na Casa de Saúde São Raimundo. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz. Eloy Saboia foi fundador e primeiro presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petróleo do Estado do Ceará - Sindipostos. 

2002 - Instituído pela Lei Complementar 30, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor-Decon-Ceará (foto O Povo). 

2008 - Falece, vítima de pneumonia, no Hospital Gênesis, aos 99 anos de idade, o odontólogo, advogado, jornalista e poeta Kideniro Flaviano Teixeira (Kideniro Teixeira), que iniciou suas atividades em Manaus, AM. Autor de “Lanterna Azul”, “Mandacarus” e “Santelmos e Nebulosas”, era natural de Itaporanga, CE, onde nascera em 16 de agosto de 1908.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tidy Odonto

Futricas Fortalezenses